O
Espírito Santo é uma das 27
unidades federativas do
Brasil. Está localizado na
Região Sudeste e tem como limites o
Oceano Atlântico a leste, a
Bahia a norte,
Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do
Rio de Janeiro a sul, ocupando uma área de 46.077,519 km². Sua capital é o município de
Vitória. Outras importantes cidades são
Aracruz,
Anchieta,
Cariacica,
Cachoeiro de Itapemirim,
Colatina,
Guarapari,
Linhares,
São Mateus,
Serra,
Viana e
Vila Velha. O
gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense.
Atualmente, a capital Vitória é um importante porto de exportação de minério de ferro. Na agricultura, destaque para o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na pecuária, gado de corte e leiteiro. Na indústria, produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis e siderurgia.
Foi colonizado por Vasco Fernandes Coutinho, que desembarcou na capitania no dia 23 de maio de 1535 na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o décimo quarto estado mais populoso do Brasil, com aproximadamente 3.351.669 hab., possuindo forte presença de alemães, italianos, poloneses e africanos.
A casaca é um instrumento musical de percussão da classe dos idiofones, feito de madeira.
Trata-se de um reco-reco de cabeça e pescoço, simulando o corpo de uma pessoa, com cabeça grotesca. Um dos lados da parte correspondente ao corpo possui talhos transversais (que lembram as costelas de uma pessoa) sobre os quais se corre uma vareta, extraindo-se desse atrito um som único e intermitente que dá individualidade ao instrumento.
Ler artigo»