Portal:Erechim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Flag of Erechim RS.png Portal de Erechim
Vista Erechim.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de
ERECHIM


Categoria | Imagens
Portal de
Erechim,
"A capital da amizade".
sexta-feira, 25 de junho de 2021
 ver · editar Erechim
Pórtico de bem-vindo ao município.

Erechim é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Considerada um centro sub-regional no país, é a cidade polo da região do Alto Uruguai gaúcho e a segunda cidade mais populosa do norte do estado, com estimativa de 105.862 habitantes (IBGE/2019). É considerada pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) como a segunda cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Sul entre os municípios com mais de cem mil habitantes, liderando no segmento de educação. Segundo o Atlas da Violência, é o segundo município mais seguro do Estado. O município estava, em 2015, na 15ª posição do PIB no estado do Rio Grande do Sul.

A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras modernas planejadas. O planejamento viário da cidade havia sido inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington (1791), Paris (1850), Buenos Aires (1580) e Belo Horizonte (1897), porém foi recentemente alterado para facilitar o fluxo viário, caracterizando-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro. O município localiza-se ao norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre Erechim...
Commons-logo.svg
Categoria | Imagens


 ver · editar Artigos em destaque
Estadio Colosso da Lagoa.jpg

O Estádio Olímpico Colosso da Lagoa é um estádio de futebol localizado em Erechim, Rio Grande do Sul. O estádio pertence ao time de futebol erechinense Ypiranga e foi inaugurado na gestão do presidente Oscar Abal.

Desde o início das suas atividades no departamento de futebol, no ano de 1924, o Ypiranga disputava suas partidas em um estádio conhecido como "Estádio da Montanha", localizado na Rua Bento Gonçalves, bairro Ipiranga, em um campo que deteriorou-se com o passar dos tempos e foi abandonado. Naquele período, a sede do clube ficava na Rua Alemanha, no centro da cidade.

Após receber o apoio do então presidente do clube em 1964, Oscar Abal, deu-se início à ideia da construção de um estádio próprio, em um terreno que possuía ao redor uma lagoa e uma pedreira. No ano de 1967, ocorreu o início das obras da construção de um estádio próprio do Ypiranga, localizado na Avenida Sete de Setembro, considerada uma das vias mais tradicionais da cidade. A construção só tornou-se viável devido à venda de títulos patrimoniais, com o sorteio de automóveis e eletrodomésticos, em um momento em que o clube chegou a ter 50 mil associados patrimoniais, inclusive no exterior. Com a decisão tomada, tornou-se necessária ainda a venda e a subsequente demolição do Estádio da Montanha para arcar com os gastos financeiros da construção do estádio próprio.

O estádio foi denominado como Estádio Olímpico Colosso da Lagoa e sua inauguração oficial deu-se em 2 de setembro de 1970, com a realização de um torneio amistoso envolvendo as equipes do Grêmio, Santos, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Independiente, Esportivo, Atlântico e Ta-Guá, além da própria equipe do Ypiranga. A primeira partida oficial foi entre as representações do Grêmio e do Santos, vencida pela equipe paulista pelo placar de 2-0. O gol inaugural do estádio foi marcado pelo jogador Pelé, tendo sido este o gol de número 1 040 na carreira do atacante e recebendo uma placa de bronze da Rádio Tupi em homenagem pelo feito. A primeira partida do Ypiranga ocorreu uma semana após, em um triunfo pelo mesmo torneio amisto por 3-2 sobre a equipe do Esportivo.

A partida com o maior número de espectadores na história do estádio ocorreu durante o Campeonato Gaúcho de Futebol de 1974, onde o Ypiranga foi derrotado pelo placar de 2-0 frente ao Internacional. Decorrido no dia 18 de agosto, o jogo marcava a comemoração de 50 anos do aniversário do Canarinho e recebeu cerca de 25 000 pessoas. O primeiro confronto entre as equipes de Grêmio e Internacional no estádio ocorreu em um amistoso no ano de 1992, terminando em um empate por 0-0. Devido à capacidade do estádio, bem como a qualidade nos sistemas de iluminação, comunicação e vestiários, a Federação Gaúcha de Futebol optou por realizar mais três edições do clássico Gre-Nal no estádio. A primeira, que ocorreu em 2009, foi vencida pelo Internacional pelo placar de 1-0. As outras duas partidas foram realizadas nas edições de 2010 e 2013 do Campeoanto Gaúcho, ambas vencidas pelo Internacional pelo placar de 2-1.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver · editar História

De acordo com estudos realizados pela Eletrosul, o território que constitui, hoje, a região do Alto Uruguai já era habitada pelo homem há pelo menos 10 000 anos atrás. Nos últimos três séculos, a região foi habitada principalmente pelos indígenas da etnia caingangue. No entanto, muitos grupos guaranis também ocuparam as regiões de menor altitude.

É provável que os primeiros povoadores não indígenas da região do atual município de Erechim tenham sido paulistas descendentes de bandeirantes que, instalando-se dispersivamente no território, obtiveram a concessão de tratos de terra requeridos ao governo do estado. Não foi de forma pacífica, inicialmente, a posse das terras por esses primeiros povoadores, que tiveram de sustentar, durante muito tempo, luta tenaz contra os caingangues, conhecidos pelos portugueses como "coroados".

Firmaram-se, porém, na terra, os poucos posseiros que povoaram o território encoberto pela floresta e sulcado pela abundante rede da bacia hidrográfica ocidental dos rios Pelotas-Uruguai. Por volta de 1887, Augusto de Oliveira Penteado, conhecido por Augusto César, tendo, como companheiros, João Placidino Machado e Antônio Ferreira de Albuquerque, empreenderam uma ousada exploração fluvial, da qual elaboraram circunstanciado relatório que foi enviado à Câmara Municipal de Passo Fundo, em fins de 1888, contendo as denominações dadas por eles a vários acidentes geográficos.

Em 1908 foi fundada a Colônia Erechim, planejada pelo diretor de Terras e Colonização Carlos Torres Gonçalves, atendendo aos princípios positivistas para tornar-se modelo de colonização. O empreendimento teve rápido progresso econômico, facilitado não só pela presença de uma ferrovia, mas também pelas estradas planejadas durante a concepção da colônia e que foram construídas de acordo com os traçados previstos. A colônia foi instalada em 1910, com a chegada dos primeiros 36 colonos: 4 família com 28 pessoas e 4 solteiros.

Crystal 128 forward.png
Veja mais sobre a história de Erechim


 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia que...
  • ... Erechim é chamada de "Campo Pequeno" e Erebango de "Campo Grande" sendo que esta última possui menos de 3 mil habitantes?
  • ... Erechim é a segunda cidade mais populosa do norte do estado?
  • ... o Castelinho é o prédio mais antigo da cidade?
  • ... em 2004 um ônibus a serviço da Prefeitura caiu em uma barragem e matou 17 crianças e adolescentes?
  • ... o IDH de Erechim é 0,776, considerado alto?
  • ... segundo o Censo, a cidade não possui nenhuma favela?
  • ... Erechim foi uma das primeiras cidades brasileiras moderna planejada e que fora inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington e Paris?


 ver · editar Imagens em destaque
Avenida Maurício Cardoso, Erechim RS (década de 1920).jpg
Avenida Maurício de Cardoso, década de 1920


Prédio do Relógio.jpg
Prédio do Relógio, década de 2010



 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Conteúdo destacado
 ver · editar Erechim no...
 ver · editar Portais relacionados