Portal:Ilhas Marshall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of the Marshall Islands.svg

As Ilhas Marshall (em inglês: Marshall Islands, pronunciado: [ˈmɑrʃəl ˈaɪləndz] ( ouvir); em marshalês: Aelōñin M̧ajeļ, pronunciado: [ɑ̯ɑ͡ɒo̯o͡ɤrˠɤɡɯ͡inʲ mˠɑɑ̯zʲɛ͡ʌɫ]), oficialmente Repúblicas das Ilhas Marshall (em inglês: Republic of the Marshall Islands; em marshalês: Aolepān Aorōkin M̧ajeļ), são um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Quiribáti, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a Ilha Wake, pertencente aos Estados Unidos, a norte.

Embora independente, o país desfruta de uma "livre associação" com os EUA, que são responsáveis pela segurança e pela defesa das Ilhas Marshall.

LocationMarshallIslands.png

A moeda oficial do país é o dólar, e as línguas oficiais são o inglês e o marshalês. O atol mais populoso é Majuro, que serve igualmente como capital do país. Mais de 90% da população é composta por marshallinos étnicos, a maioria dos quais professam religiões neopentecostais, pertencendo à Igreja Unida de Cristo ou a Assembleias de Deus.

O nome do país provém do explorador britânico John Marshall.


Mostrar novas seleções

Artigo em destaque

Bikini 2244493428 13643c6505 o.jpg

O Atol de Bikini é um atol do Oceano Pacífico onde foram realizadas explosões atômicas experimentais, a primeira ocorrendo em julho de 1946,. Também conhecido como Atol de Pikini, é um atol desabitado, devido a radioatividade resultante das explosões atômicas, de 6 km² localizado na Micronésia, no Oceano Pacífico, 11° 30' N 165° 25' E. O Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall e é formado por 36 ilhas que rodeiam uma lagoa. O atol foi parte do programa de testes nucleares desenvolvido pelos Estados Unidos, após ser invadida durante a Segunda Guerra Mundial. No local foram lançadas mais de 20 bombas de hidrogênio e bombas nucleares, entre julho de 1946 e 1958.

Antes da realização dos testes nucleares, a população nativa foi transferida para o Atol de Rongerik. No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, alguns dos antigos moradores do Atol de Bikini retornaram das Ilhas Kili, mas foram novamente transferidos, devido a alta radioatividade.



Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Ilhas Marshall no Wikinotícias     Ilhas Marshall no Wikiquote     Ilhas Marshall no Wikilivros     Ilhas Marshall no Wikisource     Ilhas Marshall no Wikcionário     Ilhas Marshall na Wikiversidade     Ilhas Marshall no Wikivoyage     Ilhas Marshall no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Ilhas_MarshallWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Ilhas_MarshallCommons-logo.svg

Recarregar