Portal:Doctor Who

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Doctor Who

A TARDIS, a espaçonave do Doutor, tornou-se tão onipresente quanto o próprio show na cultura britânica.

Doctor Who é uma série de ficção científica britânica produzida pela British Broadcasting Corporation (BBC). O programa descreve as aventuras de um misterioso alienígena viajante do tempo conhecido como "O Doutor", que viaja em sua máquina que percorre o tempo e o espaço, a TARDIS, que se assemelha a uma cabine telefônica britânica dos anos 1950 em seu exterior. Com seus acompanhantes, ele explora o tempo e o espaço, resolvendo problemas, enfrentando monstros e corrigindo erros.

O programa está listado no Guinness World Records como o programa de ficção científica mais antigo em exibição (50 anos) no mundo e é também uma parte significativa da cultura popular britânica. Ela foi reconhecida por suas histórias imaginativas, de baixo orçamento com os efeitos especiais durante a sua transmissão original e uso pioneiro de música eletrônica (originalmente produzida pela BBC Radiophonic Workshop). No Reino Unido e em outros lugares, o espetáculo tornou-se parte da cultura local e influenciou gerações de profissionais da televisão britânica, muitos dos quais cresceram assistindo a série. Ela recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o Prêmio BAFTA de Melhor Série Dramática em 2006.

O programa foi exibido originalmente entre 1963 e 1989. Depois de uma tentativa fracassada de retomar a produção regular com um piloto em forma de telefilme em 1996, o programa foi relançado com sucesso em 2005, sendo produzido pela BBC Wales em Cardiff. Parte do orçamento para a produção dessa nova série foi cedido pela Canadian Broadcasting Corporation (CBC), que foi creditada como co-produtora nas três primeiras temporadas. Doctor Who também gerou vários spin-offs em vários tipos de mídia, incluindo os programas de televisão Torchwood e The Sarah Jane Adventures, e um piloto chamado K-9 and Company.

O Doutor foi interpretado majoritariamente por doze atores. A transição de um ator para outro é descrito no enredo do show como uma regeneração, um processo vital dos Senhores do Tempo, através do qual o personagem do Doutor assume um novo corpo e, em certa medida, nova personalidade, que ocorre quando ele sofre uma lesão que seria fatal para a maioria das outras espécies. Embora cada interpretação é diferente, e as encarnações sequer chegam a conhecer uns aos outros, todos eles são destinados a ser aspectos do mesmo personagem. O Doutor está sendo interpretado por Peter Capaldi, que assumiu o papel depois da aparição final de Matt Smith em um episódio exibido em 25 de dezembro de 2013.

História selecionada

Artigo selecionado

Peter Capaldi como o Décimo segundo Doutor.

O Décimo segundo Doutor é uma encarnação do Doutor, o protagonista da série britânica de ficção científica Doctor Who. Foi interpretado por Peter Capaldi entre a oitava e a décima temporada moderna da série (2014–2017). Dentro narrativa do programa, o Doutor é um alienígena humanoide viajante do tempo de uma raça conhecida como Senhores do Tempo. Quando ele está gravemente ferido, pode regenerar seu corpo, mas ao fazer isso, ganha uma nova aparência física e, com ela, uma nova personalidade.

Capaldi retrata um homem mais frio, estoico e introvertido do que seus dois antecessores, não se importando tanto com os humanos quanto eles. No entanto, com o progresso das temporadas, seu Doutor vai se tornando mais entusiasmado e dócil com seus amigos. Teve quatro acompanhantes, entre elas Clara Oswald, que já tinha viajado com o Décimo primeiro Doutor. (leia mais)

Nas notícias

Coisas a fazer

Nuvola apps korganizer.svg

Purgar cache do servidor