Foi colonizado por Vasco Fernandes Coutinho, que desembarcou na capitania no dia 23 de maio de 1535 na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o décimo quarto estado mais populoso do Brasil, com aproximadamente 4.064.052 hab., possuindo forte presença de alemães, italianos, poloneses e africanos.
São Mateus é o segundo município mais antigo e nono mais polpuloso do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, sendo rebatizado no ano de 1566 por Padre José de Anchieta para o nome de São Mateus. Sua população atual gira em torno dos 101 mil habitantes.
É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses.
Começou a trabalhar como jornalista aos quinze anos, como estagiário do jornal “Última Hora”. Aos vinte anos, como estudante de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (à época Universidade do Brasil), Franklin foi eleito presidente do DCE da Universidade e, logo depois, vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes, do Rio de Janeiro.
...eram chamados pelos Portugueses de capixabas, os índios que aqui viviam, e posteriormente, o termo passou a designar todo aquele que nasce no Espírito Santo?
Vista Sul do Parque Nacional do Caparaó. Fotografia tirada da trilha de acesso ao Pico da Bandeira. À direita e próximo, vê-se o Pico do Calçado, ao fundo aparece a Pedra Menina.
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Estado do Espírito Santo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.