Portal:Governador Valadares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar conteúdos)

Portal de Governador Valadares

Governador Valadares
Este portal pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de Governador Valadares (MG)
Governador Valadares | Imagens
Comentários na página de discussão.

 ver·editar Governador Valadares
Bandeira de Governador Valadares

Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, região Sudeste do país. Localiza-se no vale do rio Doce, a leste da capital do estado, distando desta cerca de 320 km. Ocupa uma área de 2 342,319 km², sendo que 24,4 km² estão em perímetro urbano. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,727, considerando como alto em relação ao estado.

O povoamento foi iniciado entre os séculos XVIII e XIX, com a instalação de quarteis destinados a vigiar ataques dos índios Botocudos contra colonos e comerciantes que navegavam pelo rio Doce. Com a locação da EFVM, por volta de 1907, houve a consolidação do povoado, cuja localização próxima de produtores de café e extração de madeira favoreceu o desenvolvimento comercial e o crescimento populacional. Dessa forma, o município foi emancipado de Peçanha na década de 30.

Após a década de 1940, a extração de mica e pedras preciosas trouxe um forte crescimento populacional, sendo ainda considerada a principal fonte de renda municipal ao lado da pecuária e do comércio. A cidade é banhada pelo rio Doce e tem como importante marco natural o Pico da Ibituruna, o qual pode ser avistado de quase todo o município e oferece a oportunidade de escaladas e saltos de voo livre, inclusive campeonatos nacionais e internacionais dessa modalidade. Eventos como o GV Folia e a Expoagro GV (exposição agropecuária) também configuram-se como principais atrativos.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado aleatório

Aqui são listados os prefeitos de Governador Valadares, município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, que ocuparam o cargo da administração municipal após a emancipação política da cidade. Governador Valadares emancipou-se em 30 de janeiro de 1938. Posteriormente, Moacyr Palleta de Cerqueira Lage foi empossado pelo governador Benedito Valadares em 1º de fevereiro do mesmo ano.

A administração municipal se dá pelos Poderes Executivo e Legislativo, sendo o primeiro representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar História

O desbravamento da região da atual cidade teve início no século XVI, em expedições como a de Sebastião Fernandes Tourinho que seguiam pelo curso do rio Doce à procura de metais preciosos em suas margens. No entanto, o povoamento foi iniciado somente entre os séculos XVIII e XIX, com a instalação de quarteis destinados a vigiar ataques dos índios Botocudos contra colonos e comerciantes que navegavam pelo rio Doce.

Topázio extraído em Governador Valadares em exposição no Museu Americano de História Natural de Nova Iorque.

A locação da EFVM, por volta de 1907, incentivou a instalação de plantações de café e a extração da madeira, gerando o desenvolvimento comercial e o crescimento populacional que contribuíram com a emancipação do município na década de 30, deixando de pertencer a Peçanha. Após a década de 40, a extração de mica e pedras preciosas trouxe um forte crescimento populacional. No entanto, o esgotamento dos recursos naturais levou ao declínio da exploração madeireira na década de 1960, impactando os demais setores da economia valadarense.

Em alternativa ao declínio econômico, ganhou impulso entre as décadas de 70 e 80 a emigração da população com destino a outras partes do país e principalmente ao exterior, culminando na entrada de capital que, por fim, foi capaz de movimentar a economia valadarense. Setores como construção civil, o comércio e a prestação de serviços se viram impulsionados por esse retorno de capital no decorrer das décadas de 80 e 90.

Crystal 128 forward.png
Veja mais sobre a história de Governador Valadares


 ver·editar Você sabia que...
  • ...a cidade é conhecida como a "princesinha do vale do rio Doce"?
  • ...a área do município é de 2 342,319 km², representando 0,4003% do território mineiro, 0,254% da área da região Sudeste do Brasil e 0,0276% de todo o território brasileiro?
  • ...a menor temperatura registrada em Governador Valadares foi de 3,3 °C em 1974, e foi registrada uma temperatura de 41 ºC em 2012?
  • ...a malha rodoviária no interior do território municipal, incluindo o perímetro urbano, estende-se por mais de 650 km?


 ver·editar Imagem aleatória
Vista noturna de Governador Valadares


 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Categorias
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Governador Valadares na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver·editar Governador Valadares no...