Portal:Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo do Portal dos Estados Unidos
 ver · editar O Portal dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of AmericaUSA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

 ver · editar Artigo destacado


Dreaming of You é o quinto e último álbum de estúdio da artista musical americana Selena. O seu lançamento ocorreu em 18 de julho de 1995, através das gravadoras EMI Latin e EMI. Após o lançamento de seu quarto álbum de estúdio Amor Prohibido (1994) e o sucesso que se seguiu, Selena sentiu que era o momento adequado para gravar canções pop em língua inglesa, uma vez que acreditava ter potencial para entrar nesse mercado. Em 1994, ela assinou com a gravadora SBK Records, e iniciou a produção do projeto, a qual chegou a concluir a gravação de quatro faixas programadas para sua inclusão. No entanto, em 31 de março de 1995, ela foi morta a tiros por Yolanda Saldívar, ex-gerente de suas butiques Selena Etc., por causa de uma disputa sobre ações de peculato.

O álbum recebeu revisões mistas da mídia especializada, em que alguns analistas prezaram as composições em inglês, considerando-as de grande apelo ao público que se destinava, outros argumentaram que elas soavam genéricas e não expressavam a natureza artística da intérprete como suas obras em espanhol. Dreaming of You contém alguns materiais anteriormente lançados, bem como algumas faixas inéditas em inglês e espanhol que foram gravadas entre 1992 e 1995. Musicalmente, une às "raízes" mexicanas de Selena com a música pop e R&B, populares em mercados que ela almejava conquistar. Comercialmente, foi de imediato um sucesso; Nos Estados Unidos comercializou 317 mil unidades em sua semana de lançamento, obtendo o maior número de vendas de uma artista feminina em sete dias, desde que Nielsen Soundscan começou a operar em 1991. Consequentemente, culminou na Billboard 200, tornando-se o primeiro álbum predominantemente em espanhol a conseguir esse feito. Recebeu cinquenta e nove vezes certificados de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando vendas de 3 milhões de unidades em território estadunidense, convertendo-se no álbum latino mais adquirido de todos os tempos no país. Em âmbito global, comercializou cerca de 5 milhões de cópias, e recebeu condecorações por suas vendas no Canadá e México.

Seis faixas do álbum foram lançadas como singles; Os primeiros quatro, "I Could Fall in Love", "Tu, Solo Tu", "Techno Cumbia" e "Dreaming of You", alcançaram os cinco primeiros postos da Hot Latin Songs e Latin Pop Airplay, enquanto a faixa-título se tornou a primeira música de Selena a adentrar na Billboard Hot 100, chegando ao número 22. Dreaming of You é fortemente creditado por catapultar a música tejana para o mainstream, fazendo com que a população em geral dos Estados Unidos tomasse maior conhecimento sobre o tejano e música latina. Desde então, foi classificado entre as melhores e mais importantes gravações produzidas durante a era do rock and roll. Os meios de comunicação desde então o classificaram entre os melhores lançamentos póstumos. Foi condecorado com os troféus de Álbum do Ano e Álbum Pop Feminino do Ano nos Tejano Music Awards e nos Billboard Latin Music Awards, respectivamente.

 ver · editar Você sabia que?


 ver · editar Biografia social selecionada


Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1969) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz americana. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso exclusivo do registro de apito, ela é referida como "Pássaro Supremo" e "Rainha do Natal". Ao longo de sua carreira, Carey tem sido considerada uma das maiores e mais influentes vocalistas da história da música gravada. Ela é creditada por ter influenciado a construção vocal de diversos artistas de diversos gêneros musicais e como uma das primeiras artistas a popularizar o hip hop e a pratica dos remixes na música popular.

Sob a orientação de seu ex-marido, o executivo Tommy Mottola, Carey alcançou fama no início da década de 1990, após assinar com a Sony Music e liberar seu álbum de estreia homônimo, que liderou a Billboard 200 por onze semanas consecutivas. O trabalho fez dela o único artista na história a ter suas cinco primeiras músicas de trabalho a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100, de "Vision of Love" a "Emotions". A popularidade da artista seguiu crescente com seus discos subsequentes Emotions (1991), Music Box (1993) e Merry Christmas (1994), sendo que esse último sagrou-se como o disco natalino mais comprado de todos os tempos. Além de produzirem vários outros sucessos número um, incluindo "Dreamlover", "Hero", "Without You" e "All I Want for Christmas Is You". Com Daydream (1995), Carey fez história quando o segundo single, "One Sweet Day", um dueto com Boyz II Men, marcou dezesseis semanas consecutivas no primeiro posto da Billboard Hot 100, um recorde mantido por 23 anos. Depois separar-se de Mottola, ela adotou uma nova imagem e incorporou mais elementos do hip hop em suas obras, o que ficou evidente com o lançamento de Butterfly (1997) e Rainbow (1999).

Após onze anos consecutivos obtendo singles número um nos EUA, ela deixou a Sony em 2000 e assinou um contrato de gravação por um valor de 100 milhões de dólares com a Virgin Records. No entanto, após ter um colapso físico e emocional altamente divulgado, bem como o fracasso crítico e comercial de seu filme Glitter (2001) e sua trilha sonora correspondente, a Virgin rescindiu seu contrato por 50 milhões e ela assinou com a Island no ano seguinte. Após um período relativamente mal sucedido, seus álbuns seguintes The Emancipation of Mimi (2005) e E=MC² (2008) a trouxe de volta ao topo das paradas e emplacaram as canções "We Belong Together" e "Touch My Body" na liderança da Billboard Hot 100. Entretanto, desde Memoirs of an Imperfect Angel (2009), ela voltou a experimentar sucesso relativo com seus lançamentos.

Seu trabalho rendeu-lhe três entradas no Livro dos Recordes, cinco Grammys, 21 Prêmios American Music, 21 Prêmios World Music, e vários outros, além dos títulos de "Ícone da Indústria" e "Artista dos Anos 1990" e 19 singles em primeiro lugar nos Estados Unidos — mais do que qualquer outra artista feminina da era da Billboard Hot 100. Carey tornou-se a primeira artista a estrear três músicas na posição máxima dessa tabela, a maior quantidade entre qualquer outro músico. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a mulher que mais recebeu certificados nos Estados Unidos, com base em suas 68,5 milhões de unidades contabilizadas. A nível mundial ela distribuiu 200 milhões de gravações, o que a torna uma recordista em vendas. O canal VH1 posicionou-a em segundo lugar na lista das 100 maiores mulheres da música, enquanto revista musical Rolling Stone a reconheceu como um dos 100 maiores vocalistas de todos os tempos. Em 2019, a revista Billboard a nomeou o quinto músico de todos os tempos com melhor desempenho em suas tabelas.

 ver · editar Citação selecionada


George Washington
I hold the maxim no less applicable to public than to private affairs, that honesty is always the best policy.
Eu guardo a máxima, não menos aplicável a assuntos públicos do que aos privados, de que a honestidade é sempre a melhor política.
George Washington, The Farewell Address, 17 de setembro de 1796
 ver · editar Aniversários para dezembro 8
 ver · editar Imagem selecionada


Teste da arma nuclear Mike (rendimento 10,4 Mt) no recife de corais de Enewetak.
Credito: nuclearweaponarchive.org

Teste nuclear: Operação Ivy: Os Estados Unidos detonaram com sucesso a primeira bomba de hidrogênio, codinome "Mike", no recife de corais de Enewetak nas Ilhas Marshall no centro do Oceano Pacífico, com um rendimento de produção de armas nucleares de 10,4 megatons.

 ver · editar Local selecionado


Minnesota ou Minesota é um dos 50 Estados dos Estados Unidos, localizado na região norte do país. É o maior estado da região centro-oeste dos Estados Unidos em extensão territorial. É o maior centro financeiro, imobiliário e industrial da região. As cidades de Saint Paul - a capital do Minnesota - e Minneapolis - a mais populosa cidade do estado - são os núcleos de uma região metropolitana que abriga mais de 60% da população de Minnesota, e é o maior pólo financeiro, industrial, comercial e de transportes da região centro-oeste.

Minnesota é também um grande produtor de produtos agropecuários. O solo da região sul de Minnesota é um dos mais férteis do mundo, e é uma das líderes nacionais na produção de trigo e soja. O estado também possui um dos maiores rebanhos de gado bovino do país, e é um dos líderes nacionais na produção de leite dos Estados Unidos. Muito deste leite é utilizado para a fabricação de queijo e manteiga, dos quais Minnesota é o maior produtor nacional.

Minnesota fez inicialmente parte da colônia francesa de Nova França, embora os franceses pouco se esforçaram em povoar a região. Em 1763, a região do atual Minnesota passou sob os termos do Tratado de Paris para controle britânico. Após a independência dos Estados Unidos, em 1783, a região sul de Minnesota passou a controle norte-americano, enquanto a região norte passou a controle espanhol. Esta última região passaria novamente a controle francês em 1800, e anexada pelos Estados Unidos em 1803, na Compra da Luisiana. Em 3 de março de 1849, o Território de Minnesota foi fundado. Em 11 de maio de 1858, Minnesota tornou-se o 32° estado norte-americano.

O estado é conhecido relativamente por suas contrastantes orientações sociais e políticas, e tem uma alta taxa de participação cívica e participação dos eleitores. Minnesota está entre os mais saudáveis ​​estados, e tem uma população altamente alfabetizada. A grande maioria dos moradores são descendentes de escandinavos e alemães. É conhecido ainda como um centro da cultura americana escandinava. A diversidade étnica tem aumentado nas últimas décadas. Influxos substanciais dos imigrantes africanos, asiáticos e dos latino-americanos uniram-se aos dos descendentes de imigrantes europeus e os habitantes nativos americanos.

A palavra Minnesota vem de duas palavras sioux, mine, que significa "água", e sota, que significa "cor do céu". A expressão mine-sota ("águas cor de céu") era usada pelos sioux para descrever o rio Minnesota. O cognome mais conhecido do Minnesota é The Gopher State. Gopher é o nome em inglês de um roedor da família Geomyidae, comuns na região, que podem causar grandes prejuízos para colheitas em geral. O cognome popularizou-se em 1857, em uma caricatura que mostrava tais roedores representando magnatas ferroviários desonestos e inescrupulosos. Outro cognome conhecido do Minnesota é Bread-and-Butter State (estado do pão e manteiga), em razão de o estado ser um dos maiores produtores de trigo e o maior produtor de manteiga do país. Um dos mais famosos cognomes, no entanto, é A terra dos dez mil lagos.

 ver · editar Biografia cultural selecionada


Girlicious 2009.jpg

Girlicious foi um girl group estadunidense, originalmente criado por Robin Antin, criadora das Pussycat Dolls, no talent show Pussycat Dolls Present: Girlicious da The CW. O grupo foi originalmente assinado para a Geffen Records e composto pelos membros Nichole Cordova, Tiffanie Anderson, Chrystina Sayers e Natalie Mejia. Seu álbum de estréia auto-intitulado foi lançado no Canadá em agosto de 2008 e alcançou o número dois na Canadian Albums Chart . Depois que Anderson deixou o grupo em junho de 2009, Girlicious assinou contrato com a Universal Music Canada e lançou seu segundo álbum de estúdio, Rebuilt, em novembro de 2010. Mejia e Sayers deixaram o grupo em fevereiro de 2011. Nichole Cordova anunciou mais tarde o fim de Girlicious, e ela se juntou a um novo girl group chamado Girls United.

 ver · editar Notícias
 ver · editar Categorias
 ver · editar Panorama selecionado
 ver · editar Conteúdo em destaque


Katheryn Elizabeth Hudson (Santa Bárbara, 25 de outubro de 1984), conhecida pelo nome artístico Katy Perry, é uma cantora e compositora norte-americana. Filha de um casal de pastores evangélicos, começou sua carreira cantando em igrejas e chegou a lançar um álbum de estúdio de música gospel em 2001, intitulado Katy Hudson (mesmo nome artístico usado por ela na época), mas que teve suas vendas canceladas devido ao fechamento da Red Hill Records, gravadora responsável pela produção do álbum.

Após mudar seu nome artístico para Katy Perry e seu estilo musical para o pop-rock, ela conheceu o produtor Glen Ballard e assinou com a Island Def Jam Records em 2004, gravando um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), mas que foi cancelado antes de seu lançamento. Em 2005, ela assinou contrato com a Columbia Records e gravou com o grupo The Matrix um álbum com o mesmo nome; alguns dias antes de seu lançamento, o álbum também foi cancelado.

A cantora assinou com a Capitol Records em 2007 e, no ano seguinte, finalmente lançou seu primeiro álbum de estúdio de música pop e pop rock, One of the Boys. O primeiro single do álbum, "I Kissed a Girl", ficou na primeira posição das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido, tornando-o o primeiro hit de sua carreira, apesar de tornar-se mundialmente polêmica. O segundo single do disco, "Hot n Cold", também obteve um bom desempenho nas paradas musicais de diversos países, ficando no pódio das paradas americana e irlandesa. Com mais de 10 milhões de cópias vendidas mundialmente até 2022, One of the Boys foi classificado como 3X Platina nos Estados Unidos pela Associação da Indústria de Gravação da América. Ainda desse mesmo álbum, Perry lançou sua terceira canção de trabalho, intitulada "Thinking of You", e também o quarto e último single, chamado "Waking Up in Vegas".

Em 2010, seu segundo disco, intitulado Teenage Dream, foi lançado. O CD gerou seis singles — "California Gurls", "Teenage Dream", "Firework", "E.T"., "Last Friday Night (T.G.I.F.)" e "The One That Got Away". As cinco primeiras alcançaram o topo da parada Hot 100 da Billboard, tornando Teenage Dream o segundo álbum da história a conseguir tal feito e convertendo Perry na única mulher em 53 anos da parada musical a alcançar tal marca - e a segunda artista após Michael Jackson, o primeiro e até então único cantor a emplacar cinco canções de seu álbum Bad no primeiro lugar, em 1987. Além disso, quando "E.T." permaneceu no primeiro lugar do gráfico em 12 de abril de 2011, Perry se tornou a primeira artista da História a passar um ano inteiro - 52 semanas consecutivas - no top 10 da principal parada da Billboard. "The One That Got Away", o sexto single do álbum, ficou na terceira colocação da parada americana.

Em 2012, Perry relançou o disco com o nome de "Teenage Dream: The Complete Confection", incluindo 3 faixas inéditas e alguns remixes. Das inéditas, duas foram lançadas como sétimo e oitavo singles da era Teenage Dream, são "Part of Me", canção que também chegou ao topo da parada americana e deu nome ao documentário que a cantora lançou nos cinemas naquele ano, que foi um grande sucesso de bilheteria, estando entre os 10 maiores documentários femininos do cinema, e a outra canção é "Wide Awake", que chegou ao segundo lugar da Billboard Hot 100. A era Teenage Dream vendeu mais de 87 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, batendo o recorde de Michael Jackson com "Thriller" de era mais vendida da história do país. O álbum, ultrapassa 22 milhões de cópias mundialmente, 10 milhões apenas nos Estados Unidos, onde, atualmente, está certificado com 9X platina.

Em 2013, ela lança seu terceiro disco, "PRISM", que foi seu segundo álbum consecutivo a estrear no topo da Billboard 200, principal parada de álbuns dos Estados Unidos, e vendeu mais de 12 milhões de cópias mundialmente. Do disco foram extraídos os grandes sucessos "Roar" e "Dark Horse", que chegaram ao topo dos charts, além de "Unconditionally", "Birthday" e "This Is How We Do".

Em 2014, Perry entrou em turnê para divulgar o álbum com a "The Prismatic World Tour", que se encerrou no ano seguinte com arrecadação de mais de 200 milhões de dólares, sendo uma das mais lucrativas turnês femininas de todos os tempos, o que fez com que a cantora fosse a mais bem paga do ano segundo a Forbes.

Em 2015, entra para o Guiness Book com sua apresentação no Super Bowl, como halftime show mais assistido da história, com mais de 120 milhões de audiência. Na ocasião, seus convidados especiais foram Lenny Kravitz e Missy Elliot.

Em 2017, lançou seu quarto disco "Witness" que também estreou na primeira colocação da principal parada de álbuns americana. O single "Chained to the rhythm", carro-chefe do álbum, atingiu o quarto lugar na Billboard Hot 100. O segundo single, "Bon Appétit", possui mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube. O álbum ainda teve uma terceira música de trabalho, "Swish Swish", em parceria com a rapper Nicki Minaj. A música obteve mais de 1 bilhão de streams globais. Até 2019, o disco havia vendido mais de 3 milhões de cópias em todo o globo, segundo a gravadora Capitol Records.

Em 2018, graças a principalmente sua turnê "Witness: The Tour" e por ter se tornado uma das juradas do American Idol, com o maior salário de uma apresentadora da TV americana, Perry garantiu novamente o topo da Forbes como mulher mais bem paga do ano.

Em 2020, após anunciar sua gravidez, a cantora lançou seu quinto álbum Smile, que estreou entre os cinco mais vendidos dos Estados Unidos e vendeu mais de 1,2 milhão de cópias adjuntas. Canções como "Never Really Over", que possui mais de 1 bilhão de reproduções globais, "Harleys in Hawaii", que foi popular no TikTok e "Daisies", serviram como singles do álbum.

Todos os seus cinco álbuns ultrapassaram 1 bilhão de reproduções na plataforma de streaming Spotify.

Em dezembro de 2021, iniciou sua primeira residência em Las Vegas intitulada "Play", que foi altamente aclamada pela crítica especializada.

Perry já vendeu aproximadamente 140 milhões de singles e 48 milhões de álbuns mundialmente e atualmente é a terceira artista que mais vendeu canções digitais nos Estados Unidos com mais 100 milhões de canções vendidas. Ela já foi diversas vezes indicada em prêmios da indústria da música, como o Grammy Award, MTV Video Music Awards, MTV Europe Music Awards, People's Choice Awards, Teen Choice Awards e Kids Choice Awards. Considerada uma sex symbol, a cantora foi eleita a "Mulher Mais Sexy do Mundo de 2010" pelos leitores da revista Maxim.

 ver · editar Tópicos


História CronologiaEra pré-colombianaPeriodo colonialTreze ColôniasDeclaração da IndependênciaRevolução AmericanaExpansão estadounidenseGuerra CivilReconstrução dos Estados UnidosPrimeira Guerra MundialGrande DepressãoSegunda Guerra MundialGuerra da CoreiaGuerra FriaGuerra do VietnãMovimento do direitos civisGuerra ao TerrorRelações estrangeirasMilitarDemográficaIndustrialInvenções e descobertasPostal

Governo Lei (ConstituiçãoDeclaração dos Direitos dos Estados UnidosSeparação de poderes) • Poder legislativo (CâmaraSenado) • Poder executivo (GabineteAgências federais) • Poder judiciário (Suprema CorteApelação) • Aplicação da lei (DoJFBI) • Inteligência (CIADIANSA) • Forças armadas (ExércitoMarinhaFuzileiros navaisForça aéreaGuarda costeira) • Bandeira

Política Partidos políticos (DemocratasRepublicanos) • Eleições (Colégio Eleitoral) • Ideologias políticasEscândalos políticosEstados vermelhos e estados azuisTio SamMovimento de independência porto-riquenha

Geografia (book) Divisões políticasTerritóriosEstadosCidadesCondadosRegiões (Nova InglaterraMédio-AtlânticoThe SouthCentro-OesteGrandes PlaníciesNoroesteSudoeste) • Montanhas (ApalachesRochosas) • Rios (MississippiColorado) • IlhasPontos extremosSistema Nacional de ParquesAbastecimento de água e saneamento

Sino da Liberdade

Economia DólarCompaniesWall StreetFederal ReserveBancosStandard of living (Personal & Household incomeIncome inequalityHomeownership) • ComunicaçõesTransportes (CarsTrucksHighwaysAeroportosRailroads) • Turismo

Sociedade Demografias (book A, B) • Línguas (Inglês americanoEspanhol) • ReligiãoSocial class (Sonho AmericanoAffluenceMiddle classPovertyEducational attainmentProfessional and working class conflict) • MediaEducaçãoHolidaysCrimePrisonsHealth careEsporte

Cultura Música (ClassicalFolkPopularJazz) • TeatroCinema & TV (Hollywood) • Literatura (American FolklorePoetryTranscendentalismoHarlem RenaissanceGeração Beat) • FilosofiaArtes visuais • (Expressionismo abstrato) • CulináriaDanceArchitectureFashion

Questões sociais Ação afirmativaExcepcionalismo americanoAntiamericanismoPena de mortePolítica de drogas & Lei secaAmbientalismoDireitos humanosImigraçãoBarreira México–Estados UnidosObesityPornografiaPerfilamento racialSame-sex marriageAbortionAdolescent sexualityRacismo

Wikipédia Livros Estados Unidos

 ver · editar Listas


Listas dos Estados Unidos

Cultura

Educação

Economia

Geografia

Governo

História

Lei

Mídia

História natural

Statue of Liberty

Pessoas

Áreas protegidas

Religião

Transporte

 ver · editar Portais relacionados






Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

 ver · editar Wikimedia

Purgar cache do servidor