Portal:Incas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal dos Incas


Este portal pretende reunir conteúdos relacionados à civilização inca.


 ver · editar Introdução

Império Inca (Tawantinsuyu em quíchua) foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana. A administração política e o centro de forças armadas do império ficavam localizados em Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"), no atual Peru. O império surgiu nas terras altas peruanas em algum momento do século XIII. De 1438 até 1533, os incas utilizaram vários métodos, da conquista militar à assimilação pacífica, para incorporar uma grande porção do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, incluindo grande parte do atual Equador e Peru, sul e oeste da Bolívia, noroeste da Argentina, norte do Chile e sul da Colômbia.

O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua. Outro idioma que se destacava era a língua aimará, de uma das principais etnias componentes, os aimarás. O nome quíchua para o império era Tawantinsuyu, que pode ser traduzido como as quatro regiões ou as quatro regiões unidas. Antes da reforma ortográfica era escrita em espanhol como Tahuantinsuyo. Tawantin é um grupo de quatro partes (tawa significa "quatro", com o sufixo -ntin que nomeia um grupo); Suyu significa "região" ou "província". O império foi dividido em quatro Suyus, cujos cantos faziam fronteira com a capital, Cusco (Qosqo).


Ler mais ...


 ver · editar Artigos selecionados

Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.

Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais. A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a história inca, tudo planejado para a passagem do deus sol.


Ler mais ...


 ver · editar Categorias
 ver · editar Biografia selecionada
O 9º Inca: Pachacuti; desenho de Felipe Guamán Poma de Ayala em "Nova crônica e bom governo" (1615).
O 9º Inca: Pachacuti; desenho de Felipe Guamán Poma de Ayala em "Nova crônica e bom governo" (1615).

Pachacuti, (em espanhol Pachacútec, do quíchua Pacha Kutiq, "O que muda a Terra", ou "Reformador da Terra"; Cusco, ¿1400? - 1471) foi o nono governante do Império Inca e seu primeiro imperador, entre os anos 1438 e 1471/1472. Segundo Pedro Sarmiento de Gamboa, ele tomou o reino quando tinha 22 anos, reinou por 103 anos, e viveu 125 anos.

Como parte de sua visão de estadista e guerreiro conquistou muitas etnias e estados, com destaque para a conquista de Collao, o que aumentou o prestígio do Inca Pachacuti em particular, que pela notável expansão de seus domínios foi considerado um líder excepcional, dando vida a poemas épicos gloriosos e hinos em homenagem a suas realizações. Muitos curacas não hesitaram em reconhecer suas habilidades e identificá-lo como filho do Sol. Embora ainda estivesse vivo, seu filho e sucessor Tupac derrotou Manor Chimú e continuou com a expansão do Tahuantinsuyo. Além de guerreiro, conquistador e imperador, várias crônicas contam que também era um grande administrador, planejador, filósofo e observador da psicologia humana e general carismático.


Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Ruínas incas de Huánuco Pampa.


 ver · editar Mapa

Mapa do Império Inca: Chinchaysuyo (em vermelho), Collasuyo (em azul), Antisuyo (em verde) e Contisuyo (em laranja).
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com os Incas na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados

Portais das Antigas Civilizações:

Portal:Mesopotâmia Portal:Antigo Egito Portal:Grécia Antiga Portal:Roma Antiga Portal:Maias Portal:Astecas Portal:Incas
Mesopotâmia Antigo Egito Grécia Antiga Roma Antiga Maias Astecas Incas


 ver · editar Associados Wikimedia
Incas no Commons Incas no Commons
Imagens e mídia
Incas no Wikcionário Incas no Wikcionário
Definições
Incas no Wikilivros Incas no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Incas no Wikinotícias Incas no Wikinotícias
Notícias
Incas no Wikiquote Incas no Wikiquote
Citações
Incas no Wikisource Incas no Wikisource
Biblioteca
Incas na Wikiversidade Incas na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregue o conteúdo desta página