Portal:Geórgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindo ao
Portal da Geórgia
99999x120px._Monument_of_St._George.jpgGoristatue.JPGStreets of Batumii.jpg
Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Armoiries de la Géorgie
La Géorgie, entre Europe et Asie
Drapeau de la République de Géorgie

A Geórgia é uma pequena república do Cáucaso localizada na fronteira entre Europa e Ásia. Limita a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tbilisi, também conhecida em português como Tíflis.

No início do século XIX, a Rússia anexa Geórgia e coloca-a em sua órbita imperial. A Geórgia recuperou a sua independência apenas em 1918, em uma época como uma república efêmera que foi assolada pelas forças bolcheviques em 1921. A Rússia, em seguida, transformou-se na União Soviética, incluindo a Geórgia como uma das suas 15 repúblicas. Em 1991, o país recuperou sua soberania em meio a uma grande turbulência. A presidência pró-russa de Eduard Shevardnadze durou quase dez anos e a chegada ao poder de Mikhail Saakashvili em 2004 abriu uma nova era de reformas e democracia na Geórgia, a chamada Revolução Rosa.

Dada a sua posição estratégica (entre a Europa e a Ásia), a Geórgia foi muitas vezes o coração dos conflitos geopolíticos das superpotências. Assim, desde 2004, este país tenta aproximar-se dos Estados Unidos e da União Europeia, enquanto a Rússia, ansiosa para recuperar sua influência sobre a Geórgia, apoia a independência da Abcásia e da Ossétia do Sul que representam um terço do seu território. A guerra relâmpago em agosto de 2008 também opôs os dois países.

Considerada uma nação transcontinental, a Geórgia é membro do Conselho da Europa desde 27 de abril de 1999. O país se integrou à Comunidade de Estados Independentes em 1994, mas o seu parlamento aprovou por unanimidade em 14 de agosto de 2008 a sua saída da comunidade, devido ao apoio militar russo às causas de independência da Abecásia e da Ossétia do Sul.



Artigos selecionados

Democratic Republic of Georgia 1920.svg

A República Democrática da Geórgia (RDG; em georgiano: საქართველოს დემოკრატიული რესპუბლიკა, transl. Sakartvelos Demokratiuli Respublika) foi, de 1918 a 1921, a primeira república independente da Geórgia, na região do Cáucaso.

A RDG foi criada após o colapso do Império Russo, ocorrido a partir da Revolução Russa de 1917. Fazia fronteira, ao norte, com a Rússia, a República Popular de Kuban e a República Montanhosa do Cáucaso do Norte, com o Império Otomano e a República Democrática da Armênia ao sul, e com a República Democrática do Azerbaijão a sudeste. Possuía uma área total de aproximadamente 107 600 km² (comparados com os atuais 69 700 km² da Geórgia atual), e uma população de 2,5 milhões de habitantes.

A sua capital era Tbilisi, e o idioma oficial era o georgiano. A república foi proclamada em 26 de maio de 1918, com a fragmentação da Federação Transcaucasiana, sob a liderança do partido social-democrata menchevique. Enfrentando problemas internos e externos constantes, a jovem nação não conseguiu suportar da invasão dos exércitos vermelhos da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, e entrou em colapso entre fevereiro e março de 1921, tornando-se na sequência uma república soviética.


Biografia selecionada

Heraclius II of Eastern Georgia crop.png

Heráclio(ou Erekle) II (georgiano: ერეკლე II), também conhecido como o cachétio titular (Georgiano: პატარა კახი [p'at'ara kaxi]) (7 de novembro de 1720 ou outubro de 1721 (de acordo com Cyril Toumanoff) – 11 de janeiro de 1798), foi um monarca georgiano da Dinastia Bagrationi, rei de Cachétia de 1744 a 1762, e de Cártlia-Cachétia de 1762 até 1798. Nos recursos persas contemporâneos ele é referido como Heráclio Cã (ارکلی خان), enquanto os reconheciam como Irakly (Ираклий). Seu nome é frequentemente traduzida como Heráclio em uma forma latina, porque os nomes: Erekle e Irakli são formas georgianas do nome grego.

O primeiro e penúltimo rei dos reinos unidos de Cártlia e Cachétia no leste da Geórgia, seu reino foi lembrado como a "canção do cisne" da monarquia georgiana. Ajudado por suas habilidades pessoais e pela agitação do Império Persa, Heráclio se estabeleceu como um governante de facto independente e tentou modernizar o governo, a economia, e as forças armadas. Preocupado com os possíveis problemas para a independência recém adquirida da Geórgia e a sua hegemonia temporária no leste da Transcaucásia, ele fez com que seu reino ficasse sob a proteção do Império Russo em 1783, mas a atitude não preveniu a Geórgia de ser devastada pelas invasões persas de 1795. Heráclio faleceu em 1798, deixando o trono ao seu herdeiro, Jorge XII.


Imagem selecionada

Sabia que?

... que o Parque Nacional de Borjomi-Kharagauli, com área total de 5,3 mil quilômetros quadrados, é considerado um dos maiores parques nacionais da Europa?

... a Rússia Soviética reconheceu a independência da República Democrática da Geórgia com o Tratado de Moscou de 1920, desde que não as tropas estrangeiras não amigáveis à Rússia nunca fossem estacionadas em solo georgiano?


Predefinições

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Geórgia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


WikiProjetos

Geografia

Georgia areas.png

Geografia da Geórgia


Desde a Guerra Russo-Georgiana de 2008, a Geórgia perdeu de facto um terço do seu território. Atualmente, a independência da Abecásia (em verde) e da Ossétia do Sul (em roxo) é reconhecida por poucos países. (Ver: Territórios ocupados da Geórgia)


Categorias

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Geórgia no Wikinotícias     Geórgia no Wikiquote     Geórgia no Wikilivros     Geórgia no Wikisource     Geórgia no Wikcionário     Geórgia na Wikiversidade     Geórgia no Wikivoyage     Geórgia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Ge%C3%B3rgiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Ge%C3%B3rgiaCommons-logo.svg

Recarregar