Portal:Fé Bahá'í

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

 ver·editar Introdução
Casa Universal de Justiça em Haifa, corpo administrativo da comunidade internacional bahá'í

A Fé Bahá'í foi fundada por Bahá'u'lláh, na antiga Pérsia em 1844. Trata-se de uma religião independente que possui as suas próprias leis e escrituras sagradas, administração, calendário, não tendo clero nem dogmas.

Bahá'u'lláh é um título que significa "Glória de Deus". Os seus seguidores são conhecidos como bahá'ís. A palavra bahá (بهاء) é um termo árabe que significa "Glória" ou "Esplendor".

De acordo com os ensinamentos bahá'ís, todas as religiões reveladas são provenientes da Vontade de um único Deus. Nesta concepção a revelação é progressiva, ou seja, em cada época Deus envia seus Manifestantes para educar a humanidade segundo o desenvolvimento espiritual da humanidade e necessidades de cada período.

Os bahá'is entendem que a história humana foi, por muito tempo, apenas a narração dos acontecimentos de reinos, povos, nações, religiões e idelogias, e que a História da Humanidade, como uma unidade planetária começa com a mensagem de Bahá'u'lláh. A construção de uma civilização global em eterno progresso, que respeite a unidade na diversidade e a humanidade como uma única raça forma a essência da prática baha'i.

 ver·editar Artigo destacado

Mírzá Husayn-'Alí (Persa:میرزا حسینعلی), que se proclamou Bahá'u'lláh (1817 - 1892) (Árabe: بهاءالله, "A Glória de Deus) foi o fundador da Fé Bahá'í,a mais jovem das grandes religiões mundiais.
Bahá'u'lláh declarou ser ele o cumprimento da profecia Bábí: "aquele que Deus fará manifesto", e portanto "Suprema Manifestação de Deus". A Fé Bahá'í o tem como inaugurador de um novo ciclo profético, posterior aos de Krishna, Abraão, Moisés, Zaratustra, Buda, Jesus, Maomé e Báb.
Bahá'u'lláh foi o autor de vários trabalhos religiosos. Suas obras mais notáveis são o Kitáb-i-Aqdas e o Livro da Certeza (Kitáb-i-Íqán).

 ver·editar Você sabia que...
Bahai star.svg
 ver·editar Imagem destacada
 ver·editar Como posso ajudar

Você pode ajudar a Wikipédia de várias formas: criando artigos, melhorando a qualidade de outros e wikificando todos os demais.
Para isto, foram criados vários projetos. O projeto: Fé Bahá'í é um deles. Participe também, escrevendo seu nome na lista de usuários participantes.

A criar[editar código-fonte]

A expandir[editar código-fonte]


 ver·editar Portais