Portal:Escócia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Portal da Flag of Scotland.svg Escócia


 ver·editar  Escócia
Monumento em homenagem ao herói escocês William Wallace.

A Escócia (em inglês e em scots Scotland; em gaélico escocês Alba) é uma das nações que integram o Reino Unido. Ocupa o terço setentrional da ilha da Grã-Bretanha, limita com a Inglaterra ao sul e é banhada pelo Mar do Norte a leste, pelo Oceano Atlântico a norte e oeste e pelo Canal do Norte e pelo Mar da Irlanda a sudoeste. Ademais de parte da Grã-Bretanha, o território escocês inclui mais de 790 ilhas. O mar territorial adjacente no Atlântico Norte e no Mar do Norte contém as maiores reservas de petróleo da União Europeia. A capital Edimburgo é um dos maiores centros financeiros europeus.

Localização da Escócia

O Reino da Escócia foi um Estado independente até 1 de maio de 1707, quando os Actos de União formalizaram uma união política com o Reino da Inglaterra, de modo a criar o Reino Unido da Grã-Bretanha. A Escócia continua a ter Estado e jurisdição separados para fins de direito internacional. O direito e o sistema de ensino escoceses, bem como a Igreja da Escócia, têm permitido a continuação da cultura e da identidade nacional escocesas desde a união.


Saber mais...



 ver·editar Artigo destacado
A torre do Castelo de Urquhart, com o Lago Ness ao fundo.

O Lago Ness (Loch Ness) é um lago de água doce localizado em Highland na Escócia, de forma estreita e alongada com cerca de 37 quilómetros de comprimento. O lago ocupa uma área de cerca de 56,4 km² e tem uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem. Pensa-se que o lago Ness tenha sido modelado pelos glaciares da última era glacial.

O lago Ness é mundialmente conhecido pelas alegadas aparições do Monstro de Loch Ness, conhecido pelos habitantes locais por Nessie. As evidências científicas para a existência deste monstro, descrito como uma espécie de dragão marinho, são quase nulas, o que não impede que seja uma atracção turística.


 ver·editar Imagem destacada
 ver·editar Biografias
Susan Boyle Nov 2009.jpg

Susan Margaret Boyle (Blackburn, 1 de abril de 1961) é uma cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa britânico Britain's Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. A audição de Susan para o programa, cantando a canção "I dreamed a dream" do musical Os Miseráveis, em Abril de 2009, foi um sucesso na internet, e divulgou sua imagem rapidamente. Susan acabou o programa em segundo lugar.

Antes de cantar na audição em Glásgua, tanto os jurados quanto o público demonstraram desconfiança por sua aparência desleixada e comportamento inseguro. Em resposta, após a surpreendente apresentação ela foi ovacionada pelo auditório e pelos juízes, que aplaudiram de pé. O contraste da sua performance com a primeira impressão dada, gerou repercussão global. Surgem artigos em jornais de todo o mundo e vídeos hospedados na internet com a sua apresentação bateram recordes.

Um dos anfitriões do programa, Simon Cowell, assinou um contrato com a cantora amadora através do selo Sony Music. Existem, também, planos para fazer um filme sobre a sua história, com Demi Moore no papel de Susan.


Saber mais sobre Susan Boyle...

 ver·editar Categorias
 ver·editar Wikiprojectos
 ver·editar Galeria