Portal:Ilhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal Ilhas


Estas ilhas de Fernando de Noronha são as partes visíveis de montanhas submersas.

Uma ilha é qualquer parte de terra subcontinental que se encontra cercado por água. Ilhas muito pequenas, como características de terras emergentes nos atóis podem ser chamadas ilhotas, escolhos, cayos. Uma ilha em um rio ou uma ilha em um lago pode ser chamada de eyot (também ait ou holm). Um agrupamento de ilhas geograficamente ou geologicamente relacionadas é chamado de arquipélago. Existem dois tipos principais de ilhas: ilhas continentais e ilhas oceânicas. Há também as ilhas artificiais.



 ver · editar Artigo selecionado


Ilhas Malvinas (em inglês: Falkland Islands; em castelhano: Islas Malvinas), cujo nome oficial é Ilhas Falkland, ou simplesmente Falklands, são um arquipélago localizado no sul do oceano Atlântico, na plataforma continental da Patagônia. As principais ilhas estão cerca de 500 quilômetros a leste da costa do sul da América do Sul, a uma latitude de cerca de 52°S. O arquipélago, com uma área de 12 200 quilômetros quadrados, é composto pela Malvina Ocidental, Malvina Oriental e outras 776 ilhas menores. Como um território britânico ultramarino, as ilhas têm governo próprio e o Reino Unido assume a responsabilidade pela defesa e relações internacionais do território. A capital é a cidade de Stanley, na Malvina Oriental.

Existe uma grande controvérsia sobre a descoberta e posterior colonização das Malvinas pelos europeus. Em vários momentos, as ilhas tiveram assentamentos franceses, britânicos, espanhóis e argentinos. O Reino Unido reafirmou seu controle sobre o arquipélago em 1833, embora a Argentina mantenha sua reivindicação às ilhas. Em abril de 1982, forças argentinas ocuparam temporariamente o território. A administração britânica foi restaurada dois meses mais tarde, no final da Guerra das Malvinas.

Ler mais ...


 ver · editar Artigos relacionados


 ver · editar Imagem selecionada


Malé, capital da República das Maldivas
Malé, capital da República das Maldivas
Crédito:

Malé, capital da República das Maldivas

Mais imagens selecionadas Leia mais...
 ver · editar Categorias


 ver · editar Colabore


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Ilhas na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia


Ilhas no Commons Ilhas no Commons
Imagens e mídia
Ilhas no Wikcionário Ilhas no Wikcionário
Definições
Ilhas no Wikilivros Ilhas no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Ilhas no Wikinotícias Ilhas no Wikinotícias
Notícias
Ilhas no Wikiquote Ilhas no Wikiquote
Citações
Ilhas no Wikisource Ilhas no Wikisource
Biblioteca
Ilhas na Wikiversidade Ilhas na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais da Wikipédia

Purgar cache do servidor