Portal:Igreja Ortodoxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este Portal está on-line desde 27 de fevereiro de 2018
Principal   Santos   Templos  
 ver·editar Portal da Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa (em grego: όρθος; transl.: órthos , lit. reto, correto e δόξα, transl. dóxa: opinião, glória; literalmente, "igreja da opinião correta" ou "igreja da glória verdadeira", como traduzido pelos eslavos) ou Igreja Católica Ortodoxa é uma comunhão de igrejas cristãs autocéfalas, herdeiras da cristandade do Império Bizantino, que reconhece o primado de honra do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla desde que a sede de Constantinopla e Roma deixaram de comungar, resultando no Grande Cisma do Oriente. Reivindica ser a mesma instituição anunciada por Jesus, considerando seus líderes sucessores dos apóstolos.

No seu conjunto, a Igreja Ortodoxa é a segunda maior confissão cristã (atrás do catolicismo romano, e também a segunda maior instituição religiosa do mundo (atrás da Igreja Católica Romana), contando ao todo com aproximadamente 250 milhões de fiéis, concentrados sobretudo nos países da Europa Oriental. As maiores igrejas locais são a russa e a romena.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado

Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: ησοῦς; transl.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C. e morreu por volta de 30–33 d.C., é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.

O Novo Testamento afirma que a ressurreição de Jesus é o fundamento da fé cristã (Coríntios 15:12). Os cristãos acreditam que pela sua morte e ressurreição, os seres humanos se podem reconciliar com Deus, sendo-lhes oferecida salvação e a promessa de vida eterna. Recordando as palavras de João Batista a seguir ao batismo de Jesus, estas doutrinas por vezes denominam-no Cordeiro de Deus, por ter sido sacrificado para cumprir o seu papel enquanto servo de Deus. Jesus é assim visto como o novo e último Adão, cuja obediência contrasta com a desobediência de Adão. Os cristãos veem Jesus como um modelo de vida, sendo encorajados a imitar a sua vida focada em Deus.

Muitos cristãos acreditam que Jesus foi ao mesmo tempo humano e o Filho de Deus. Embora a sua natureza seja alvo de debate teológico. Os cristãos trinatários acreditam que Jesus é o Logos, a encarnação de Deus e Deus, o Filho, simultaneamente divino e humano.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar Imagem destacada
 ver·editar Categorias
 ver·editar Notícias
 ver·editar Você sabia que…


 ver·editar Como colaborar!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Igreja Ortodoxa na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam por sua preciosa colaboração:

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Crie ou melhore artigos sobre o cristianismo ortodoxo, segundo os cinco pilares da Wikipédia.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie ou desenvolva artigos de destaque relacionados com a Ortodoxia, dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal-Igreja-Ortodoxa}} em artigos relacionados. Adicione também {{Portal3|Igreja Ortodoxa}}.

   Como ajudar?   


 ver·editar Relacionados
 ver·editar Ano litúrgico ortodoxo

O ano litúrgico ortodoxo dita o ritmo da vida litúrgica da Igreja Ortodoxa. Associado a cada data estão passagens da Sagrada Escritura, santos e eventos de comemoração, e muitas vezes regras especiais para o jejum ou festas.

Há dois tipos de festas no calendário ortodoxo: fixas e móveis. Festas fixas ocorrem no mesmo dia de cada ano, enquanto festas móveis mudam a cada ano. As festas móveis geralmente são calculadas em relação à Páscoa, pelo que o ciclo é conhecido como ciclo pascal.

Crystal 128 forward.png
Explore o calendário litúrgico


Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Wikimedia
Igreja Ortodoxa no Wikinotícias     Igreja Ortodoxa no Wikiquote     Igreja Ortodoxa no Wikilivros     Igreja Ortodoxa no Wikisource     Igreja Ortodoxa no Wikcionário     Igreja Ortodoxa na Wikiversidade     Igreja Ortodoxa no Wikivoyage     Igreja Ortodoxa no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Igreja_OrtodoxaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Igreja_OrtodoxaCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página