Portal:Entomologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Entomologia

Entomologia (do grego: έντομον, éntomon "inseto", λόγος, logos "palavra, tratado, estudo" e -ία, -ía "ação, qualidade") é um ramo da zoologia que estuda a estrutura, fisiologia, comportamento, evolução e classificação dos insetos e de alguns outros artrópodes. A entomologia tem suas raízes em quase todas as culturas desde os tempos pré-históricos, principalmente desde o aparecimento da agricultura (com os estudos de pragas, apicultura etc). Mas o estudo científico começou apenas no século XVI. No século XVIII, o estudo sobre os insetos tornou um dos principais assuntos nos trabalhos científicos, incluindo os de Linnaeus e Réaumur. No século XIX, os insetos foram objetos de muitos naturalistas e cientistas, tais como Darwin, Fabre, Nabokov entre outros. Atualmente, a entomologia apresenta várias subdivisões, como fisiologia animal, biologia molecular, etologia, paleontologia, taxonomia, sistemática, filogenia, biogeografia etc., além das áreas de estudos específicos como a coleopterologia, dipterologia, heteropterologia, himenopterologia, lepidopterologia, ortopterologia.


Artigo selecionado

Meat eater ant feeding on honey02.jpg

As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas estão incluídas em uma única família, Formicidae, com 12.585 espécies descritas até 2 de setembro de 2010, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.

Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico. O estudo das formigas denomina-se mirmecologia. Estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade. As formigas-rainhas podem gerar 300 novos poneis em apenas uma semana. Assim, estima-se que existam 1016 de formigas na Terra.



Curiosidades


Anatomia

Robal.png
Anatomia de um inseto
A - Cabeça   B - tórax   C - Abdome

1. antena - 2. ocelo (inferior) - 3. ocelo (superior) - 4. olho composto - 5. cérebro (gânglios cerebrais) - 6. protórax - 7. artéria dorsal - 8. tubos traqueais e espiráculos - 9. mesotórax - 10. metatórax - 11. asa (1ª) - 12. asa (2ª) - 13. intestino médio (mesêntero) - 14. coração - 15. ovário - 16. intestino posterior (proctodeo) - 17. ânus - 18. vagina - 19. gânglios abdominais - 20. túbulos de Malpighi - 21. tarsômero - 22. garras tarsais - 23. tarso - 24. tíbia - 25. fémur - 26. trocanter - 27. intestino anterior (estomodeo) - 28. gânglios torácicos - 29. coxa - 30. glândula salivar - 31. gânglio sub-esofágico - 32. peças bucais.


Imagem selecionada

Biografia selecionada

LeConte

John Lawrence LeConte ou LeConte (Nova Iorque, 13 de maio de 1825Filadélfia, 15 de novembro de 1883) foi um entomologista norte-americano. LeConte foi o mais importante entomologista dos Estados Unidos do século XIX, responsável por nomear e descrever metade dos insetos conhecidos nos Estados Unidos, incluindo 5 mil espécies de coleópteros. Foi reconhecido como a maior autoridade em coleópteros norte-americanos e descrito como o "pai do estudo americano da coleopterologia".

Wikiprojeto

Os temas referentes à Entomologia estão no âmbito do Wikiprojeto Árvore da Vida, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo entomológico.

Subprojetos:


Categoria