Portal:Grécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Grécia
 ver · editar  Introdução
Bandeira da Grécia
Localização da Grécia na Europa

Grécia (em grego: Ελλάδα; romaniz.:Elláda pronunciado: [eˈlaða] (escutar)), oficialmente República Helênica (português brasileiro) ou Helénica (português europeu) (em grego: Ελληνική Δημοκρατία; romaniz.:Ellīnikī́ Dīmokratía pronunciado: [eliniˈci ðimokraˈti.a]) e conhecida desde a antiguidade como Hélade (em grego: Ἑλλάς; romaniz.:Hellás), é um país localizado no sul da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.

O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2 917 metros de altitude.


 ver · editar Artigos selecionados

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da I Olimpíada, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho visionário do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

Sem qualquer experiência na organização de semelhante evento, os organizadores dos primeiros Jogos quase arruinaram a própria competição graças a uma diversidade de datas, pois os gregos utilizavam o antigo calendário juliano na época, paralelo ao convencional usado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorresse uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta. Nos registros onde foi utilizado o calendário juliano os Jogos realizaram-se entre 25 de março e 3 de abril de 1896.


 ver · editar Sabia que?

... que os gregos foram os primeiros a desenvolver um alfabeto com vogais?

... que a Ponte Rio-Antirio entre o Peloponeso e a Grécia continental é a maior ponte estaiada na Europa?

... que a montanha mais alta do país, o Monte Olimpo, era dito ser o lar dos deuses gregos na antiga religião grega?

... que os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia há 3000 anos atrás e que as primeiras Olimpíadas modernas foram realizadas na Grécia em 1896, como um renascimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

... que o atual Estado grego corresponde apenas ao centro do mundo grego antigo, que compreendia também o sul da Itália, as áreas costeiras da atual Turquia e o Mar Negro, bem como algumas colônias no norte da África, sul da França e da Espanha?

... que, apesar de o Estado grego moderno ter sido estabelecido em 1832, algumas regiões da Grécia não foram libertadas até depois das Guerras Balcânicas?

... que Creta é mais populosa do que as outras ilhas gregas juntas?

... que a Grécia foi o primeiro país balcânico a obter a independência dos turcos em 1831?


 ver · editar Predefinições
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Grécia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Imagem selecionada

Castelo de Cavala.
 ver · editar Biografia selecionada

Doménikos Theotokópoulos (em grego Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, ("O Grego") (Heraclião, 1541Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à república de Veneza, e era um centro artístico pós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza, como já tinham feito outros artistas gregos. Em 1570 mudou-se para Roma, onde abriu um ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo e da renascença veneziana. Mudou-se finalmente em 1577 para Toledo, na Espanha, onde viveu e trabalhou até sua morte. Ali, El Greco recebeu diversas encomendas e produziu suas melhores pinturas conhecidas.

O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, ao mesmo tempo em que sua personalidade e trabalhos eram fonte de inspiração a poetas e escritores como Rainer Maria Rilke e Nikos Kazantzakis. El Greco é considerado pelo modernos estudiosos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais. É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso freqüente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Expansão territorial da Grécia moderna (1832-1947).