Portal:Ilhas Marshall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of the Marshall Islands.svg

As Ilhas Marshall (em inglês: Marshall Islands, pronunciado: [ˈmɑrʃəl ˈaɪləndz] (Sobre este somescutar?·info); em marshalês: Aelōñin M̧ajeļ, pronunciado: [ɑ̯ɑ͡ɒo̯o͡ɤrˠɤɡɯ͡inʲ mˠɑɑ̯zʲɛ͡ʌɫ]), oficialmente Repúblicas das Ilhas Marshall (em inglês: Republic of the Marshall Islands; em marshalês: Aolepān Aorōkin M̧ajeļ), são um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Quiribáti, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a Ilha Wake, pertencente aos Estados Unidos, a norte.

Embora independente, o país desfruta de uma "livre associação" com os EUA, que são responsáveis pela segurança e pela defesa das Ilhas Marshall.

LocationMarshallIslands.png

A moeda oficial do país é o dólar, e as línguas oficiais são o inglês e o marshalês. O atol mais populoso é Majuro, que serve igualmente como capital do país. Mais de 90% da população é composta por marshallinos étnicos, a maioria dos quais professam religiões neopentecostais, pertencendo à Igreja Unida de Cristo ou a Assembleias de Deus.

O nome do país provém do explorador britânico John Marshall.


 ver · editar Artigo em destaque
Bikini 2244493428 13643c6505 o.jpg

O Atol de Bikini é um atol do Oceano Pacífico onde foram realizadas explosões atômicas experimentais, a primeira ocorrendo em julho de 1946,. Também conhecido como Atol de Pikini, é um atol desabitado, devido a radioatividade resultante das explosões atômicas, de 6 km² localizado na Micronésia, no Oceano Pacífico, 11° 30' N 165° 25' E. O Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall e é formado por 36 ilhas que rodeiam uma lagoa. O atol foi parte do programa de testes nucleares desenvolvido pelos Estados Unidos, após ser invadida durante a Segunda Guerra Mundial. No local foram lançadas mais de 20 bombas de hidrogênio e bombas nucleares, entre julho de 1946 e 1958.

Antes da realização dos testes nucleares, a população nativa foi transferida para o Atol de Rongerik. No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, alguns dos antigos moradores do Atol de Bikini retornaram das Ilhas Kili, mas foram novamente transferidos, devido a alta radioatividade.


Ler mais ...


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada


Laura beach n tree (170671778).jpg
Laura Beach, Ilhas Marshall.


 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.