Portal:Doctor Who/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A TARDIS, a espaçonave do Doutor, tornou-se tão onipresente quanto o próprio show na cultura britânica.
A TARDIS, a espaçonave do Doutor, tornou-se tão onipresente quanto o próprio show na cultura britânica.

Doctor Who é uma série de ficção científica britânica produzida pela British Broadcasting Corporation (BBC). O programa descreve as aventuras de um misterioso alienígena viajante do tempo conhecido como "O Doutor", que viaja em sua máquina que percorre o tempo e o espaço, a TARDIS, que se assemelha a uma cabine telefônica britânica dos anos 1950 em seu exterior. Com seus acompanhantes, ele explora o tempo e o espaço, resolvendo problemas, enfrentando monstros e corrigindo erros.

O programa está listado no Guinness World Records como o programa de ficção científica mais antigo em exibição (50 anos) no mundo e é também uma parte significativa da cultura popular britânica. Ela foi reconhecida por suas histórias imaginativas, de baixo orçamento com os efeitos especiais durante a sua transmissão original e uso pioneiro de música eletrônica (originalmente produzida pela BBC Radiophonic Workshop). No Reino Unido e em outros lugares, o espetáculo tornou-se parte da cultura local e influenciou gerações de profissionais da televisão britânica, muitos dos quais cresceram assistindo a série. Ela recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o Prêmio BAFTA de Melhor Série Dramática em 2006.

O programa foi exibido originalmente entre 1963 e 1989. Depois de uma tentativa fracassada de retomar a produção regular com um piloto em forma de telefilme em 1996, o programa foi relançado com sucesso em 2005, sendo produzido pela BBC Wales em Cardiff. Parte do orçamento para a produção dessa nova série foi cedido pela Canadian Broadcasting Corporation (CBC), que foi creditada como co-produtora nas três primeiras temporadas. Doctor Who também gerou vários spin-offs em vários tipos de mídia, incluindo os programas de televisão Torchwood e The Sarah Jane Adventures, e um piloto chamado K-9 and Company.

O Doutor foi interpretado majoritariamente por doze atores. A transição de um ator para outro é descrito no enredo do show como uma regeneração, um processo vital dos Senhores do Tempo, através do qual o personagem do Doutor assume um novo corpo e, em certa medida, nova personalidade, que ocorre quando ele sofre uma lesão que seria fatal para a maioria das outras espécies. Embora cada interpretação é diferente, e as encarnações sequer chegam a conhecer uns aos outros, todos eles são destinados a ser aspectos do mesmo personagem. O Doutor está sendo interpretado por Peter Capaldi, que assumiu o papel depois da aparição final de Matt Smith em um episódio exibido em 25 de dezembro de 2013.