Portal:França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal França


França
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a França.


 ver · editar Bem-vindo ao Portal da França !
Bienvenue sur le Portail France !
Bandeira da França
Brasão da França
Mapa de localização.
A França é um país que se localiza no continente europeu, especificamente na Europa Ocidental. Limitado a norte pelo Canal da Mancha, que separa o continente das Ilhas Britânicas (mais especificamente, do sul da Inglaterra, Reino Unido, e também das Ilhas do Canal), pela Bélgica e pelo Luxemburgo, a leste pela Alemanha, Suíça e Itália, a sul pelo Mónaco, pelo Mar Mediterrâneo, por Espanha e por Andorra e oeste pelo Mar Cantábrico e pelo Oceano Atlântico. A sua capital é Paris.

O país tem várias possessões espalhadas pelo mundo, a que chama departamentos do ultramar ou territórios ultramarinos. É uma República democrática semi-presidencialista. O presidente é eleito por sufrágio directo e universal. Existem duas assembleias eleitas: o Senado, eleito indiretamente, e a Assembleia Nacional, eleita pelo voto popular.

Na economia, tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, e com grande reconhecimento em sua indústria alimentícia, com agropecuária intensiva e extensiva. É quase auto-suficiente em minérios, com alta produção de petróleo e carvão mineral.

 ver · editar Artigo destacado aleatório
Panorâmica de Marseille.

Marselha (em francês Marseille e em provençal Marselha; antigamente conhecida como Massalia - do grego: Μασσαλία) é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. A população municipal é 852.395 habitantes (censo de 2007 - INSEE) distribuídos por 240,62 km², que atinge 1.601.095 habitantes (censo de 2006 - INSEE) na região metropolitana (equivalente a aire urbaine em francês - área urbana) de Marselha-Aix-en-Provence em 2.830,2 km², a terceira mais populosa da França após Paris e Lyon.

Marselha é a capital administrativa da região (préfecture de région) de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento (préfecture départementale) de Bouches-du-Rhône (Bocas do Ródano). Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...
 ver · editar Imagem aleatória
O Passeio dos Ingleses em Nice.


 ver · editar Evolução territorial
 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia?
Você sabia que...
 ver · editar Biografia destacada
Estrutura de fitas do complexo do exossoma humano.

Guillaume de Machaut (também Machau ou Machault; Machault (?), c. 1300Reims, abril de 1377) foi um compositor e poeta francês. Nada se sabe de sua família e seus primeiros anos são obscuros, mas recebeu sólida educação musical, literária e humanistica em Reims e Paris. Iniciou sua carreira servindo João de Luxemburgo, rei da Boêmia, mais tarde trabalhando para sua filha Bona de Luxemburgo e Carlos II de Navarra, recebendo o patrocínio de outros reis e nobres de alta categoria. Ao mesmo tempo, fez carreira na Igreja, sendo indicado cônego de várias dioceses, mas nunca chegou a ser ordenado padre. Suas posições eclesiásticas foram em sua maioria provisórias, salvo em Reims, onde efetivou-se, passando metade de sua vida ligado ao cabido da Catedral, mas pouco se sabe de sua atividade nelas.

É mais lembrado como compositor e poeta, considerado o maior da França no século XIV, sendo um inovador em ambos os campos. Na música adotou muitas novidades rítmicas, melódicas, harmônicas e notacionais introduzidas pela polifonia da Ars Nova, sendo um dos grandes representantes desta escola e um dos criadores da canção polifônica, mas manteve laços com a tradição anterior da Ars Antiqua e com a tradição do canto homofônico trovadoresco, conseguindo um equilíbrio raro e muito apreciado entre o texto e a música. Na poesia estabeleceu um novo modo narrativo e consolidou gêneros líricos que se tornariam dominantes nos séculos XIV e XV, como a balada, o virelai e o rondeau, que também eram gêneros musicais. (leia mais...)


 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a França na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Wikimedia
França no Wikinotícias     França no Wikiquote     França no Wikilivros     França no Wikisource     França no Wikcionário     França na Wikiversidade     França no Wikivoyage     França no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Fran%C3%A7aWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Fran%C3%A7aCommons-logo.svg
 ver · editar Outros portais


Flag of Europe.svg
Rotating earth (Very small).gif
Nuvola apps kdmconfig.png
Europa Geografia Sociedade