Portal:Grécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Greece.svg
Bem-vindo ao
Portal da Grécia
LindosAcropolis1.jpgAcropilos wide view.jpgApollo Castelporziano Massimo.jpgCape Fonias, Corfu 2.JPGClock tower in Poros.jpg

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Introdução

Bandeira da Grécia Lesser coat of arms of Greece.svg
Localização da Grécia na Europa

A Grécia, /ˈɡrs/ (em grego: Ελλάδα, Ellada), oficialmente República Helênica (Ελληνική Δημοκρατία, Elliniki Dimokratia) e historicamente Hellas (em grego antigo: Ἑλλάς, Hellas; em grego: Ελλάς moderno, Ellas), é o país mais meridional dos Bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, através do qual tem ligação a Itália.

Localizada na juntura da Europa, Ásia e África, a Grécia é considerada por muitos como o berço da civilização ocidental possuindo uma longa e rica história durante a qual espalhou sua influência sobre três continentes: é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental e da historiografia, bem como da ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.

Mais sobre a Grécia...


Mostrar novas seleções

Artigos selecionados

Mapa topográfico de Santorini

A erupção minoica de Santorini, também referida como a erupção do Tera ou erupção de Santorini, foi uma catastrófica erupção vulcânica pliniana com um Índice de Explosividade Vulcânica (IEV) de 6 ou 7 e uma Densidade Lítica Equivalente (DLE) de 60 km³, que se estima ter ocorrido em meados do segundo milênio a.C., entre o período de 1 650–1 450 a.C. A erupção foi um dos maiores eventos vulcânicos na Terra registrados na história. A erupção devastou a ilha de Santorini, incluindo o assentamento minoico de Acrotíri, bem como as comunidades agrícolas e áreas em ilhas próximas e na costa da ilha de Creta. A erupção parece ter inspirado certos mitos gregos (entre eles a titanomaquia), da mesma forma que a destruição da cidade de Acrotíri possivelmente forneceu a base ou inspirou a história platônica de Atlântida. Além disso, são creditada à erupção as mudanças climáticas que afetaram culturas na China. A erupção causou um tumulto no Egito e um tsunami que enfraqueceu a Civilização Minoica, que foi poucos séculos depois, ca. 1 430 a.C., dominada pelos micênicos.

A ilha de Santorini é formada por um grupo circular de ilhas que pertencem ao arquipélago das Cíclades. Esse arquipélago faz parte do arco insular do mar Egeu, formado pela subducção da placa africana com o sistema de trincheiras marinhas helênicas localizadas ao sul de Creta. Estudos geológicos indicam que, ao menos, doze fases eruptivas ocorreram ao longo dos últimos milhões de anos. Devido à erupção minoica Santorini, que era uma grande ilha circular, o planalto central da ilha entrou em colapso e gerou a caldeira moderna. Atualmente Santorini é formado por um arquipélago de três ilhas: Tera, Terásia e Aspronisi.


Sabia que?

... que os gregos foram os primeiros a desenvolver um alfabeto com vogais?

... que a Ponte Rio-Antirio entre o Peloponeso e a Grécia continental é a maior ponte estaiada na Europa?

... que a montanha mais alta do país, o Monte Olimpo, era dito ser o lar dos deuses gregos na antiga religião grega?

... que os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia há 3000 anos atrás e que as primeiras Olimpíadas modernas foram realizadas na Grécia em 1896, como um renascimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

... que o atual Estado grego corresponde apenas ao centro do mundo grego antigo, que compreendia também o sul da Itália, as áreas costeiras da atual Turquia e o Mar Negro, bem como algumas colônias no norte da África, sul da França e da Espanha?

... que, apesar de o Estado grego moderno ter sido estabelecido em 1832, algumas regiões da Grécia não foram libertadas até depois das Guerras Balcânicas?

... que Creta é mais populosa do que as outras ilhas gregas juntas?

... que a Grécia foi o primeiro país balcânico a obter a independência dos turcos em 1831?


Predefinições

Séries
Esboços
Ligações
Outros

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Grécia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

Imagem selecionada

Thessaloniki-Arch of Galerius (eastern face).jpg

Arco de Galério em Salonica.

Biografia selecionada

The Sculptor Phidias-Ny Carlsberg Glyptotek.jpg

Fídias (em grego Φειδίας — Pheidías) (Atenas, c. 490Olímpia ?, c. 430 a.C.) foi um célebre escultor da Grécia Antiga. Sua biografia é cheia de lacunas e incertezas, e o que se tem como certo é que ele foi o autor de duas das mais famosas estátuas da Antiguidade, a Athena Parthenos e o Zeus Olympeios, e que sob a proteção de Péricles encarregou-se da supervisão de um vasto programa construtivo em Atenas, concentrado na reedificação da Acrópole, devastada pelos persas em 480 a.C.

Nenhuma de suas obras originais sobreviveu até o presente, salvo os grupos escultóricos do Partenon, mas não se sabe em que medida ele participou pessoalmente na execução. Algumas partes em particular lhe têm sido atribuídas, sem qualquer garantia, e a considerar a quantidade de peças, a relativa rapidez com que foram esculpidas e seu envolvimento concomitante e direto com a gigantesca Athena Parthenos, o mais provável é que sua própria mão pouco as tenha tocado, ainda que a homogeneidade dos conjuntos sugira fortemente uma única personalidade criadora na concepção geral da decoração.


Categorias

Mapa

Map Greece expansion 1832-1947-es.svg


Expansão territorial da Grécia moderna (1832-1947).

Portais relacionados

Parthenon from west.jpg
Júpiter y Tetis, por Dominique Ingres.jpg
Olympic flag.svg
Flag of Bulgaria.svg
Flag of Albania.svg
Flag of Macedonia.svg
Flag of Turkey.svg
Grécia Antiga Mitologia greco-romana Jogos Olímpicos Bulgária Albânia Macedônia Turquia


Wikimedia

Grécia no Wikinotícias     Grécia no Wikiquote     Grécia no Wikilivros     Grécia no Wikisource     Grécia no Wikcionário     Grécia na Wikiversidade     Grécia no Wikivoyage     Grécia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9ciaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Gr%C3%A9ciaCommons-logo.svg