Portal:Negócios e economia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Economia e negócios)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nuvola apps edu languages.png
Bem-vindo ao Portal de Economia e Negócios! Este portal é a porta de entrada da Wikipédia para o mundo das actividades económicas e para as ciências que as estudam, quais sejam, a Economia e a Administração. Convidamo-lo a navegar pelo portal, a associar-se a nós como um participante activo do Wikiprojecto ciências sociais e a deixar mensagens e sugestões na página de discussão deste portal.
Wbar blue.jpg
Bingen Tabakfabrik c1900.jpg

Administração (pt-BR) ou gestão (pt) de empresas supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

( leia o artigo completo...)

Wbar green2.jpg
Adam Smith
Nascimento 5 de junho de 1723
Kirkcaldy, Fife
Morte Edimburgo
17 de Julho de 1790
Nacionalidade escocês
Ocupação economista e filósofo

Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, Fife, 5 de junho de 1723Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.

É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu"auto-interesse".

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

(leia o artigo completo...)


Wbar green3.jpg

A Wikipedia tem 3500+ artigos sobre Economia e Negócios, incluindo 940+ artigos sobre Economia e 380+ artigos sobre Administração.




Negócios

Esta categoria reúne os artigos sobre a actividade económica na sociedade.



Economia

Artigos sobre a Economia enquanto ciência social, tal como é estudada pelo meio académico.


Administração

Artigos sobre a administração ou gestão.

  • Entidades:
  • Literatura e media:

Empresas

Wbar green1.jpg
  • ...em 2001, entre as maiores fortunas do mundo, 53 eram de empresas e apenas 47 de países?
  • ...na busca pela simplicidade, as apresentações em reuniões da Toyota devem caber numa folha de papel formato A3?
  • ... o empregado mais novo da Microsoft tem 18 anos e o mais velho, 74?


Wbar green1.jpg
  • "Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda". — Tom Peters
  • "Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana." — Max Weber
  • "Não é o empregador que paga os salários: é o cliente." — Frederick Taylor
  • "O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas." — Peter Drucker
Wbar green1.jpg

Orçamento Geral do Estado

Cada Estado, por si só, possui uma dada economia que é o pilar do crescimento e desenvolvimento de um país há mudanças. As mudanças necessárias são as de economia para o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural.

Então o que é Orçamento Geral do Estado? Define-se segundo a sua função - é um documento que o Estado elabora para contabilizar as despesas que serão efetuados no ano posterior(a seguir), com um objetivo muito importante para o processo econômico, o campo do Estado vai disponibilizar um dinheiro do fundo nacional, que poderia corresponder 75%, dos valores cambial disponível. Talvez gastaria valor muito alto, exemplo:

  • 12 000 000 000 000 000 € ou até US$.

Dependentemente de Estado, o orçamento geral varia de Estado para Estado, segundo as suas necessidades das despesas que se efetua no ano a seguir, com um fundo soberano, para desenvolver os sectores econômicos como as indústrias, os negócios, o PIB, a agricultura, a pesca,o petróleo, a madeira, e enfim.

Ambos citado o seu custo para o investimento é muito elevado poderia estar aproximadamente nos mil milhões, bilhões ou até mesmo trilhões dos valores do mercado econômico.


A importância do Orçamento Geral do Estado

Adam Smith é o pai da economia moderna, havia predito que se o Estado não valorissa-se o estudo da economia mundial não conseguiriam satisfazer as necessidades coletiva da sociedade. Quem poderia responsabilizar o grande clímax de crise econômico de 1929?

As nações menos industrializados, alguns desses países não desenvolveram e nem cresceram economicamente, mais as despesas de consumo haviam aumentado, e gráficos do indicador crescente caiu em desuso estadual. Isso levou os governos a verificação dos sectores econômicos de agricultura e da produção.

A grande lição é por não executar uma planificação estável e confiável para o desenvolvimento qualitativos e crescimento quantitativos da produção dos bens oferecido pela natureza. No entanto, a importância do planejamento estratégico do orçamento geral de um estado é de execução dos projetos e a planificação, controlos dos bens de consumo e a produção, reduzir as exportações e desenvolver a importação para fora, os sectores econômicos das empresas é uma plataforma da força motriz de um crescimento econômico da direção central do Estado, é das empresas onde irá de se investir por meio das empresas estatais, privadas, mistas e cooperativas. Adam Smith não se beneficiou do seu grande sacrifício de declarar publicamente como um país poderá recuperar a economia e controlar os meios de produção fornecedoras. Hoje, o seu procedimento ganhou crédito para muitas nações e modelo para os Estados e os investidores... Smith, obteve uma visão Filosófica crescida em harmonia dos seus irmãos, embora os seus estudos fosse vantajoso, as nações irão de escapar das crises.

O Estado é o elemento principal para correspondência dos cidadãos sociais no que se refere as necessidades dos bens de consumo global. Embora as necessidades aumentam há mais probabilidades de haver produtos em escala do Estado desenvolver ainda mais. Os orçamentos geralmente são elaborados por agentes competentes econômicos confiável.

As consequências do orçamento

Os Estados sempre encontram obstáculos pelo desenvolvimento e crescimento das organizações Econômicas, que é a as recessões econômico técnicos e materiais. Há um ditado que diz a respeito desse assunto – "a física afirma que pela lei da força dos corpos... A gravidade, tudo que soube cai, e tudo que deisse soube". Portanto se na Natureza acontece, enquanto p'ra nós, a modalidade é mesma não muda nada.

Os predadores influentes negativos nas consequências de baixa economia, muitas vezes tem causado um desânimo. Para mais esforço e dedicação ao trabalho é por possuir um espírito progressiva e estável que irá diferenciar entre o estudo anterior e estado actual em compensação do posterior, através do tempo, para que o desenvolvimento econômico social, por sua vez trabalhar coletivamente com a finalidade de usufruir os bens de modo responsável e coerente.

A falta de controle da economia e dos lucros, provoca uma tempestade no seio da agente econômico. Mau exemplo de um alguns príncipe de Estado vandalizam o que é coletivo convertendo para o particular, esse desperdício são as déficits das grandes Pré-iniciação das consequências orçamentais originando a queda da baixa economia ou seja a crise.

Essas características prematuramente, cria um ambiente não aceite sobre o crescimento, observação abaixo os gráficos e indicares econômicos:


         a) 💹 b)📈 c) 📉 d)📊
       

— o Gráficos para indicação econômico.

A Economia da direção central