Portal:Exploração espacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Portal da
Exploração espacial

Exploração espacial


O ônibus espacial Discovery preparado para o seu lançamento na missão STS-114.

Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem que visão a exploração espaço e seus corpos celestes. Enquanto o estudo do espaço, estrelas, dentre outros astros, é realizada principalmente por astrônomos com instrumentos materiais, a exploração física do espaço é realizada tanto por sondas robóticas não tripuladas, quanto por voos espaciais tripulados. Os corpos celestes e astros sempre foram motivo de grande fascinação na humanidade. Há registros de gregos, mesopotâmicos e astecas descrevendo vários acontecimentos celestes. Há também vários cientistas deram grandes contribuições para que o sonho de explorar o espaço pudesse se tornar realidade, como o russo Konstantin Tsiolkovsky, o alemão Hermann Oberth e o estadunidense Robert Goddard. Antes e durante a Segunda Guerra Mundial não havia um esforço conjunto que tinha por objetivo a exploração física do espaço. Mas foi realmente durante a Guerra Fria, com o início da Corrida Espacial, que Estados Unidos e União Soviética buscaram consideravelmente superioridade uma da outra na exploração do espaço, exploração que nunca antes se tinha visto.

Artigo selecionado


Stamps of Hungary, 001-07 (cropped).jpg

Laika foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Laika é o nome russo para várias raças de cães similares ao husky, oriundas da Sibéria. A sua raça verdadeira é desconhecida, mas considera-se que ela teria sido um cruzamento entre um husky ou outra raça nórdica com um terrier da raça Laika.

Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

Biografia selecionada


Neil Armstrong

Neil Alden Armstrong (5 de agosto de 1930 - 25 de agosto de 2012) foi um astronauta norte-americano, piloto de testes, formado com mestrado em engenharia aeronáutica, foi professor de universidade e ficou conhecido por ser a primeira pessoa a caminhar na Lua no comando da Apollo 11, no dia 20 de julho de 1969. Armstrong iniciou sua carreira na Marinha dos Estados Unidos como piloto de caça na Guerra da Coreia. Armstrong também acumulou mais de 2.400 horas de voo em 900 voos em mais de 200 modelos diferentes de aeronaves, incluindo jatos, foguetes, planadores e os famosos aviões Bell X-1 e X-15.

Armstrong entrou para a NACA, agência antecessora a NASA, em 1962, onde, como astronauta, comandou a Gemini VIII, a sexta missão tripulada do Programa Gemini que realizou a primeira acoplagem na órbita da Terra entre duas naves espaciais. Três anos depois da Gemini VIII, Armstrong escreveu seu nome na história quando, juntamente com Buzz Aldrin, durante a Apollo 11, permaneceram por aproximadamente duas horas e trinta minutos na superfície lunar, onde recolheram 21 quilos de rochas e fincaram a bandeira dos Estados Unidos, enquanto o também astronauta Michael Collins, o terceiro membro da tripulação da Apollo 11, permanecia na órbita da Lua a bordo do módulo de comando.

Imagem selecionada

Neste dia: 19 de novembro


Categorias


Para ver todas as subcategorias, clique em [►]
Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a exploração espacial dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a exploração espacial.