Portal:Guiné Equatorial/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Artigo selecionado/1

Portal:Guiné Equatorial/Artigo selecionado/1

Malabo a 13-oct-01.jpg

Malabo (məˈlɑːboʊ) é a capital e maior cidade da Guiné Equatorial. Localizada na costa norte da Ilha Bioko (antiga Fernando Pó) sobre a borda de um vulcão submerso. O porto da cidade está localizado no Golfo da Guiné. A população da cidade é de cerca de 96.000 habitantes (estimativa de 2007). Malabo é também a capital da Região Insular, da província de Bioko Norte e do distrito de Malabo.

É a cidade mais antiga da Guiné Equatorial, onde pode ver uma abundância de edifícios de arquitetura colonial em coexistência com os edifícios modernos. As ruas, veredas quadradas revelam uma pré-concepção de cidade moderna, com zonas pedonais em todas, mas pelo tempo da sua concepção, prevê espaços verdes e de lazer, um fenômeno que provoca uma sensação de arquitetura de pressão, temperada pela baixa altura dos edifícios, com uma mistura entre ocidentalização e africanismo equilibrado.


Artigo selecionado/2

Portal:Guiné Equatorial/Artigo selecionado/2

Annobón.png

Ano Bom é uma pequena ilha e província da Guiné Equatorial, localizada no Atlântico Sul, a 350 km da costa oeste do continente africano e 180 km a sudoeste da ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). O território mede aproximadamente 6,4 km (comprimento) por 3,2 km (largura), com área superficial total de 17,5 km². A população da ilha é determinada em 5.008 pessoas. As atividades econômicas principais são a pesca e extração de madeira.

A ilha constitui a pequena Província de Annobón, uma das sete províncias da Guiné Equatorial. Sua capital é a cidade de San Antonio de Palé (português moderno, Santo António da Praia), ao norte. Todas as outras localidades da ilha são nomeadas San Antonio. A vida é calma e os navios normalmente atracam para comprar água e alimentos frescos (abundantes). No entanto, não há serviço regular de transporte marítimo para o resto do país, e o trânsito de embarcações é muito pequeno. O gentílico local é anobonense.


Artigo selecionado/3

Portal:Guiné Equatorial/Artigo selecionado/3 A Guiné Equatorial competiu nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, que decorreu do dia 8 ao dia 24 de Agosto de 2008. A participação do país em Londres marcou a sua sétima participação nos Jogos Olímpicos desde a sua estreia nos Jogos Olímpicos de 1984. A delegação incluiu os atletas Reginaldo Ndong, Emilia Mikue Ondo e José Mba Nchama. Ndong e Mikue Ondo qualificaram-se para os jogos através de um convite e Mba Nchama qualificou-se graças à sua prestação no Campeonato Africano de Judo de 2007. Mikue Ondo foi escolhida como a atleta que carregaria a bandeira nacional, tanto na cerimónia de abertura como na de encerramento. Ndong e Mikue Onde não progrediram na competição para além da primeira ronda nas respectivas modalidades e Mba Nchama foi eliminado na segunda ronda da sua modalidade.