Portal:França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal França


França
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a França.


 ver·editar França
Bandeira da França
Brasão da França
Mapa de localização.
A França é um país que se localiza no continente europeu, especificamente na Europa Ocidental. Limitado a norte pelo o Canal da Mancha, que separa o continente das Ilhas Britânicas (mais especificamente, do sul da Inglaterra, Reino Unido, e também das Ilhas do Canal), pela Bélgica e pelo Luxemburgo, a leste pela Alemanha, Suíça e Itália, a sul pelo Mónaco, pelo Mar Mediterrâneo, por Espanha e por Andorra e oeste pelo Mar Cantábrico e pelo Oceano Atlântico. A sua capital é Paris.

O país tem várias possessões espalhadas pelo mundo, a que chama departamentos do ultramar ou territórios ultramarinos. É uma República democrática semi-presidencialista. O presidente é eleito por sufrágio directo e universal. Existem duas assembleias eleitas: o Senado, eleito indiretamente, e a Assembleia Nacional, eleita pelo voto popular.

Na economia, tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, e com grande reconhecimento em sua indústria alimentícia, com agropecuária intensiva e extensiva. É quase auto-suficiente em minérios, com alta produção de petróleo e carvão mineral.

 ver·editar Artigo destacado aleatório
Panorâmica de Marseille.

Marselha (em francês Marseille e em provençal Marselha; antigamente conhecida como Massalia - do grego: Μασσαλία) é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. A população municipal é 852.395 habitantes (censo de 2007 - INSEE) distribuídos por 240,62 km², que atinge 1.601.095 habitantes (censo de 2006 - INSEE) na região metropolitana (equivalente a aire urbaine em francês - área urbana) de Marselha-Aix-en-Provence em 2.830,2 km², a terceira mais populosa da França após Paris e Lyon.

Marselha é a capital administrativa da região (préfecture de région) de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento (préfecture départementale) de Bouches-du-Rhône (Bocas do Ródano). Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...
 ver·editar Imagem aleatória
O Passeio dos Ingleses em Nice.


 ver·editar Evolução territorial
Mapa dinâmico das fronteiras da França de 985 a 1947.


 ver·editar Categorias

Para ver todas as subcategorias, clique em [+]

Categorias
 ver·editar Você sabia?
Você sabia que...
 ver·editar Biografia destacada
Estrutura de fitas do complexo do exossoma humano.

Guillaume de Machaut (também Machau ou Machault; Machault (?), c. 1300Reims, abril de 1377) foi um compositor e poeta francês. Nada se sabe de sua família e seus primeiros anos são obscuros, mas recebeu sólida educação musical, literária e humanistica em Reims e Paris. Iniciou sua carreira servindo João de Luxemburgo, rei da Boêmia, mais tarde trabalhando para sua filha Bona de Luxemburgo e Carlos II de Navarra, recebendo o patrocínio de outros reis e nobres de alta categoria. Ao mesmo tempo, fez carreira na Igreja, sendo indicado cônego de várias dioceses, mas nunca chegou a ser ordenado padre. Suas posições eclesiásticas foram em sua maioria provisórias, salvo em Reims, onde efetivou-se, passando metade de sua vida ligado ao cabido da Catedral, mas pouco se sabe de sua atividade nelas.

É mais lembrado como compositor e poeta, considerado o maior da França no século XIV, sendo um inovador em ambos os campos. Na música adotou muitas novidades rítmicas, melódicas, harmônicas e notacionais introduzidas pela polifonia da Ars Nova, sendo um dos grandes representantes desta escola e um dos criadores da canção polifônica, mas manteve laços com a tradição anterior da Ars Antiqua e com a tradição do canto homofônico trovadoresco, conseguindo um equilíbrio raro e muito apreciado entre o texto e a música. Na poesia estabeleceu um novo modo narrativo e consolidou gêneros líricos que se tornariam dominantes nos séculos XIV e XV, como a balada, o virelai e o rondeau, que também eram gêneros musicais. (leia mais...)


 ver·editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a França na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


 ver·editar Wikimedia
França no Wikinotícias     França no Wikiquote     França no Wikilivros     França no Wikisource     França no Wikcionário     França na Wikiversidade     França no Wikivoyage     França no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Fran%C3%A7aCommons-logo.svg
 ver·editar Outros portais


Flag of Europe.svg
Rotating earth (Very small).gif
Nuvola apps kdmconfig.png
Europa Geografia Sociedade