Portal:Erechim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Flag of Erechim RS.png Portal de Erechim
Vista Erechim.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de
ERECHIM


Categoria | Imagens
Portal de
Erechim,
"A capital da amizade".
sábado, 13 de agosto de 2022
 ver · editar Erechim
Pórtico de bem-vindo ao município.

Erechim é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Considerada um centro sub-regional no país, é a cidade polo da região do Alto Uruguai gaúcho e a segunda cidade mais populosa do norte do estado, com estimativa de 105.862 habitantes (IBGE/2019). É considerada pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) como a segunda cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Sul entre os municípios com mais de cem mil habitantes, liderando no segmento de educação. Segundo o Atlas da Violência, é o segundo município mais seguro do Estado. O município estava, em 2015, na 15ª posição do PIB no estado do Rio Grande do Sul.

A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras modernas planejadas. O planejamento viário da cidade havia sido inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington (1791), Paris (1850), Buenos Aires (1580) e Belo Horizonte (1897), porém foi recentemente alterado para facilitar o fluxo viário, caracterizando-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro. O município localiza-se ao norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre Erechim...
Commons-logo.svg
Categoria | Imagens


 ver · editar Artigos em destaque
Final Libertadores Futsal 2014.jpg

O Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, também conhecido como Atlântico/Erechim, é um clube poliesportivo brasileiro, com sede na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul. Sua fundação é datada de 20 de setembro de 1915, sendo composto por imigrantes italianos recém-chegados ao município. Inicialmente, a associação atuava como uma espécie de previdência privada, providenciando assistência aos sócios, até que em 1937 foram concluídas as construções das canchas de bocha e bolão, além da inauguração do departamento de futebol.

Implantado oficialmente em agosto de 1937, o departamento de futebol do Atlântico destacou-se pela conquista de vinte e uma edições do Campeonato Citadino de Erechim, sendo o recordista da competição. No âmbito regional, por nove vezes sagrou-se vencedor da zonal norte da Região Serrana, sendo convidado a participar da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol, na qual foi vice-campeão por quatro oportunidades. Ainda, disputou por duas temporadas a divisão principal, encerrando o seu melhor desempenho na quinta posição, antes do encerramento das atividades em 1977.

O departamento de futsal do CER Atlântico é o único que se mantém profissional na atualidade. Fundado em 1999, conquistou o primeiro título quatro anos após, sagrando-se campeão da Copa Max Internacional de Futsal de 2003. Após vencer diversos campeonatos regionais, chegou a final da Liga Futsal de 2005, na qual foi derrotado pelo Jaraguá. O Atlântico obteve o primeiro troféu da Série Ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal em 2011, após derrotar a ACBF, clube com o qual mantém a maior rivalidade do desporto no estado, conhecida por "Clássico do Futsal Gaúcho". Os quatro principais torneios em que a equipe erechinense tornou-se campeã foram disputados no seu ginásio, o Caldeirão do Galo, sendo as Taças Brasil de 2013 e 2019, o Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal de 2014 e a Copa Intercontinental de Futsal de 2015, elevando o nome de sua marca como uma das principais representantes do futsal nacional. A última conquista da equipe foi a Liga Gaúcha, ocorrido no ano de 2019.

Entre outros esportes praticados nas dependências do clube, estão a natação, o voleibol, o basquetebol e o tênis. Ambas as modalidades evidenciam o trabalho na iniciação esportiva, abordando as fases primárias do contato com o desporto. A única exceção é a equipe adulta de natação que é mantida pelo clube, na qual participou o velocista Eduardo Deboni, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e atleta reserva da Seleção Brasileira de Natação nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver · editar História

De acordo com estudos realizados pela Eletrosul, o território que constitui, hoje, a região do Alto Uruguai já era habitada pelo homem há pelo menos 10 000 anos atrás. Nos últimos três séculos, a região foi habitada principalmente pelos indígenas da etnia caingangue. No entanto, muitos grupos guaranis também ocuparam as regiões de menor altitude.

É provável que os primeiros povoadores não indígenas da região do atual município de Erechim tenham sido paulistas descendentes de bandeirantes que, instalando-se dispersivamente no território, obtiveram a concessão de tratos de terra requeridos ao governo do estado. Não foi de forma pacífica, inicialmente, a posse das terras por esses primeiros povoadores, que tiveram de sustentar, durante muito tempo, luta tenaz contra os caingangues, conhecidos pelos portugueses como "coroados".

Firmaram-se, porém, na terra, os poucos posseiros que povoaram o território encoberto pela floresta e sulcado pela abundante rede da bacia hidrográfica ocidental dos rios Pelotas-Uruguai. Por volta de 1887, Augusto de Oliveira Penteado, conhecido por Augusto César, tendo, como companheiros, João Placidino Machado e Antônio Ferreira de Albuquerque, empreenderam uma ousada exploração fluvial, da qual elaboraram circunstanciado relatório que foi enviado à Câmara Municipal de Passo Fundo, em fins de 1888, contendo as denominações dadas por eles a vários acidentes geográficos.

Em 1908 foi fundada a Colônia Erechim, planejada pelo diretor de Terras e Colonização Carlos Torres Gonçalves, atendendo aos princípios positivistas para tornar-se modelo de colonização. O empreendimento teve rápido progresso econômico, facilitado não só pela presença de uma ferrovia, mas também pelas estradas planejadas durante a concepção da colônia e que foram construídas de acordo com os traçados previstos. A colônia foi instalada em 1910, com a chegada dos primeiros 36 colonos: 4 família com 28 pessoas e 4 solteiros.

Crystal 128 forward.png
Veja mais sobre a história de Erechim


 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia que...
  • ... Erechim é chamada de "Campo Pequeno" e Erebango de "Campo Grande" sendo que esta última possui menos de 3 mil habitantes?
  • ... Erechim é a segunda cidade mais populosa do norte do estado?
  • ... o Castelinho é o prédio mais antigo da cidade?
  • ... em 2004 um ônibus a serviço da Prefeitura caiu em uma barragem e matou 17 crianças e adolescentes?
  • ... o IDH de Erechim é 0,776, considerado alto?
  • ... segundo o Censo, a cidade não possui nenhuma favela?
  • ... Erechim foi uma das primeiras cidades brasileiras moderna planejada e que fora inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington e Paris?


 ver · editar Imagens em destaque
Erechim-centro.jpg
Centro de Erechim


Praça da Bandeira.jpg
Praça da Bandeira



 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Conteúdo destacado
 ver · editar Erechim no...
 ver · editar Portais relacionados