Portal:Igreja Anglicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este Portal está on-line desde 20 de Junho de 2019
Portal da Igreja Anglicana

Anglicanismo

Bandeira da Comunhão Anglicana.

O anglicanismo é uma tradição cristã ocidental que se desenvolveu a partir das práticas, liturgia e identidade da Igreja da Inglaterra. Os adeptos do anglicanismo são chamados "anglicanos". A maioria dos anglicanos são membros das províncias eclesiásticas nacionais ou regionais da Comunhão Anglicana internacional , que forma a terceira maior comunhão cristã do mundo, depois da Igreja Católica Romana e da Igreja Ortodoxa Oriental . Eles estão em plena comunhão com a Sé de Canterbury e, portanto, com o Arcebispo de Canterbury , a quem a comunhão se refere como seu primus inter pares (latim, "primeiro entre iguais"). Ele chama a decenal Conferência de Lambeth , preside a reunião dos primatas e é o presidente do Conselho Consultivo Anglicano . Algumas igrejas que não fazem parte da Comunhão Anglicana ou são reconhecidas pela Comunhão Anglicana também se consideram anglicanas, incluindo aquelas que fazem parte do Movimento Anglicano Continuante, (GAFCON) e do realinhamento anglicano .

Depois da Revolução Americana , as congregações anglicanas nos Estados Unidos e na América do Norte britânica (que mais tarde formariam a base do moderno país do Canadá ) foram reconstituídas em igrejas autônomas com seus próprios bispos e estruturas autogovernadas; estes eram conhecidos como a Igreja Episcopal Americana e a Igreja da Inglaterra no Domínio do Canadá . Através da expansão do Império Britânico e da atividade de missões cristãs , esse modelo foi adotado como modelo para muitas igrejas recém-formadas, especialmente na África, Australásia e Ásia-Pacífico. No século 19, o termo anglicanismo foi cunhado para descrever a tradição religiosa comum dessas igrejas; como também o da Igreja Episcopal Escocesa , que, apesar de ter se originado anteriormente na Igreja da Escócia , passou a ser reconhecida como compartilhando essa identidade comum.

Artigo selecionado

Old St Paul's
Old St. Paul's é um nome usado para se referir à catedral gótica na cidade de Londres, construída entre 1087 e 1314. No seu auge, a catedral era a terceira maior igreja da Europa e possuía uma das torres mais altas. A catedral foi destruída no Grande Incêndio de Londres de 1666, e a atual Catedral de St. Paul foi posteriormente erguida no local em estilo barroco inglês por Sir Christopher Wren.

A catedral acabada na Idade Média era famosa por sua beleza interior. William Benham escreveu em 1902: "Não tinha rival na Inglaterra, talvez se possa dizer na Europa". O imenso comprimento da nave era particularmente notável, com um triforium normando e um teto abobadado. O comprimento ganhou o apelido de "andar de Paulo". O vitral tinha a reputação de ser o melhor do país, e a vitrine rosa do leste era particularmente requintada.

As paredes estavam alinhadas com os túmulos de bispos e nobreza medievais. Dois reis anglo-saxões foram enterrados no interior: Sebbi, rei dos saxões do leste, e Etelredo, o Despreparado. Um número de figuras históricas, como John of Gaunt, 1º Duque de Lancaster e John Beauchamp, 3° Barão Beauchamp de Somerset, construíram monumentos particularmente grandes. A catedral também deveria conter os túmulos do poeta e clérigo John Donne e do ministro da Coroa, Nicholas Bacon.

Imagen selecionada

Stone sculptor at work.jpg
Crédito: Bain News Service

Um escultor trabalhando em uma estátua de anjo em 1909 para a Catedral de São João, o Divino .

Você sabia ?

May crowning at Walsingham

  • ... que durante o mês de maio anglo-católicos celebram a coroação da Santíssima virgem Maria como rainha dos céus e mãe de Deus?
  • ... que a Igreja Anglicana é a terceira maior igreja cristã do mundo?
  • ... que Kenneth John Woollcombe foi mencionado como possível arcebispo de Canterbury depois que Arthur Michael Ramsey se aposentou?
  • ... que a Igreja Anglicana possui 86 milhões de membros, estando 120 mil no Brasil?

Notícias


Biografia selecionada

James VI and I
James VI e I (19 de junho de 1566 - 27 de março de 1625) foi Rei da Escócia como James VI, e Rei da Inglaterra e Rei da Irlanda como James I.

Ele governou na Escócia como James VI, de 24 de julho de 1567, quando tinha apenas um ano de idade, sucedendo sua mãe Maria, rainha da Escócia, que havia sido forçada a abdicar. Os regentes governaram durante sua minoridade, que terminou oficialmente em 1578, embora ele não ganhasse controle total de seu governo até 1581. Em 24 de março de 1603, como James I, ele sucedeu o último monarca Tudor da Inglaterra e Irlanda, Elizabeth I, que morreu. sem problema. Ele então governou a Inglaterra, Escócia e Irlanda por 22 anos, até sua morte aos 58 anos.

James alcançou a maior parte de seus objetivos na Escócia, mas enfrentou grandes dificuldades na Inglaterra, incluindo a Conspiração da Pólvora em 1605 e repetiu conflitos com o Parlamento inglês. De acordo com uma tradição originária dos historiadores de meados do século XVII, o gosto de James pelo absolutismo político, sua irresponsabilidade financeira e seu cultivo de favoritos impopulares estabeleceram a base para a Guerra Civil Inglesa. Historiadores recentes, no entanto, revisaram a reputação de James e o trataram como um monarca sério e pensativo.

Dias santos selecionados

Templo selecionado

Cardboard Cathedral 09.JPG
A Catedral de Papelão, formalmente chamada de Catedral de Transição, em Christchurch , Nova Zelândia, é a pró-catedral transitória da Diocese Anglicana de Christchurch , substituindo a Catedral Christchurc, que foi significativamente danificada no terremoto de Christchurch em 2011 . A catedral de papelão foi projetada pelo arquiteto japonês Shigeru Ban e inaugurada em agosto de 2013. Ela está localizada no local da Igreja de São João Batista, na esquina das Ruas Hereford e Madras, na Latimer Square, a várias quadras da localização permanente da Christchurch Cathedral.

Categorias

Portais Relacionados

Wikimedia

Igreja Anglicana no Wikinotícias     Igreja Anglicana no Wikiquote     Igreja Anglicana no Wikilivros     Igreja Anglicana no Wikisource     Igreja Anglicana no Wikcionário     Igreja Anglicana na Wikiversidade     Igreja Anglicana no Wikivoyage     Igreja Anglicana no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Igreja_AnglicanaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Igreja_AnglicanaCommons-logo.svg