Portal:Haiti/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo selecionado


O furacão Noel foi o décimo sexto ciclone tropical e o quinto furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2007. Noel desenvolveu-se em 27 de outubro de uma interação entre uma onda tropical e uma área de baixa pressão de altos níveis na porção centro-norte do Mar do Caribe. Noel fortaleceu-se pouco antes de atingir o Haiti, com ventos de 95 km/h. Noel também atingiu Cuba no seu caminho. O sistema tomou rumo para norte e em 1º de novembro tornou-se um furacão. O furacão acelerou para nordeste depois de passar sobre Bahamas. Em 2 de novembro, Noel começou a se tornar um ciclone extratropical. O Centro Canadense de Furacões classificou o sistema no mesmo dia como pós-tempestade tropical Noel até 22:00 UTC de 4 de novembro, momento em que Noel tornou-se totalmente um ciclone extratropical.

A tempestade causou 163 mortes ao longo de seu caminho, principalmente em Hispaniola, devido às enchentes e deslizamentos de terra. Atualmente, Noel é a tempestade mais mortífera desta temporada de furacões. Depois que Noel tornou-se totalmente um ciclone extratropical, causou enchentes e ventos fortes sobre Maine, Estados Unidos, e sobre o leste de Quebec e Labrador, Canadá. De fato, depois que Noel tornou-se um ciclone extratropical, ele tornou-se uma tempestade de neve. Mas a maioria dos danos e mortes causados por Noel foi durante a sua fase tropical. Como ciclone tropical, a menor pressão atmosférica central do sistema foi 980 mbar e os ventos constantes máximos foram 130 km/h. Como ciclone extratropical, a menor pressão atmosférica central do sistema foi 969 mbar e ventos constantes de 140 km/h.




A ocupação do Haiti pelos Estados Unidos começou em 28 de julho de 1915, quando 330 fuzileiros navais dos Estados Unidos desembarcaram em Port-au-Prince, no Haiti, sob a autoridade do do então presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson para "proteger os interesses americanos e estrangeiros"; a finalidade era a de dar proteção aos saneamentos norte-americanos das finanças do país e pela ameaça aos interesses da empresa estadunidense Sugar Company. As primeiras forças de invasão já haviam desembarcado do USS Montana em 27 de janeiro de 1914. A intervenção de julho ocorreu após o assassinato do ditador Vilbrun Guillaume Sam por uma multidão irritada por suas execuções políticas dos oposicionistas.

A ocupação terminou em 1 de agosto de 1934, depois que o presidente Franklin D. Roosevelt reafirmou um acordo de desocupação de agosto de 1933. O último contingente de fuzileiros navais estadunidenses partiu em 15 de agosto de 1934, após uma transferência formal de autoridade para a Garde d'Haïti.




Epicentro do sismo e a extensão do raio de intensidade.
Epicentro do sismo e a extensão do raio de intensidade.

O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe,foi registrado às 16h53m10s do horário local (21h53m10s UTC), na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw e ocorreu a uma profundidade de 10 km (6,2 mi). O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo; o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.

O terremoto causou grandes danos a Port-au-Prince, Jacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do patrimônio da capital, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido. A morte do Chefe da Missão, Hédi Annabi, foi confirmada em 13 de janeiro pelo presidente René Préval.




A Revolução Haitiana (1791-1804) foi a mais bem-sucedida das muitas rebeliões de escravos africanos no Hemisfério Ocidental e estabeleceu o Haiti como uma república negra livre, a primeira de seu tipo. Na época da revolução, o Haiti era uma colônia da França conhecida como Saint-Domingue. Por meio dessa revolução, os africanos e os povos de ascendência africana libertaram-se da colonização francesa e da escravidão.

O Haiti é a primeira república negra da história moderna. Passou diretamente de uma colônia francesa para a autogovernança através de um processo que teve efeito duradouro sobre a nação. O sistema estabelecido pelos proprietários de escravos demonstrou a eficácia da violência e da força no controle da maioria. Este sistema sobreviveu à revolução e continuou sob a república negra nascente. Uma elite mestiça assumiria o controle do poder político e econômico.