Portal:Entomologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Bem-vindo ao
Portal Entomologia
Badister neopulchellus Lindroth - ZooKeys-245-001-g031.jpegVolucella pellucens Richard Bartz.jpgPachycoris Torridus (Scutelleridae).jpgMorpho menelaus huebneri MHNT Male Dos.jpg
Cartella blu.jpg
P biology.svg
ver    

Entomologia (do grego: έντομον, éntomon "inseto", λόγος, logos "palavra, tratado, estudo" e -ία, -ía "ação, qualidade") é um ramo da zoologia que estuda a estrutura, fisiologia, comportamento, evolução e classificação dos insetos e de alguns outros artrópodes. A entomologia tem suas raízes em quase todas as culturas desde os tempos pré-históricos, principalmente desde o aparecimento da agricultura (com os estudos de pragas, apicultura etc). Mas o estudo científico começou apenas no século XVI. No século XVIII, o estudo sobre os insetos tornou um dos principais assuntos nos trabalhos científicos, incluindo os de Linnaeus e Réaumur. No século XIX, os insetos foram objetos de muitos naturalistas e cientistas, tais como Darwin, Fabre, Nabokov entre outros. Atualmente, a entomologia apresenta várias subdivisões, como fisiologia animal, biologia molecular, etologia, paleontologia, taxonomia, sistemática, filogenia, biogeografia etc., além das áreas de estudos específicos como a coleopterologia, dipterologia, heteropterologia, himenopterologia, lepidopterologia, ortopterologia.

Cartella blu.jpg
Insetos
Bug icon - Noun project 198.svg
ver    
Insect collage.png

Os insetos (AO 1945: insectos) são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum. Pertencem à classe Insecta e compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda e, consequentemente, dentre todos os animais.

Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas. Os insectos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidópteros (borboletas e mariposas), 120 mil de Dípteros (moscas), 82 mil de Hemipteros (percevejos e afídeos), 350 mil de coleópteros (besouros) e 110 mil de Hymenópteros (abelhas, vespas e formigas). Os verdadeiros insectos distinguem-se dos outros artrópodes por serem ectognatas, ou seja, com as peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais e principalmente pela presença do Órgão de Johnston. Muitos artrópodes terrestres, como as centopeias, mil-pés, escorpiões, aranhas, como também microartrópodes colêmbolos são muitas vezes considerados erroneamente insectos.

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Meat eater ant feeding on honey02.jpg

As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas estão incluídas em uma única família, Formicidae, com 12.585 espécies descritas até 2 de setembro de 2010, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.

Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico. O estudo das formigas denomina-se mirmecologia. Estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade. As formigas-rainhas podem gerar 300 novos poneis em apenas uma semana. Assim, estima-se que existam 1016 de formigas na Terra.



Cartella blu.jpg
Anatomia
Bug icon - Noun project 198.svg
ver    
Anatomia de um inseto:
A- Cabeça   B- tórax   C- Abdome
1. antena
2. ocelo (inferior)
3. ocelo (xanerior)
4. olho composto
5. cérebro (gânglios cerebrais)
6. protórax
7. artéria dorsal
8. tubos traqueais e espiráculos
9. mesotórax
10. metatórax
11. asa (1ª)
12. asa (2ª)
13. intestino médio (mesêntero)
14. coração
15. ovário
16. intestino posterior (proctodeo)
17. ânus
18. vagina
19. gânglios abdominais
20. túbulos de Malpighi
21. tarsômero
22. garras tarsais
23. tarso
24. tíbia
25. fémur
26. trocanter
27. intestino anterior (estomodeo)
28. gânglios torácicos
29. coxa
30. glândula salivar
31. gânglio sub-esofágico
32. peças bucais.
Cartella blu.jpg
Butterfly icon (Noun Project).svg
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Aedes aegypti.jpg
Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), é um mosquito que pode espalhar a dengue, Chikungunya e vírus da febre amarela, e outras doenças.



Cartella blu.jpg
Categoria
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    


Artigos para revisar/reciclar: Artigos a revisar sobre insetos



Cartella blu.jpg
Portal.svg
ver    

Portais de seres vivos

Portal:Micologia Portal:Botânica Portal:Zoologia Portal:Entomologia Portal:Aracnídeos Portal:Moluscos Portal:Anfíbios e répteis Portal:Aves Portal:Crustáceos Portal:Peixes Portal:Mamíferos Portal:Felinos Portal:Caninos Portal:Primatas
Fungos Plantas Animais Insetos Aracnídeos Moluscos Anfíbios e Répteis Aves Crustáceos Peixes Mamíferos Gatos Cães Primatas