Portal:Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
England in Great Britain simple.png
Portal da Inglaterra
Bem vindo • welcome
Sevensistersss87.jpgEast Pool Mine, Michell's Whim - geograph.org.uk - 40128.jpgCathédrale St-Paul - coupole.jpgWill Shore's Tree - geograph.org.uk - 362605.jpgDaresbury Phone Box 2.jpg


Portal da Inglaterra


Inglaterra

Flag of England
Royal Standard of England
Location of England within the United Kingdom.

Inglaterra (em inglês: England) é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.

A área agora chamada de Inglaterra foi habitada por seres humanos pela primeira vez durante o período Paleolítico Superior, mas o seu nome vem dos anglos, uma das tribos germânicas que se estabeleceram durante os séculos V e VI na região. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a Era dos Descobrimentos, que começou durante o século XV, a nação passou a ter um impacto cultural e jurídico significativo sobre o resto do mundo. O idioma inglês, a Igreja Anglicana e o direito inglês (base para os sistemas legais de common law de muitos outros países ao redor do mundo) desenvolveram-se na Inglaterra, e o sistema de governo parlamentar do país tem sido amplamente adotado por outras nações. A Revolução Industrial começou na Inglaterra do século XVIII, transformando sua sociedade na primeira nação industrializada do mundo. A Royal Society da Inglaterra lançou as bases da ciência experimental moderna.

O território da Inglaterra é, em sua maioria, composto por pequenas colinas e planícies, especialmente no centro e no sul do país. No entanto, existem planaltos no norte (por exemplo, Lake District, Peninos e Yorkshire Dales) e no sudoeste (por exemplo, Dartmoor e Cotswolds). A antiga capital da Inglaterra era Winchester até Londres assumir o posto em 1066. Hoje Londres é a maior área metropolitana no Reino Unido e a maior zona urbana da União Europeia. A população inglesa é de cerca de 51 milhões de pessoas, cerca de 84% da população do Reino Unido é majoritariamente concentrada em Londres, no sudeste e em aglomerações nas Midlands, no noroeste, no nordeste e em Yorkshire, regiões industriais que se desenvolveram durante o século XIX.

O Reino da Inglaterra, que depois de 1284 incluiu o País de Gales, era um Estado soberano até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União colocaram em prática os termos acordados no Tratado de União do ano anterior, resultando em uma união política com o Reino da Escócia para criar o novo Reino da Grã-Bretanha. Em 1801, a Grã-Bretanha se uniu com o Reino da Irlanda através de outro ato da união para se tornar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1922, o Estado Livre Irlandês foi estabelecido como um domínio separado, mas uma lei de 1927 reincorporou ao reino seis condados irlandeses para criar oficialmente o atual Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido.


Artigos selecionados

London Congestion Charge, Old Street, England.jpg

A portagem urbana de Londres (português europeu) ou pedágio urbano de Londres (português brasileiro) (em inglês: London congestion charge) é uma taxa que se aplica a determinados motoristas que viajam dentro de partes de Londres designadas como Zona de Circulação Paga (Congestion Charge Zone - CCZ). Os principais objetivos desta taxa são reduzir o congestionamento e levantar fundos para o investimento no sistema de transportes de Londres. A zona entrou em funcionamento em partes do centro de Londres em 17 de fevereiro de 2003 e foi alargada em partes do oeste de Londres em 19 de fevereiro de 2007.

Apesar de não ser o primeiro sistema de seu tipo no Reino Unido, foi o maior, quando foi introduzido, e continua a ser um dos maiores do mundo. Em todo o mundo, várias cidades têm referenciado o sistema de Londres ao considerar seus próprios sistemas possíveis. Um pagamento diário de £ 8 é necessário ser pago pelo dono de um veículo que entra, sai ou se desloca na zona delimitada entre as 7 da manhã e as 6 da tarde; uma multa de entre £ 60 e £ 180 é imposta por falta de pagamento.

Você sabia?

Bremen Hansekogge RolandvonBremen.JPG

... que o transporte de Guilherme, o Conquistador de mais de 2000 cavalos sobre o Canal Inglês durante a invasão normanda da Inglaterra está representado na tapeçaria de Bayeux?

... que o Old Bailey foi destruído no Grande Incêndio de 1666 em Londres, sendo reconstruído apenas em 1674?


Categorias

Imagem selecionada

New Forest ponies
Pôneis circulando livremente, em New Forest, no sul da Inglaterra.

Biografia selecionada

Elizabeth I, Rainha da Inglaterra e Irlanda, retratada com um arminho.

Isabel I (7 de setembro de 153324 de março de 1603), também conhecida no Brasil sob a variante Elisabete I ou Elizabeth I, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess.

Seu reinado é conhecido por Período Elisabetano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas idéias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos.

Isabel era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica, vista com impaciência por seus conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia.

Seu reinado foi marcado pela prudência na concessão de honrarias e títulos. Somente oito títulos maiores: um de conde e sete de barão no reino da Inglaterra, mais um baronato na Irlanda, foram criados durante o reino de Isabel. Isabel também reduziu substancialmente o número de conselheiros privados, de trinta e nove para dezenove. Mais tarde, passaram a ser apenas catorze conselheiros.



Portais relacionados

Outros projetos da Wikimedia

Inglaterra no Wikinotícias     Inglaterra no Wikiquote     Inglaterra no Wikilivros     Inglaterra no Wikisource     Inglaterra no Wikcionário     Inglaterra na Wikiversidade     Inglaterra no Wikivoyage     Inglaterra no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/InglaterraWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:InglaterraCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor