Portal:Eminem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Laurel W.svg Bem-vindo ao portal Eminem, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

Eminem logo.svg

Eminem performing live at dj hero party.jpg

Marshall Bruce Mathers III, conhecido pelo seu nome artístico Eminem, (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e ator norte-americano. De acordo com a Nielsen SoundScan, é um dos artistas que mais discos vendeu na história dos Estados Unidos, com mais de 48 milhões de álbuns e 107 singles distribuídos e certificados pela Recording Industry Association of America (RIAA). Mundialmente, possui mais de 220 milhões de registos comercializados, tornando-se num dos músicos com mais vendas no mundo e citado como um dos mais influentes de qualquer género musical. Adquiriu popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy Award para Best Rap Album. O seu trabalho seguinte, The Marshall Mathers LP, tornou-se no disco solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal facto tornou-o conhecido globalmente e ajudou a divulgação da sua própria editora discográfica, Shady Records, e do seu grupo D12.

The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show também conquistaram um prémio na mesma categoria nos Grammy Awards do que The Slim Shady LP, tornando-se no primeiro artista a vencer por três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Oscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico 8 Mile. Mais tarde, essa mesma canção tornou-se o single que por maior tempo ocupou a primeira posição nas tabelas de hip-hop. Em 2004, boatos sobre o fim de sua carreira foram anunciados após o lançamento do álbum Encore, que foram encerrados com o anúncio de Relapse, oficialmente disponibilizado a 15 de maio de 2009. Em 2010, lançou Recovery, no qual estava presente o single "Love the Way You Lie", cujo desempenho comercial ditou que se torna-se na música com melhor sucessão do artista. Recovery tornou-se o sexto álbum consecutivo do músico a estrear na primeira posição da Billboard 200 dos Estados Unidos, permanecendo na liderança por sete semanas não-consecutivas.

Em 2013, o rapper lançou The Marshall Mathers LP 2, que venceu dois Grammy, e em 2017, o seu nono disco de originais, Revival.

Leia mais...

Artigo destacado

The Way I Am é uma autobiografia de Eminem, lançada a 21 de outubro de 2008. Trata-se de uma coleção de histórias pessoais do músico, incluindo reflexões, fotografias, obras de arte originais e letras de canções suas. O livro detalha ainda a sua luta contra a pobreza, drogas, fama, desgosto familiar e depressão, além de histórias sobre a sua ascensão à fama e comentários sobre as controvérsias do passado.

Leia mais...

Imagem destacada

Atuação destacada

All Access Europe é o terceiro álbum de vídeo do rapper lançado a 18 de julho de 2002, através da Interscope Records. Contém segmentos de apresentações do músico ao vivo durante a sua digressão europeia destinada a promover o seu disco de originais The Marshall Mathers LP. Inclui participações ao vivo de Dido, Marilyn Manson e Xzibit.

Leia mais...

Categorias

Canção destacada

"Love the Way You Lie" é uma canção de Eminem gravada para o seu sétimo álbum de estúdio, Recovery. Conta com a participação da cantora Rihanna e foi composta pelo rapper, Skylar Grey e Alex da Kid. A faixa conseguiu atingir a liderança da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos por sete semanas consecutivas e foi o single mais vendido de 2010 no Reino Unido.

Leia mais...

Álbum destacado

The Slim Shady LP é o segundo álbum de estúdio de Eminem lançado a 23 de fevereiro de 1999, através da editora Aftermath Entertainment. Gravado em Ferndale, chegou a ser certificado com quatro discos de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). O disco ganhou ainda um Grammy Award, e em 2003, foi 273.º na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Leia mais...

Lista destacada

A discografia de Eminem consiste em nove álbuns de estúdio, oito compilações, cinco álbuns de vídeo e um extended play (EP). Lançou quarenta e oito singles (incluindo dezanove como artista convidado), cinquenta e nove vídeos musicais e os seus temas vigoraram em bandas sonoras de filmes e séries de televisão. As suas vendas discográficas são avaliadas em mais de duzentos milhões de registos vendidos mundialmente, sendo considerado o artista de hip-hop com o maior número de vendas de sempre. A sua carreira musical começou em 1996, após o lançamento independente do seu primeiro disco Infinite.

Leia mais...

Sabia que...

  • ... o rapper possui uma tatuagem com as palavras "Ronnie R.I.P." em homenagem ao tio que cometeu suicídio?
  • ... cozinhou e lavou a louça num restaurante em St. Clair Shores, onde recebia o salário mínimo?
  • ... a revista Q escolheu a canção "Stan" como a melhor música rap de todos os tempos?
  • ... os Serviços Secretos estiveram atentos às letras de Eminem por considerarem ameaças ao presidente dos Estados Unidos?

Tarefas

Tópicos

Portais relacionados

Outros projectos na Wikimedia

Eminem no Wikinotícias     Eminem no Wikiquote     Eminem no Wikilivros     Eminem no Wikisource     Eminem no Wikcionário     Eminem na Wikiversidade     Eminem no Wikivoyage     Eminem no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/EminemWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/EminemWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/EminemWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/EminemWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/EminemWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/EminemWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/EminemWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:EminemCommons-logo.svg