Portal:Guiné Equatorial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Guiné Equatorial

Flag of Equatorial Guinea.svg
Coat of arms of Equatorial Guinea.svg
Mapa de localização.

A Guiné Equatorial, oficialmente República da Guiné Equatorial, é um país da África Ocidental dividido em vários territórios descontínuos no Golfo da Guiné: um continental, Mbini (antiga colônia espanhola de Rio Muni), e outros insulares. A ilha de Bioco (antiga Fernando Pó), no norte do Golfo do Biafra, as outras ilhas são a de Ano Bom, a sul de São Tomé e Príncipe, e as ilhas Corisco, Elobey Grande e Elobey Pequeno (e ilhotas adjacentes) na baía de Corisco, ao largo do Gabão. Sua capital é a cidade de Malabo, anteriormente conhecida como Santa Isabel.

Além do Gabão e São Tomé e Príncipe, a Guiné Equatorial tem fronteiras com os Camarões e com a Nigéria. O país tem o maior produto interno bruto per capita do continente africano, embora seja um país de médio índice de desenvolvimento humano (0,556). No dia 23 de Julho de 2014, a Guiné Equatorial entrou na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e, em 2017, as Nações Unidas deixou de designar o país como subdesenvolvido e o elevou ao status de país em desenvolvimento.

Artigos selecionados

Malabo a 13-oct-01.jpg

Malabo (məˈlɑːboʊ) é a capital e maior cidade da Guiné Equatorial. Localizada na costa norte da Ilha Bioko (antiga Fernando Pó) sobre a borda de um vulcão submerso. O porto da cidade está localizado no Golfo da Guiné. A população da cidade é de cerca de 96.000 habitantes (estimativa de 2007). Malabo é também a capital da Região Insular, da província de Bioko Norte e do distrito de Malabo.

É a cidade mais antiga da Guiné Equatorial, onde pode ver uma abundância de edifícios de arquitetura colonial em coexistência com os edifícios modernos. As ruas, veredas quadradas revelam uma pré-concepção de cidade moderna, com zonas pedonais em todas, mas pelo tempo da sua concepção, prevê espaços verdes e de lazer, um fenômeno que provoca uma sensação de arquitetura de pressão, temperada pela baixa altura dos edifícios, com uma mistura entre ocidentalização e africanismo equilibrado.


Categorias

Mapa

Equatorial Guinea's ethnic groups.png


Etnografia da Guiné Equatorial:
1. Fernandino; 2. Bubis; 3. Igbos; 4. Bakas; 5. Balengue (grupo étnico) ou Bisios; 6. Playeros (balengue) ou Bengas;  7. Gabonenses; 8. Crioulos anobonenses e 9. Fá d'Ambô ou outros crioulos portugueses; 10.Fangs; 11. Etnias minoritárias.

Imagem selecionada

Fang mask Louvre MH65-104-1.jpg

Máscara Fang, conservada no Museu do Louvre.


Biografia selecionada

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo at the White House in 2014.jpg

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (Acoacán, Wele-Nzas, Rio Muni, 5 de junho de 1942) é um político guinéu-equatoriano que é presidente da Guiné Equatorial desde 1979. Ele depôs seu tio Francisco Macías Nguema em um golpe militar em agosto de 1979 e supervisionou a emergência da Guiné Equatorial como um importante produtor de petróleo desde o inicio na década de 1990. Obiang foi presidente da União Africana de 31 de janeiro de 2011 a 29 de janeiro de 2012. Ele é o governante mais antigo da África e o presidente com mais tempo de mandato no mundo.



WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Guiné Equatorial na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Tópicos

Associados Wikimedia

Guiné Equatorial no Wikinotícias     Guiné Equatorial no Wikiquote     Guiné Equatorial no Wikilivros     Guiné Equatorial no Wikisource     Guiné Equatorial no Wikcionário     Guiné Equatorial na Wikiversidade     Guiné Equatorial no Wikivoyage     Guiné Equatorial no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Guin%C3%A9_EquatorialCommons-logo.svg

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Equatorial Guinea.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste
Recarregar