Portal:Igreja Anglicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este Portal está on-line desde 20 de Junho de 2019
Portal da Igreja Anglicana
 ver · editar Anglicanismo
Bandeira da Comunhão Anglicana.

O anglicanismo é uma tradição cristã ocidental que se desenvolveu a partir das práticas, liturgia e identidade da Igreja da Inglaterra. Os adeptos do anglicanismo são chamados "anglicanos". A maioria dos anglicanos são membros das províncias eclesiásticas nacionais ou regionais da Comunhão Anglicana internacional , que forma a terceira maior comunhão cristã do mundo, depois da Igreja Católica Romana e da Igreja Ortodoxa Oriental . Eles estão em plena comunhão com a Sé de Canterbury e, portanto, com o Arcebispo de Canterbury , a quem a comunhão se refere como seu primus inter pares (latim, "primeiro entre iguais"). Ele chama a decenal Conferência de Lambeth , preside a reunião dos primatas e é o presidente do Conselho Consultivo Anglicano . Algumas igrejas que não fazem parte da Comunhão Anglicana ou são reconhecidas pela Comunhão Anglicana também se consideram anglicanas, incluindo aquelas que fazem parte do Movimento Anglicano Continuante, (GAFCON) e do realinhamento anglicano .

Depois da Revolução Americana , as congregações anglicanas nos Estados Unidos e na América do Norte britânica (que mais tarde formariam a base do moderno país do Canadá ) foram reconstituídas em igrejas autônomas com seus próprios bispos e estruturas autogovernadas; estes eram conhecidos como a Igreja Episcopal Americana e a Igreja da Inglaterra no Domínio do Canadá . Através da expansão do Império Britânico e da atividade de missões cristãs , esse modelo foi adotado como modelo para muitas igrejas recém-formadas, especialmente na África, Australásia e Ásia-Pacífico. No século 19, o termo anglicanismo foi cunhado para descrever a tradição religiosa comum dessas igrejas; como também o da Igreja Episcopal Escocesa , que, apesar de ter se originado anteriormente na Igreja da Escócia , passou a ser reconhecida como compartilhando essa identidade comum.

 ver · editar Artigo selecionado


St Mary's Church, Acton
Igreja de Santa Maria, Acton situada em Acton, uma aldeia a oeste de Nantwich , Cheshire , Inglaterra . É uma classe I edifício listado . Uma igreja esteve presente neste lugar desde antes da época da Pesquisa Domesday . A torre é a mais antiga de Cheshire, embora tenha sido em grande parte reconstruída após sua queda, em 1757. Uma característica incomum do interior da igreja é que o antigo assento de pedra em torno de seus lados foi mantido. No corredor sul estão algumas pedras antigas esculpidas que remontam à era normanda . Clifton-Taylor inclui a igreja em sua lista das "melhores" igrejas paroquiais inglesas. A igreja possui uma relógio de Sol do século XVII. A igreja continua ativa como uma igreja paroquial anglicana .

É o membro mais ativo do Grupo Cross Country de Igrejas Paroquiais que compreende Santa Maria, São Bartolomeu, Igreja Minshull , St. Oswald, Worleston e St David's, Wettenhall. As igrejas compartilham um vigário e três leitores licenciados . O atual vigário é o Rev. Peter Lillicrap. Santa Maria realiza dois ou três cultos todos os domingos e um serviço da Santa Comunhão toda quarta-feira. O grupo de igrejas também está envolvido com atividades comunitárias, incluindo o Praise & Play para crianças em idade pré-escolar e seus cuidadores, o clube de jovens do Holy Disorder e o 1º Darnhall.Guias e Brownies . A igreja está aberta para visitas e orações privadas nas manhãs de quarta-feira.

 ver · editar Imagen selecionada


Old saint pauls 2.jpg
Crédito: Dean S. Pemberton

Igreja antiga de São Paulo em Wellington, Nova Zelândia. Esta foto da nave é um exemplo de imagem de alta faixa dinâmica

 ver · editar Você sabia ?

May crowning at Walsingham

  • ... O Livro de Oração Comum é o livro de oração fundamental do Anglicanismo?
  • ... que o anglicanismo é o terceiro maior segmento cristão do mundo?
  • ... que Kenneth John Woollcombe foi mencionado como possível arcebispo de Canterbury depois que Arthur Michael Ramsey se aposentou?
  • ... que existem aproximadamente 90 milhões de anglicanos, estando 120 mil no Brasil?
 ver · editar Notícias



 ver · editar Biografia selecionada
James VI and I
James VI e I (19 de junho de 1566 - 27 de março de 1625) foi Rei da Escócia como James VI, e Rei da Inglaterra e Rei da Irlanda como James I.

Ele governou na Escócia como James VI, de 24 de julho de 1567, quando tinha apenas um ano de idade, sucedendo sua mãe Maria, rainha da Escócia, que havia sido forçada a abdicar. Os regentes governaram durante sua minoridade, que terminou oficialmente em 1578, embora ele não ganhasse controle total de seu governo até 1581. Em 24 de março de 1603, como James I, ele sucedeu o último monarca Tudor da Inglaterra e Irlanda, Elizabeth I, que morreu. sem problema. Ele então governou a Inglaterra, Escócia e Irlanda por 22 anos, até sua morte aos 58 anos.

James alcançou a maior parte de seus objetivos na Escócia, mas enfrentou grandes dificuldades na Inglaterra, incluindo a Conspiração da Pólvora em 1605 e repetiu conflitos com o Parlamento inglês. De acordo com uma tradição originária dos historiadores de meados do século XVII, o gosto de James pelo absolutismo político, sua irresponsabilidade financeira e seu cultivo de favoritos impopulares estabeleceram a base para a Guerra Civil Inglesa. Historiadores recentes, no entanto, revisaram a reputação de James e o trataram como um monarca sério e pensativo.

 ver · editar Dias santos selecionados
 ver · editar Templo selecionado
The Church, Launceston.jpg
A Igreja Anglicana da Santíssima trindade em Launceston, Austrália, começou a ser construída em 1841, a igreja atual foi inaugurada em 1902, possui mais de 100 anos de história, e um órgão bem antigo. Conhecida pela digna formalidade de seus serviços de adoração, a Santíssima Trindade é frequentemente descrita como "anglo-católica", embora a diocese da Tasmânia seja descrita como reformada. Seus serviços mantêm a liturgia anglicana estabelecida, e os principais elementos da missa são um coro, procissões, vestimentas liturgicas e, por vezes, incenso. Como acontece com todas as igrejas anglicanas, há uma ênfase em ouvir a palavra de Deus através de leituras da Bíblia, e uma tentativa de lidar com o seu significado em sermões focados na Bíblia. A paróquia da Santíssima Trindade também possui congregações menores como:St Matthias, Windermere , St James, Franklin Village e St Andrew's, Evandale, todas ministradas pelo padre Dane Courtney.

[[|Saiba mais...]]

 ver · editar Categorias