Portal:Feriados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laurel W.svg Bem-vindo ao portal dos Feriados, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
Início   Calendário   Categorias  
 ver · editar Portal dos Feriados


Feriado, palavra que vem do Latim feriae, é uma data em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe trabalhadora. Os governos podem instituir feriados a nível federal, estadual, distrital (ou regional) ou ainda municipal, dependendo da extensão da importância comemorada. Esses feriados podem ser determinados obrigatórios, ou seja, as pessoas são dispensadas do trabalho; ou facultativos, caso em que as organizações têm liberdade para acatar ou não a dispensa do trabalho. Com o uso eclesiástico, a palavra "feriado" tem um sentido de "dia em que se homenageia um santo".

Cada feriado possui sua razão de acontecer em determinada data, e estas podem ser fixas, isto é, acontecer todos os anos no mesmo dia e mês, como o Natal, que sempre ocorre no dia 25 de dezembro, ou móveis, relativos a alguma outra data ou período do mês, como por exemplo o Dia dos Pais, que no Brasil ocorre no segundo domingo de agosto ou o Dia das Mães, que em Portugal ocorre sempre no primeiro domingo de maio. Maior parte das celebrações destas ocasiões envolvem tradições de música, dança, arte, convívio familiar e/ou social e gastronomia diretamente relacionada.

Leia mais...
 ver · editar Artigo destacado


Ovos da Páscoa

Páscoa ou Domingo da Ressurreição, é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma.

No cristianismo ocidental, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril inclusive. Os cristãos orientais baseiam os seus cálculos no calendário juliano, cuja data de 21 de março corresponde, no século XXI, ao dia 3 de abril no calendário gregoriano utilizado no ocidente. Por conseguinte, a Páscoa no oriente varia entre 4 de abril e 8 de maio inclusive. Os costumes pascais variam bastante entre os cristãos do mundo inteiro e incluem missas matinais, a troca do cumprimento pascal e de ovos de Páscoa, que eram, originalmente, um símbolo do túmulo vazio. Muitos outros costumes passaram a ser associados à Páscoa e são observados por cristãos e não-cristãos, como a caça aos ovos e a Parada da Páscoa.

 ver · editar Citação destacada


 ver · editar Tarefas



Tarefas a serem realizadas:
 ver · editar Imagem destacada


Fourth of July fireworks behind the Washington Monument, 1986.jpg
Créditos: SSGT. Lono Kollars, DoD
Demonstração de um espetáculo pirotécnico, no Washington Monument, decorrente das celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos (4 de julho).
 ver · editar Sabia que...


  • ... como a igreja ortodoxa adota o calendário juliano, o Natal é, em países como a Rússia, comemorado em 7 de janeiro?
  • ... os feriados podem ser de 4 tipos: nacionais, municipais, distritais (estaduais/federais) e internacionais?
  • ... o feriado dos Estados Unidos, Memorial Day, homenageia os militares que morreram em combate?
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Tópicos principais


 ver · editar Outros projetos na Wikimedia


Wikimedia-logo.svg
Feriados no Commons Feriados no Commons
Imagens e mídia
Feriados no Wikcionário Feriados no Wikcionário
Definições
Feriados no Wikilivros Feriados no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Feriados no Wikinotícias Feriados no Wikinotícias
Notícias
Feriados no Wikiquote Feriados no Wikiquote
Citações
Feriados no Wikisource Feriados no Wikisource
Biblioteca
Feriados na Wikiversidade Feriados na Wikiversidade
Recursos de aprendizado