Portal:Heráldica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal da Heráldica


Blason pays fr FranceAncien.svg Blason Lametz.svg Blason region fr Bretagne.svg Dauphin of Viennois Arms.svg Blason Seigneurs de Ribemont.svg Blason ville fr Saint-Georges-lès-Baillargeaux (Vienne).svg Blason Royaume Navarre.svg


 ver · editar Introdução
Blason Projet-Blasons.svg

A heráldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos. As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos. No entanto, é importante notar que um brasão de armas é definido não visualmente, mas antes pela sua descrição escrita, a qual é dada numa linguagem própria – a linguagem heráldica.

Ao ato de desenhar um brasão dá-se o nome de brasonar. Para termos a certeza de que os heraldistas, após a leitura das descrições, estão a brasonar corretamente, criando brasões precisos e semelhantes entre si, a arte de brasonar segue uma série de regras mais ou menos estritas.




 ver · editar Artigos selecionados
Brasão de Mariluz
O brasão de armas do município de Mariluz, criado pela Lei Municipal n° 472 de 1973, é um dos três símbolos oficiais do município brasileiro supracitado — localizado no interior do estado do Paraná e distante 551 km da capital paranaense — cuja representação remete à cultura e história local. Seu uso é obrigatório no timbre de documentos oficiais emitidos pelos Poderes Legislativo e Executivo da cidade, e de outros órgãos da administração pública.

O projeto de lei do modelo do escudo oficial de Mariluz remonta à terceira legislatura municipal, tendo sido aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores e sancionado pelo então prefeito Joaquim Lopes Gutierres em 8 de novembro de 1973.

 ver · editar Você sabia…

... que o brasão de armas da Groenlândia retrata um urso polar levantando a pata esquerda, rompendo com a tradição heráldica de mostrar a pata direita levantada, porque os ursos polares são canhotos?

... que para a heráldica dos Estados Unidos, o governo federal e os governos estaduais não empregam brasões de armas, mas escolheram usar selos como seus emblemas oficiais?

... que a representação atual da sereia no brasão da cidade polonesa de Ustka é o resultado de um debate de dois anos sobre o tamanho de seus seios?

... que o brasão de Ullensaker é o único brasão municipal norueguês retratando um deus nórdico?

... que o tigre no brasão de armas de Singapura representa a Malásia?

... que o cavaleiro retratado no brasão de armas de Moscou é identificado como São Jorge?


 ver · editar Elementos de um brasão
 ver · editar Brasão selecionado
Austria Bundesadler.svg

O brasão de armas da Áustria foi modificado após a Segunda Guerra Mundial para incluir uma corrente partida significando a libertação do nazismo. Usa uma águia de cabeça única ao invés da águia bicéfala do antigo Império Austro-Húngaro.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Heráldica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Heráldica no Commons Heráldica no Commons
Imagens e mídia
Heráldica no Wikcionário Heráldica no Wikcionário
Definições
Heráldica no Wikilivros Heráldica no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Heráldica no Wikinotícias Heráldica no Wikinotícias
Notícias
Heráldica no Wikiquote Heráldica no Wikiquote
Citações
Heráldica no Wikisource Heráldica no Wikisource
Biblioteca
Heráldica na Wikiversidade Heráldica na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


Purgar cache do servidor