Portal:Heavy metal/Artigo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo em destaque/1

Portal:Heavy metal/Artigo em destaque/1

Stryper em concerto,1986

O metal cristão (ou o estrangeirismo white metal) é um género musical que engloba todo estilo de metal que possua letras cristãs. Muitos não o consideram um género musical, por ser um termo muito abrangente. Esses o consideram apenas uma nomenclatura que agrega todos os estilos de metal com letras cristãs. O género pode referir-se a qualquer estilo de metal (glam, heavy, power, symphonic, etc) tendo como característica comum letras que falam em temas cristãos, com um som pesado.

O metal cristão tem sua origem no começo da anos 1970. Geralmente, Resurrection Band, Messiah Prophet e Jerusalem são citadas como as primeiras bandas de Metal Cristão. Durante os anos 80, a banda Stryper ajudou a popularizar o género, já que eles foram a primeira banda de metal cristão a conseguir disco de platina.


Saiba mais...

 ver · editar Artigo em destaque/2

Portal:Heavy metal/Artigo em destaque/2

Alice In Chains em concerto, 2007

Alice in Chains é uma banda norte-americana de rock formada em 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell. Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal, glam rock, hard rock e de música acústica, ao invés do punk. Alice in Chains alcançou fama internacional como parte do movimento grunge do início dos anos 90, ao lado de bandas como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam. É uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 1990, tendo vendido aproximadamente 15 milhões de álbuns ao redor do mundo, além de ter dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of Flies e Alice in Chains), 11 singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e seis indicações aos Grammy Awards.

Mesmo nunca oficialmente debandado, a banda foi contaminada por extensa inatividade devido aos problemas de Layne Staley com drogas, culminando em sua morte em 2002. O Alice in Chains se reuniu em 2005.


Saiba mais...

 ver · editar Artigo em destaque/3

Portal:Heavy metal/Artigo em destaque/3

Slayer, The Fields of Rock, 2007

Slayer é uma banda norte-americana de thrash metal proveniente de Huntington Park, Califórnia, formada em 1981 pelos guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King. Slayer ganhou notoriedade a partir de 1986, com o álbum Reign in Blood, e é considerado como parte do Big Four of Thrash: as quatro maiores bandas de thrash metal de todos os tempos. Entre 1991 e 2004 a banda vendeu aproximadamente 3.5 milhões de cópias de álbuns nos Estados Unidos.

O estilo musical de Slayer envolve rápidos tremolos, variados e complexos solos de guitarra, riffs em escalas irregulares, bumbo duplo na bateria e vocais pesados alternando desde falsettos até guturais. As letras e arte dos álbuns se baseiam em temas como serial killers, satanismo, religião e guerra, e com o tempo, sua música tornou-se altamente influente, sendo frequentemente citada por muitas bandas como uma influência musical, visual e lírica.

Em mais de trinta anos de carreira, a banda lançou dois álbuns ao vivo, dois box sets, seis videoclipes, dois EPs e onze álbuns de estúdio, dos quais quatro receberam disco de ouro pela RIAA. A banda recebeu quatro nomeações para o Grammy, ganhando uma em 2007 para a canção "Eyes of the Insane" e outra em 2008 para a canção "Final Six". Slayer já tocou em vários grandes festivais de música em todo o mundo, incluindo Unholy Alliance, Download festival, Ozzfest e Rock in Rio.


Saiba mais...

 ver · editar Artigo em destaque/4

Portal:Heavy metal/Artigo em destaque/4

Judas Priest em 2005

Judas Priest é uma banda britânica de heavy metal criada em meados de 1969, em Birmingham. A formação clássica do grupo era composta por K. K. Downing, Glenn Tipton, Ian Hill, Rob Halford e Dave Holland, responsável pela gravação de seus álbuns de maior êxito na década de 1980.

A banda pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno, sendo um dos grupos mais influentes na história do gênero. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de alguns grupos de rock como o Deep Purple, suprimindo aos poucos a herança do blues e dando ênfase ao rock mais pesado. São creditados também pela introdução das guitarras duplas, uso de vocais operísticos, e pelas vestimentas de couro no heavy metal.

Com seus primeiros discos nos anos 1970 a banda angariou uma base crescente de fãs na cena, e após o lançamento dos álbuns British Steel (1980) e Screaming for Vengeance (1982), o quinteto ganhou fama mundial, obtendo várias certificações de ouro e platina com o decorrer dos anos. Com mais de quarenta anos de carreira e dezessete álbuns de estúdio lançados, o Judas Priest já vendeu cerca de 45 milhões de discos mundialmente.


Saiba mais...

 ver · editar Artigo em destaque/5

Portal:Heavy metal/Artigo em destaque/5

Iron Maiden durante show em 2013

Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris. O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, foi baseado na obra de Alexandre Dumas.

Pioneiros do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), a banda atingiu êxito substancial no início dos anos 1980, acompanhada de uma crescente base fãs. Mas foi com o disco The Number of the Beast de 1982 que o Iron Maiden chegou à fama internacional, engatando uma sequência de álbuns que tornaram-se clássicos do gênero. Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal, das mais antigas às modernas, e são considerados um dos grupos mais importantes e influentes do estilo.

Com quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, a banda veio a ser uma das mais bem sucedidas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 90 milhões de álbuns mundialmente, coroados com diversos certificados de ouro e platina. Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy pela canção "El Dorado". Foi, também, eleita como melhor banda ao vivo dos últimos anos pelo Brit Awards.


Saiba mais...