Portal:El Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coat of arms of El Salvador.svg Bem vindo ao
Portal de El Salvador
Salvadordelmundo.jpgGuardabarranco.JPGIzzyd.jpg
 ver · editar El Salvador
Flag of El Salvador
Localização de El Salvador.

El Salvador, ou apenas Salvador, é um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala. Sua região oriental fica na costa do Golfo de Fonseca, em frente a Nicarágua. Sua população, de acordo com dados de 2014, era de 6 279 783 habitantes, sendo o país mais densamente povoado do subcontinente. Sua área territorial, de 21.040 km², faz deste o menor país da América Central. Sua capital e maior cidade é San Salvador.

O território de El Salvador compreende o que antes era a província de Sonsonate, o qual juntou-se ao município de San Salvador, formando a maior parte do território atual do país. Ambas as províncias ganharam a independência da Espanha, em 1821, pela Capitania-geral da Guatemala, e em 1824 se fundiram para formar o "Estado de El Salvador", como parte dos Estados Unidos da América Central. Em tempos pré-colombianos, houve um importante núcleo indígena conhecido como o Senhorio de Cuzcatlán, que significa "Lugar de jóias ou colares", na língua nahuatl.




 ver · editar Artigo em destaque
Em vermelho, as áreas afetadas pelo levante camponês de 1932.

Levante camponês de 1932 em El Salvador foi uma série de protestos e revoltas de camponeses e indígenas nativos ocorridas no país, em virtude da desigualdade econômica e social reinante em El Salvador nas primeiras décadas do século XX, que terminou causando um etnocídio na nação.

Após a independência de El Salvador, governos sucessivos foram propiciando a criação de um sistema desigual, o qual deixava longe do progresso os povos nativos dos territórios do Senhorio de Cuzcatlán (Señorío de Cuzcatlán). El Salvador, em uma profunda crise econômica devido a queda dos preços do café e a crise de 1929, enfrentou uma onda de revoltas contra o sistema desigual de posse da terra, que se agravaram com as reformas presidenciais que retiraram dos camponeses suas terras para dar aos grandes latifundiários. Camponeses e índios se revoltaram contra o governo e atacaram instalações militares no oeste do país, coincidindo com uma rebelião organizada pelo Partido Comunista Salvadorenho (PCS), depois de perder as eleições que posteriormente acusaram de terem sido fraudulentas.

O resultado foi uma resposta militar do governo de Maximiliano Hernández Martínez, que ordenou a execução de qualquer um que se levantasse contra o regime. Alguns autores estimam uma cifra próxima de 25.000 mortes. Até hoje, se segue comemorando os feitos como um dos episódios mais emblemáticos e determinantes na história de El Salvador, por suas seqüelas políticas, econômicas e, sobretudo, culturais.

El Salvador Stub.svg Ler mais ...


 ver · editar Você sabia…

... que El Salvador é um dos países mais densamente povoados da América Latina, e também um dos mais industrializados?

... que El Salvador usa o dólar estadunidense como moeda?

... que o departamento de Sonsonate é conhecido pelos seus cocos?

... que El Salvador e Honduras travaram uma guerra em 1969?

 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Imagem selecionada
Narizona.jpg
Ilha de Meanguera e Ilha de Pirigallo.


 ver · editar Biografia selecionada
Dom Romero (pintura mural realizada na Universidade de El Salvador)

Óscar Arnulfo Romero y Galdámez (Ciudad Barrios, El Salvador, 15 de agosto de 1917 - San Salvador, 24 de março de 1980) conhecido como Monseñor Romero, foi um sacerdote católico salvadorenho e o quarto Arcebispo Metropolitano San Salvador (1977-1980). Ele ficou famoso por sua pregação em defesa dos direitos humanos e foi assassinado no exercício do seu ministério pastoral.

Como arcebispo, denunciou em suas homilias dominicais numerosas violações dos direitos humanos e declarou publicamente a sua solidariedade com as vítimas da violência política em seu país. Seu assassinato provocou protestos internacionais exigindo o respeito pelos direitos humanos em El Salvador. Dentro da Igreja Católica é considerado um bispo que defendeu a "opção preferencial pelos pobres".

Em 1994, uma causa de canonização foi aberta por seu sucessor Arturo Rivera y Damas. A partir deste processo, Romero recebeu o título de Servo de Deus. Na América Latina, muitos se referem a ele como San Romero de América.


El Salvador Stub.svg Ler mais ...


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Associados Wikimedia

Recarregar