Portal:Ilhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Ilhas

Estas ilhas de Fernando de Noronha são as partes visíveis de montanhas submersas.

Uma ilha é qualquer parte de terra subcontinental que se encontra cercado por água. Ilhas muito pequenas, como características de terras emergentes nos atóis podem ser chamadas ilhotas, escolhos, cayos. Uma ilha em um rio ou uma ilha em um lago pode ser chamada de eyot (também ait ou holm). Um agrupamento de ilhas geograficamente ou geologicamente relacionadas é chamado de arquipélago. Existem dois tipos principais de ilhas: ilhas continentais e ilhas oceânicas. Há também as ilhas artificiais.



Artigo selecionado

Djerba topographic map-fr.svg

Djerba, Jerba ou Yerba (em árabe: جربة; romaniz.: Ǧirba ou Jarbah), também chamada no passado Gerba, Girba, ou, em castelhano, Los Gelves, é uma ilha situada na costa mediterrânica do sul da Tunísia, com 514 km² de área. É a maior ilha costeira do Norte de África e situa-se a sudeste do golfo de Gabès, barrando a entrada do golfo de Boughrara. Tem cerca de 20 por 25 km e 150 km de costa.

Segundo a lenda, Djerba foi visitada por Ulisses. Os cartagineses tiveram ali diversos entrepostos comerciais, os romanos fundaram várias cidades e desenvolveram a agricultura e o comércio portuário. Passou depois pelo domínio dos vândalos e dos bizantinos antes de ser uma possessão árabe. Desde os anos 1960 que é um destino turístico popular, pelas suas praias que alguns consideram as melhores do Mediterrâneo. Apresenta algumas características culturais únicas na Tunísia, como o facto duma parte da população ser ibadita, de ser um dos últimos locais onde ainda se fala berbere na Tunísia, da presença outrora importante duma comunidade judaica, cuja origem, segundo a tradição, remonta à destruição do Templo de Salomão.

A ilha está ligada ao continente na extremidade sudoeste por um ferryboat que liga Ajim a Jorf e a sudeste por uma estrada que atravessa o estreito muito pouco profundo entre El Kantara e a península de Zarzis. A construção mais antiga desta última via pode remontar ao final do século III a.C..

Ler mais ...


Artigos relacionados


Imagem selecionada

Fernando noronha.jpg
Crédito: Fernando de Noronha

Estas ilhas de Fernando de Noronha são as partes visíveis de montanhas submersas. Fernando de Noronha é um arquipélago de 21 ilhas e ilhotas no Oceano Atlântico no mar da costa brasileira.

Mais imagens selecionadas Leia mais...

Categorias


Colabore

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Ilhas na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



Portais relacionados

Wikimedia

Ilhas no Wikinotícias     Ilhas no Wikiquote     Ilhas no Wikilivros     Ilhas no Wikisource     Ilhas no Wikcionário     Ilhas na Wikiversidade     Ilhas no Wikivoyage     Ilhas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/IlhasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/IlhasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/IlhasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/IlhasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/IlhasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IlhasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/IlhasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:IlhasCommons-logo.svg

Portais da Wikipédia

Purgar cache do servidor