Portal:Imprensa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal Imprensa
Página principal   Papel   Jornal   Revista

Imprensa

Uma tipografia do século XV.
Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o jornalismo e outras funções de comunicação informativa — em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e, com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido.

Artigos em destaque

Imprensa no Brasil Lei de Imprensa
Vendedores de periódicos no Río de Janeiro em 1899.
Imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente, a imprensa se fazia presente desde o século XVI. A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1808, com a criação da Impressão Régia, hoje Imprensa Nacional, pelo príncipe-regente dom João.
Jornais
Lei de Imprensa foi uma lei instituída no Brasil durante a Ditadura Militar, e que vigorou até 30 de abril de 2009, quando foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal, a partir de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo deputado federal Miro Teixeira. Com a revogação da lei, na prática considerada inconstitucional pelo STF, juízes de todo o país não poderão tomar decisões baseadas no texto de 1967. O julgamento de jornalistas deverá ser feito com base nos Códigos Penal e Civil. Fica extinta, por exemplo, a previsão legal de prisão especial para jornalistas.
Imprensa Nacional Agência de notícias
Imprensa Nacional é um órgão do governo brasileiro responsável pela publicação do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça. Nasceu por decreto do príncipe regente D. João, em 13 de maio de 1808, com o nome de Impressão Régia. Recebeu, no decorrer dos anos, novos nomes: Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, lmprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, Imprensa Nacional. Agência de notícias ou agência noticiosa é uma empresa jornalística especializada em difundir informações e notícias diretamente das fontes para os veículos de comunicação. As agências não fornecem diretamente ao público, mas sim para jornais, revistas, rádios, TVs, websites, a chamada mídia, que por isso mesmo media a comunicação entre a fonte e os leitores/espectadores. No Brasil, a pioneira das agências foi a Meridional, atual D.A. Press.

Imagens em destaque

Vendedores de jornais no Brooklyn (1908). Máquina tipográfica Heidelberg Minerva. Diário Oficial com a lei 3353, extinguindo a escravidão no Brasil.
Vendedores de jornais
no Brooklyn (1908).
Máquina tipográfica
Heidelberg Minerva.
Diário Oficial com a lei 3353,
extinguindo a escravidão no Brasil.

Sabia que...

...em 1440, Gutemberg desenvolveu a imprensa, o que permitiu produzir e reproduzir volumes e impressos.

...a primeira publicação impressa periódica regular (semanal), o Nieuwe Tijdinghen, aparece em 1602, na Antuérpia.

...após a Revolução Industrial é inventada as impressoras a vapor.

...o Brasil demora a conhecer a imprensa, por causa da censura e da proibição de tipografias na colônia, impostas pela Coroa Portuguesa.

...a Suécia foi o primeiro país do mundo que implementou a Liberdade de imprensa através de uma lei criada no ano de 1766.

...em 1844, a invenção do telégrafo por Samuel Morse revoluciona a transmissão de informações, e permite o envio de notícias a longas distâncias.

...em 1890 com a invenção da máquina de quatro cores permitiu aos jornais norte-americanos publicar textos com mais qualidades e quadrinhos de humor.

...em 1910 foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa.

...durante a ditadura militar de 1964, várias veículos de imprensa - rádio, TV e jornais - foram submetidos a censura.

...em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) proclamou o dia 3 de maio como Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

...em 1997, a UNESCO criou o Prêmio Mundial "Guillermo Cano" de Liberdade de Imprensa, visando homenagear uma pessoa, organização ou instituição que realizou uma grande contribuição na defesa e/ou promoção da liberdade de imprensa no mundo.

Categorias

Para ver todas as subcategorias, clique em [►]

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a imprensa dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a imprensa.

Wikimedia

Portais relacionados

Literatura Literatura Jornalismo Jornalismo Banda desenhada Banda desenhada