Portal:Guiné Equatorial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Guiné Equatorial

Flag of Equatorial Guinea.svg

A Guiné Equatorial é um país da África ocidental, dividido em três territórios descontínuos, um continental e os restantes insulares. A norte, no Golfo da Guiné, a ilha de Bioko é o território mais importante e alberga a capital do país, Malabo. O vizinho mais próximo é os Camarões, a nordeste, seguindo-se a Nigéria, a noroeste, Mbini, a sueste, e São Tomé e Príncipe, a sudoeste. O segundo território é a parte continental do país, Mbini, encravado entre os Camarões, a norte, o Gabão a leste e sul e o Golfo da Guiné a oeste. Partes deste território estão mais próximas de São Tomé e Príncipe do que de Bioko. Finalmente, a sudoeste, a pequena ilha de Pagalu completa o país, tendo como vizinhos mais próximos São Tomé e Príncipe, a nordeste, e o Gabão a leste.

LocationEquatorialGuinea.svg

O país tem o maior produto interno bruto per capita do continente africano, embora seja um país de médio índice de desenvolvimento humano (0,556). Desde meados dos anos 1990, a Guiné Equatorial tornou-se um dos maiores produtores de petróleo do sub-Saara. Com uma população de 798 807 habitantes, é o país com o maior produto interno bruto per capita do continente Africano, e o 69º do mundo. No entanto, a riqueza é distribuída de forma muito desigual e poucas pessoas foram beneficiadas com as riquezas do petróleo. O país ocupa a 144ª posição em 2014 do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas. A ONU diz que menos de metade da população tem acesso à água potável e que 20% das crianças morrem antes de completar cinco anos.


Artigos selecionados

Annobón.png

Ano Bom é uma pequena ilha e província da Guiné Equatorial, localizada no Atlântico Sul, a 350 km da costa oeste do continente africano e 180 km a sudoeste da ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). O território mede aproximadamente 6,4 km (comprimento) por 3,2 km (largura), com área superficial total de 17,5 km². A população da ilha é determinada em 5.008 pessoas. As atividades econômicas principais são a pesca e extração de madeira.

A ilha constitui a pequena Província de Annobón, uma das sete províncias da Guiné Equatorial. Sua capital é a cidade de San Antonio de Palé (português moderno, Santo António da Praia), ao norte. Todas as outras localidades da ilha são nomeadas San Antonio. A vida é calma e os navios normalmente atracam para comprar água e alimentos frescos (abundantes). No entanto, não há serviço regular de transporte marítimo para o resto do país, e o trânsito de embarcações é muito pequeno. O gentílico local é anobonense.


Você sabia…

Categorias

Mapa

Equatorial Guinea's ethnic groups.png


Etnografia da Guiné Equatorial:
1. Fernandino; 2. Bubis; 3. Igbos; 4. Bakas; 5. Balengue (grupo étnico) ou Bisios; 6. Playeros (balengue) ou Bengas;  7. Gabonenses; 8. Crioulos anobonenses e 9. Fá d'Ambô ou outros crioulos portugueses; 10.Fangs; 11. Etnias minoritárias.

Imagem selecionada

Kathedrale Ela Nguema.jpg

Paróquia de São Francisco Xavier, sob a liderança dos Salesianos, no Bairro Ela Nguema, um bairro de Malabo.


Biografia selecionada

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo at the White House in 2014.jpg

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (Acoacán, Wele-Nzas, Rio Muni, 5 de junho de 1942) é um político guinéu-equatoriano que é presidente da Guiné Equatorial desde 1979. Ele depôs seu tio Francisco Macías Nguema em um golpe militar em agosto de 1979 e supervisionou a emergência da Guiné Equatorial como um importante produtor de petróleo desde o inicio na década de 1990. Obiang foi presidente da União Africana de 31 de janeiro de 2011 a 29 de janeiro de 2012. Ele é o governante mais antigo da África e o presidente com mais tempo de mandato no mundo.



WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Tópicos

Associados Wikimedia

Guiné Equatorial no Wikinotícias     Guiné Equatorial no Wikiquote     Guiné Equatorial no Wikilivros     Guiné Equatorial no Wikisource     Guiné Equatorial no Wikcionário     Guiné Equatorial na Wikiversidade     Guiné Equatorial no Wikivoyage     Guiné Equatorial no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Guin%C3%A9_EquatorialWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Guin%C3%A9_EquatorialCommons-logo.svg

Recarregar