Portal:Entomologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Entomologia

Entomologia (do grego: έντομον, éntomon "inseto", λόγος, logos "palavra, tratado, estudo" e -ία, -ía "ação, qualidade") é um ramo da zoologia que estuda a estrutura, fisiologia, comportamento, evolução e classificação dos insetos e de alguns outros artrópodes. A entomologia tem suas raízes em quase todas as culturas desde os tempos pré-históricos, principalmente desde o aparecimento da agricultura (com os estudos de pragas, apicultura etc). Mas o estudo científico começou apenas no século XVI. No século XVIII, o estudo sobre os insetos tornou um dos principais assuntos nos trabalhos científicos, incluindo os de Linnaeus e Réaumur. No século XIX, os insetos foram objetos de muitos naturalistas e cientistas, tais como Darwin, Fabre, Nabokov entre outros. Atualmente, a entomologia apresenta várias subdivisões, como fisiologia animal, biologia molecular, etologia, paleontologia, taxonomia, sistemática, filogenia, biogeografia etc., além das áreas de estudos específicos como a coleopterologia, dipterologia, heteropterologia, himenopterologia, lepidopterologia, ortopterologia.


Artigo selecionado

Aphid-giving-birth.jpg

Os afídios, afídeos, pulgões ou piolhos-das-plantas são insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea (algumas fontes registam Apidoidea.) na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera. Cerca de 250 espécies constituem sérias pragas para a agricultura, floresta e jardinagem ao sugarem a seiva das plantas e servindo como vetor de transmissão de vírus. A joaninha é um dos seus principais predadores. Existem por todo o mundo, embora a maioria prefira as regiões temperadas.

São mais frequentes em regiões temperadas, onde também existem maior diversidade de espécies, ao contrário do que acontece com outros grupos taxonómicos de seres, que costumam apresentar maior biodiversidade em zonas tropicais. Podem migrar por grandes distâncias, principalmente através de dispersão passiva, levados pelo vento. Por exemplo, acredita-se que o piolho-da-alface (Nasonovia ribisnigri) ter-se-á dispersado a partir da Nova Zelândia para a Tasmânia desta forma. A sua dispersão a nível global deve-se também ao transporte, por parte de humanos, de materiais vegetais infectados.



Curiosidades


Anatomia

Robal.png
Anatomia de um inseto
A - Cabeça   B - tórax   C - Abdome

1. antena - 2. ocelo (inferior) - 3. ocelo (superior) - 4. olho composto - 5. cérebro (gânglios cerebrais) - 6. protórax - 7. artéria dorsal - 8. tubos traqueais e espiráculos - 9. mesotórax - 10. metatórax - 11. asa (1ª) - 12. asa (2ª) - 13. intestino médio (mesêntero) - 14. coração - 15. ovário - 16. intestino posterior (proctodeo) - 17. ânus - 18. vagina - 19. gânglios abdominais - 20. túbulos de Malpighi - 21. tarsômero - 22. garras tarsais - 23. tarso - 24. tíbia - 25. fémur - 26. trocanter - 27. intestino anterior (estomodeo) - 28. gânglios torácicos - 29. coxa - 30. glândula salivar - 31. gânglio sub-esofágico - 32. peças bucais.


Imagem selecionada

Biografia selecionada

Linnaeus

Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, e em sueco após nobilitação Carl von Linné (Råshult, Kronoberg, 23 de maio de 1707Uppsala, 10 de janeiro de 1778) foi um biólogo, botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, passando o valor de 0° para o ponto de fusão da água e 100° para o ponto de ebulição.

Wikiprojeto

Os temas referentes à Entomologia estão no âmbito do Wikiprojeto Árvore da Vida, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo entomológico.

Subprojetos:


Categoria