Portal:Geórgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Geórgia
Goristatue.JPGStreets of Batumii.jpg
Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Armoiries de la Géorgie
La Géorgie, entre Europe et Asie
Drapeau de la République de Géorgie

A Geórgia é uma pequena república do Cáucaso localizada na fronteira entre Europa e Ásia. Limita a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tiblíssi, também conhecida em português como Tíflis.

No início do século XIX, a Rússia anexa Geórgia e coloca-a em sua órbita imperial. A Geórgia recuperou a sua independência apenas em 1918, em uma época como uma república efêmera que foi assolada pelas forças bolcheviques em 1921. A Rússia, em seguida, transformou-se na União Soviética, incluindo a Geórgia como uma das suas 15 repúblicas. Em 1991, o país recuperou sua soberania em meio a uma grande turbulência. A presidência pró-russa de Eduard Shevardnadze durou quase dez anos e a chegada ao poder de Mikhail Saakashvili em 2004 abriu uma nova era de reformas e democracia na Geórgia, a chamada Revolução Rosa.

Dada a sua posição estratégica (entre a Europa e a Ásia), a Geórgia foi muitas vezes o coração dos conflitos geopolíticos das superpotências. Assim, desde 2004, este país tenta aproximar-se dos Estados Unidos e da União Europeia, enquanto a Rússia, ansiosa para recuperar sua influência sobre a Geórgia, apoia a independência da Abcásia e da Ossétia do Sul que representam um terço do seu território. A guerra relâmpago em agosto de 2008 também opôs os dois países.

Considerada uma nação transcontinental, a Geórgia é membro do Conselho da Europa desde 27 de abril de 1999. O país se integrou à Comunidade de Estados Independentes em 1994, mas o seu parlamento aprovou por unanimidade em 14 de agosto de 2008 a sua saída da comunidade, devido ao apoio militar russo às causas de independência da Abecásia e da Ossétia do Sul.



 ver · editar Artigos selecionados
Coat of Arms of Georgian Orthodox Church.svg

A Igreja Ortodoxa Georgiana (oficialmente Igreja Ortodoxa Autocéfala Apostólica Georgiana; em georgiano: საქართველოს სამოციქულო მართლმადიდებელი ავტოკეფალური ეკლესია, transl. sakartvelos samocikulo martlmadidebeli avtok'epaluri ek'lesia) é uma igreja autocéfala cristã de comunhão ortodoxa, cujo primaz é o Patriarca e Católico de Toda a Geórgia, posto hoje ocupado por Elias II. Desde o século IV d.C. o cristianismo ortodoxo tem sido a religião estatal da Geórgia, e continua a ser a principal instituição religiosa do país, constituindo assim uma verdadeira igreja nacional.

A Constituição da Geórgia reconhece o papel especial desempenhado pela Igreja Ortodoxa Georgiana na história do país, porém também estipula a separação entre Igreja e Estado. As relações entre ambas as instituições são regulamentadas por um acordo constitucional de 2002. Em uma pesquisa de 2013, concluiu-se que 95% da população tinha uma visão favorável da instituição, que é considerada a mais influente do país.


 ver · editar Biografia selecionada
JStalin Secretary general CCCP 1942.jpg

Josef Vissarionovitch Stalin (em russo: Иосиф Виссарионович Сталин; Gori, 18 de dezembro de 1878Moscou, 5 de março de 1953), nascido Iossif Vissarionovitch Djugashvili (em russo : Иосиф Виссарионович Джугашвили, translit. Ióssif Vissariónovitch Djugashvíli;Sobre este sompronúncia ; em georgiano: იოსებ ბესარიონის ძე ჯუღაშვილი, transliterado Iosseb Bessarionis dze Djuğashvili), foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder da União Soviética.

Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e passou a atingir o estatuto de superpotência, após rápida industrialização e melhoras nas condições sociais do povo soviético. Durante esse período, o país também expandiu seu território para um tamanho semelhante ao do antigo Império Russo. Apesar dos progressos e avanços conquistados, o regime de Stalin também foi marcado por violações constantes de direitos humanos, massacres, expurgos e execuções extra-judiciais de milhares de pessoas e fome. Estima-se que entre 20 e 60 milhões de pessoas tenham morrido durante seus trinta anos de governo.

Durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956, o sucessor de Stalin, Nikita Khrushchov, apresentou seu Discurso secreto oficialmente chamado "Sobre o culto à personalidade e suas consequências", a partir do qual iniciou-se um processo de "desestalinização" da União Soviética. Ainda hoje existem diversas perspectivas ao redor de Stalin, alguns o vendo como tirano e outros como líder habilidoso.


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?

... que o Parque Nacional de Borjomi-Kharagauli, com área total de 5,3 mil quilômetros quadrados, é considerado um dos maiores parques nacionais da Europa?

... a Rússia Soviética reconheceu a independência da República Democrática da Geórgia com o Tratado de Moscou de 1920, sob a condição de que tropas estrangeiras não amigáveis à Rússia nunca fossem estacionadas em solo georgiano?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Geórgia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Geografia
Georgia areas.png

Geografia da Geórgia


Desde a Guerra Russo-Georgiana de 2008, a Geórgia perdeu de facto um terço do seu território. Atualmente, a independência da Abecásia (em verde) e da Ossétia do Sul (em roxo) é reconhecida por poucos países. (Ver: Territórios ocupados da Geórgia)


 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Geórgia no Commons Geórgia no Commons
Imagens e mídia
Geórgia no Wikcionário Geórgia no Wikcionário
Definições
Geórgia no Wikilivros Geórgia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Geórgia no Wikinotícias Geórgia no Wikinotícias
Notícias
Geórgia no Wikiquote Geórgia no Wikiquote
Citações
Geórgia no Wikisource Geórgia no Wikisource
Biblioteca
Geórgia na Wikiversidade Geórgia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar