Portal:El Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of El Salvador.svg Bem vindo ao
Portal de El Salvador
Salvadordelmundo.jpgGuardabarranco.JPGIzzyd.jpg

El Salvador

Flag of El Salvador
Localização de El Salvador.

El Salvador, ou apenas Salvador, é um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala. Sua região oriental fica na costa do Golfo de Fonseca, em frente a Nicarágua. Sua população, de acordo com dados de 2014, era de 6 279 783 habitantes, sendo o país mais densamente povoado do subcontinente. Sua área territorial, de 21.040 km², faz deste o menor país da América Central. Sua capital e maior cidade é San Salvador.

O território de El Salvador compreende o que antes era a província de Sonsonate, o qual juntou-se ao município de San Salvador, formando a maior parte do território atual do país. Ambas as províncias ganharam a independência da Espanha, em 1821, pela Capitania-geral da Guatemala, e em 1824 se fundiram para formar o "Estado de El Salvador", como parte dos Estados Unidos da América Central. Em tempos pré-colombianos, houve um importante núcleo indígena conhecido como o Senhorio de Cuzcatlán, que significa "Lugar de jóias ou colares", na língua nahuatl.




Artigo em destaque

Em vermelho, as áreas afetadas pelo levante camponês de 1932.

Levante camponês de 1932 em El Salvador foi uma série de protestos e revoltas de camponeses e indígenas nativos ocorridas no país, em virtude da desigualdade econômica e social reinante em El Salvador nas primeiras décadas do século XX, que terminou causando um etnocídio na nação.

Após a independência de El Salvador, governos sucessivos foram propiciando a criação de um sistema desigual, o qual deixava longe do progresso os povos nativos dos territórios do Senhorio de Cuzcatlán (Señorío de Cuzcatlán). El Salvador, em uma profunda crise econômica devido a queda dos preços do café e a crise de 1929, enfrentou uma onda de revoltas contra o sistema desigual de posse da terra, que se agravaram com as reformas presidenciais que retiraram dos camponeses suas terras para dar aos grandes latifundiários. Camponeses e índios se revoltaram contra o governo e atacaram instalações militares no oeste do país, coincidindo com uma rebelião organizada pelo Partido Comunista Salvadorenho (PCS), depois de perder as eleições que posteriormente acusaram de terem sido fraudulentas.

O resultado foi uma resposta militar do governo de Maximiliano Hernández Martínez, que ordenou a execução de qualquer um que se levantasse contra o regime. Alguns autores estimam uma cifra próxima de 25.000 mortes. Até hoje, se segue comemorando os feitos como um dos episódios mais emblemáticos e determinantes na história de El Salvador, por suas seqüelas políticas, econômicas e, sobretudo, culturais.


Você sabia…

... que El Salvador é um dos países mais densamente povoados da América Latina, e também um dos mais industrializados?

... que El Salvador usa o dólar estadunidense como moeda?

... que o departamento de Sonsonate é conhecido pelos seus cocos?

... que El Salvador e Honduras travaram uma guerra em 1969?

Categorias

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Dom Romero (pintura mural realizada na Universidade de El Salvador)

Óscar Arnulfo Romero y Galdámez (Ciudad Barrios, El Salvador, 15 de agosto de 1917 - San Salvador, 24 de março de 1980) conhecido como Monseñor Romero, foi um sacerdote católico salvadorenho e o quarto Arcebispo Metropolitano San Salvador (1977-1980). Ele ficou famoso por sua pregação em defesa dos direitos humanos e foi assassinado no exercício do seu ministério pastoral.

Como arcebispo, denunciou em suas homilias dominicais numerosas violações dos direitos humanos e declarou publicamente a sua solidariedade com as vítimas da violência política em seu país. Seu assassinato provocou protestos internacionais exigindo o respeito pelos direitos humanos em El Salvador. Dentro da Igreja Católica é considerado um bispo que defendeu a "opção preferencial pelos pobres".

Em 1994, uma causa de canonização foi aberta por seu sucessor Arturo Rivera y Damas. A partir deste processo, Romero recebeu o título de Servo de Deus. Na América Latina, muitos se referem a ele como San Romero de América.



WikiProjetos

Associados Wikimedia

El Salvador no Wikinotícias     El Salvador no Wikiquote     El Salvador no Wikilivros     El Salvador no Wikisource     El Salvador no Wikcionário     El Salvador na Wikiversidade     El Salvador no Wikivoyage     El Salvador no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/El_SalvadorWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:El_SalvadorCommons-logo.svg

Recarregar