Portal:Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo do Portal dos Estados Unidos

O Portal dos Estados Unidos

Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of America - USA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

Artigo destacado

McKinleyAssassination.jpg

O assassinato de William McKinley, o 25º presidente dos Estados Unidos, ocorreu em 6 de setembro de 1901 quando foi fatalmente ferido dentro do Temple of Music na Exposição Panamericana em Buffalo, Nova Iorque. McKinley estava cumprimentando o público quando foi baleado pelo anarquista Leon Czolgosz. O presidente morreu em 14 de setembro de gangrena causada por seus ferimentos.

McKinley havia sido reeleito em 1900. Ele gostava de se encontrar com o público e estava relutante em aceitar a segurança disponível. George B. Cortelyou, secretário particular do presidente, temia que uma tentativa de assassinato fosse ocorrer durante a visita ao Temple of Music, tirando o evento duas vezes da agenda de McKinley. O presidente colocou a visita de volta nas duas ocasiões.

Adeptos da filosofia política anarquista já haviam assassinado líderes estrangeiros anteriormente. Czolgosz tornou-se anarquista após ter perdido o emprego durante o Pânico de 1893. Considerando McKinley um símbolo da opressão, ele achou que era seu dever assassiná-lo. Não tendo conseguido chegar perto do presidente no início da visita, Czolgosz atirou duas vezes em McKinley enquanto este estendia sua mão para cumprimentá-lo na fila da recepção no Temple of Music. Uma bala passou de raspão, e a outra entrou no abdômen e nunca foi encontrada.

McKinley inicialmente parecia estar se recuperando, mas sua saúde piorou em 13 de setembro quando seus ferimentos começaram a gangrenar; ele morreu na manhã seguinte. O vice-presidente Theodore Roosevelt o sucedeu na presidência. Após o assassinato de McKinley, pelo qual Czolgosz foi executado na cadeira elétrica, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação encarregando oficialmente o Serviço Secreto com a segurança do presidente.

Você sabia que?


Biografia social selecionada

Carey em maio de 2019

Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1969) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz americana. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso exclusivo do registro de apito, ela é referida como "Pássaro Supremo" e "Rainha do Natal". Ao longo de sua carreira, Carey tem sido considerada uma das maiores e mais influentes vocalistas da história da música gravada. Ela é creditada por ter influenciado a construção vocal de diversos artistas de diversos gêneros musicais e como uma das primeiras artistas a popularizar o hip hop e a pratica dos remixes na música popular.

Sob a orientação de seu ex-marido, o executivo Tommy Mottola, Carey alcançou fama no início da década de 1990, após assinar com a Sony Music e liberar seu álbum de estreia homônimo, que liderou a Billboard 200 por onze semanas consecutivas. O trabalho fez dela o único artista na história a ter suas cinco primeiras músicas de trabalho a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100, de "Vision of Love" a "Emotions". A popularidade da artista seguiu crescente com seus discos subsequentes Emotions (1991), Music Box (1993) e Merry Christmas (1994), sendo que esse último sagrou-se como o disco natalino mais comprado de todos os tempos. Além de produzirem vários outros sucessos número um, incluindo "Dreamlover", "Hero", "Without You" e "All I Want for Christmas Is You". Com Daydream (1995), Carey fez história quando o segundo single, "One Sweet Day", um dueto com Boyz II Men, marcou dezesseis semanas consecutivas no primeiro posto da Billboard Hot 100, um recorde mantido por 23 anos. Depois separar-se de Mottola, ela adotou uma nova imagem e incorporou mais elementos do hip hop em suas obras, o que ficou evidente com o lançamento de Butterfly (1997) e Rainbow (1999).

Após onze anos consecutivos obtendo singles número um nos EUA, ela deixou a Sony em 2000 e assinou um contrato de gravação por um valor de 100 milhões de dólares com a Virgin Records. No entanto, após ter um colapso físico e emocional altamente divulgado, bem como o fracasso crítico e comercial de seu filme Glitter (2001) e sua trilha sonora correspondente, a Virgin rescindiu seu contrato por 50 milhões e ela assinou com a Island no ano seguinte. Após um período relativamente mal sucedido, seus álbuns seguintes The Emancipation of Mimi (2005) e E=MC² (2008) a trouxe de volta ao topo das paradas e emplacaram as canções "We Belong Together" e "Touch My Body" na liderança da Billboard Hot 100. Entretanto, desde Memoirs of an Imperfect Angel (2009), ela voltou a experimentar sucesso relativo com seus lançamentos.

Seu trabalho rendeu-lhe três entradas no Livro dos Recordes, cinco Grammys, 21 Prêmios American Music, 21 Prêmios World Music, e vários outros, além dos títulos de "Ícone da Indústria" e "Artista dos Anos 1990" e 19 singles em primeiro lugar nos Estados Unidos — mais do que qualquer outra artista feminina da era da Billboard Hot 100. Carey tornou-se a primeira artista a estrear três músicas na posição máxima dessa tabela, a maior quantidade entre qualquer outro músico. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a mulher que mais recebeu certificados nos Estados Unidos, com base em suas 68,5 milhões de unidades contabilizadas. A nível mundial ela distribuiu 200 milhões de gravações, o que a torna uma recordista em vendas. O canal VH1 posicionou-a em segundo lugar na lista das 100 maiores mulheres da música, enquanto revista musical Rolling Stone a reconheceu como um dos 100 maiores vocalistas de todos os tempos. Em 2019, a revista Billboard a nomeou o quinto músico de todos os tempos com melhor desempenho em suas tabelas.

Citação selecionada

Katherine Lee Bates
O beautiful for spacious skies, For amber waves of grain, For purple mountain majesties Above the fruited plain!

America! America! God shed His grace on thee, And crown thy good with brotherhood From sea to shining sea!
O bonito para céu espaçoso, Para ondas âmbar de grão, Para Majestades montanha púrpura, Acima da planície de frutos!
América! América! Deus derramou sua graça sobre ti, E coroou o teu bem com a fraternidade, Do mar ao mar de brilho!

Katherine Lee Bates, América, a bela (4 de julho de 1895)

Aniversários para maio 28

Imagem selecionada

Vista do Woolworth Building e edifícios circundantes, na cidade de Nova York. (1913)
Credito: The Pictorial News Co., Fonte: Biblioteca do Congresso

Uma visão do marco de New York City, o Woolworth Building de 1913.

Local selecionado

Biografia cultural selecionada

Phillip Jack Brooks (Chicago, 26 de outubro de 1978), mais conhecido como CM Punk, é um wrestler profissional que atualmente trabalha para a All Elite Wrestling (AEW). Punk também é ator, comentarista de artes marciais mistas e ex-lutador de MMA tendo 2 combates no UFC. Ele é mais conhecido pela sua passagem na WWE, onde carregou o WWE Championship por 434 dias, considerado o sexto reinado mais longo da história do título.

Na luta livre profissional, Punk foi campeão mundial sete vezes, tendo conquistado o Campeonato Mundial da ROH e o Campeonato da ECW uma vez cada, o Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados da WWE três vezes e o Campeonato da WWE em duas ocasiões. Também ganhou o Campeonato Mundial de Duplas da WWE (com Kofi Kingston) e o Campeonato Intercontinental, tornando-se o décimo nono vencedor da Tríplice Coroa e o homem a alcançar este feito mais rápido, em apenas 203 dias. Entre WWE e Ring of Honor (onde foi duas vezes campeão mundial de duplas), Punk ganhou um total de 11 campeonatos. Ele também foi o vencedor das lutas Money in the Bank de 2008 e de 2009 (o único a vencer duas vezes seguidas), e recebeu o Slammy Award de lutador do ano.

Punk inicialmente ganhou destaque em sua carreira no wrestling no circuito independente, principalmente como membro da ROH, ganhando os seus campeonatos. Em 2005, ele assinou um contrato com a WWE e foi enviado para o seu território de desenvolvimento, a Ohio Valley Wrestling (OVW), onde venceu todos os campeonatos disponíveis na promoção. Ao longo de sua carreira, Punk tem usado o artifício de ser straight edge, um estilo de vida que ele segue no seu dia-a-dia real. Dependendo se Punk age como um mocinho ou vilão, ele enfatiza diferentes aspectos da cultura para incentivar o público a desejada reação.

Notícias

Categorias

Panorama selecionado

Conteúdo em destaque

Dorie Miller - Restoration, full.jpg

Doris "Dorie" Miller (Waco, 12 de outubro de 1919Batalha de Makin, 24 de novembro de 1943) foi um taifeiro de terceira classe da Marinha dos Estados Unidos. Durante o Ataque a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, Dorie manejou uma bateria antiaérea, sem ter nenhum treino no equipamento, além de ter ajudado a salvar companheiros do navio. Por suas ações, Dorie foi reconhecido com a Cruz da Marinha.

Dorie foi o primeiro negro norte-americano a ser condecorado com a Cruz da Marinha, a terceira maior condecoração de honra dada pela Marinha nesse tempo, só ultrapassada pela Medalha de Honra do Congresso e pela Medalha de distinção de serviço da Marinha. Ele se tornou um ícone de guerra entre a comunidade negra dos Estados Unidos, que por muito tempo foi impedida de servir nas unidades de combate e elite das Forças Armadas. Cerca de dois anos depois de Pearl Harbor, Dorie morreu no ataque ao USS Liscome Bay por um submarino japonês durante a Batalha de Makin.

Em janeiro de 2020 foi anunciado pela Marinha dos Estados Unidos que o CVN-81, porta-aviões classe Gerald R. Ford, programado para ser lançado ao mar dem 2028, será nomeado em homenagem a Doris Miller.

Tópicos

História CronologiaEra pré-colombianaPeriodo colonialTreze ColôniasDeclaração da IndependênciaRevolução AmericanaExpansão estadounidenseGuerra CivilReconstrução dos Estados UnidosPrimeira Guerra MundialGrande DepressãoSegunda Guerra MundialGuerra da CoreiaGuerra FriaGuerra do VietnãMovimento do direitos civisGuerra ao TerrorRelações estrangeirasMilitarDemográficaIndustrialInvenções e descobertasPostal

Governo Lei (ConstituiçãoDeclaração dos Direitos dos Estados UnidosSeparação de poderes) • Poder legislativo (CâmaraSenado) • Poder executivo (GabineteAgências federais) • Poder judiciário (Suprema CorteApelação) • Aplicação da lei (DoJFBI) • Inteligência (CIADIANSA) • Forças armadas (ExércitoMarinhaFuzileiros navaisForça aéreaGuarda costeira) • Bandeira

Política Partidos políticos (DemocratasRepublicanos) • Eleições (Colégio Eleitoral) • Ideologias políticasEscândalos políticosEstados vermelhos e estados azuisTio SamMovimento de independência porto-riquenha

Geografia (book) Divisões políticasTerritóriosEstadosCidadesCondadosRegiões (Nova InglaterraMédio-AtlânticoThe SouthCentro-OesteGrandes PlaníciesNoroesteSudoeste) • Montanhas (ApalachesRochosas) • Rios (MississippiColorado) • IlhasPontos extremosSistema Nacional de ParquesAbastecimento de água e saneamento

Sino da Liberdade

Economia DólarCompaniesWall StreetFederal ReserveBancosStandard of living (Personal & Household incomeIncome inequalityHomeownership) • ComunicaçõesTransportes (CarsTrucksHighwaysAeroportosRailroads) • Turismo

Sociedade Demografias (book A, B) • Línguas (Inglês americanoEspanhol) • ReligiãoSocial class (Sonho AmericanoAffluenceMiddle classPovertyEducational attainmentProfessional and working class conflict) • MediaEducaçãoHolidaysCrimePrisonsHealth careEsporte

Cultura Música (ClassicalFolkPopularJazz) • TeatroCinema & TV (Hollywood) • Literatura (American FolklorePoetryTranscendentalismoHarlem RenaissanceGeração Beat) • FilosofiaArtes visuais • (Expressionismo abstrato) • CulináriaDanceArchitectureFashion

Questões sociais Ação afirmativaExcepcionalismo americanoAntiamericanismoPena de mortePolítica de drogas & Lei secaAmbientalismoDireitos humanosImigraçãoBarreira México–Estados UnidosObesityPornografiaPerfilamento racialSame-sex marriageAbortionAdolescent sexualityRacismo

Wikipédia Livros Estados Unidos

Listas

Listas dos Estados Unidos

Cultura

Educação

Economia

Geografia

Governo

História

Lei

Mídia

História natural

Statue of Liberty

Pessoas

Áreas protegidas

Religião

Transporte

Portais relacionados





Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Wikimedia

  1. «City of Providence» (em inglês). RI.gov: Cities & Towns. Consultado em 11 de janeiro de 2013 

Purgar cache do servidor