Portal:Fé Bahá'í

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bahaistar.jpg

Portal       

Fé Bahá'í

rigt
 ver·editar Introdução
Ringstone.svg

A Fé Bahá'í foi fundada por Bahá'u'lláh, na antiga Pérsia em 1844. Trata-se de uma religião independente que possui as suas próprias leis e escrituras sagradas, administração, calendário, não tendo clero nem dogmas.

Bahá'u'lláh é um título que significa "Glória de Deus". Os seus seguidores são conhecidos como bahá'ís. A palavra bahá (بهاء) é um termo árabe que significa "Glória" ou "Esplendor".

De acordo com os ensinamentos bahá'ís, todas as religiões reveladas são provenientes da Vontade de um único Deus. Nesta concepção a revelação é progressiva, ou seja, em cada época Deus envia seus Manifestantes para educar a humanidade segundo o desenvolvimento espiritual da humanidade e necessidades de cada período.

Os bahá'is entendem que a história humana foi, por muito tempo, apenas a narração dos acontecimentos de reinos, povos, nações, religiões e idelogias, e que a História da Humanidade, como uma unidade planetária começa com a mensagem de Bahá'u'lláh. A construção de uma civilização global em eterno progresso, que respeite a unidade na diversidade e a humanidade como uma única raça forma a essência da prática baha'i.


 ver·editar Artigo em destaque
Bahaullah from miller.jpg

Mírzá Husayn-'Alí (em persa: میرزا حسینعلی نوری), que se proclamou Bahá'u'lláh (1817 - 1892) ( /bəˈhɑːʊˌlɑː/; em árabe: بهاء الله, "A Glória de Deus) foi o fundador da Fé Bahá'í, a mais jovem das grandes religiões mundiais.
Bahá'u'lláh declarou ser ele o cumprimento da profecia Bábí: "aquele que Deus fará manifesto", e portanto "Suprema Manifestação de Deus". A Fé Bahá'í o tem como inaugurador de um novo ciclo profético, posterior aos de Krishna, Abraão, Moisés, Zaratustra, Buda, Jesus, Maomé e Báb.
Bahá'u'lláh foi o autor de vários trabalhos religiosos. Suas obras mais notáveis são o Kitáb-i-Aqdas e o Livro da Certeza (Kitáb-i-Íqán).



 ver·editar Você sabia que...


 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem em destaque
Seat of the Universal House of Justice.JPG
Casa Universal de Justiça em Haifa, corpo administrativo da comunidade internacional bahá'í.


 ver·editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Fé Bahá'í na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Wikimedia
Fé Bahá'í no Wikinotícias     Fé Bahá'í no Wikiquote     Fé Bahá'í no Wikilivros     Fé Bahá'í no Wikisource     Fé Bahá'í no Wikcionário     Fé Bahá'í na Wikiversidade     Fé Bahá'í no Wikivoyage     Fé Bahá'í no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%ADCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor