Portal:Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The England portal
Portal da Inglaterra
Welcome • Bem-vindo


 ver · editar Inglaterra
Flag of England
Flag of England
Royal Standard of England
Royal Standard of England
Location of England within the United Kingdom.

Inglaterra (em inglês: England) é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.

A área agora chamada de Inglaterra foi habitada por seres humanos pela primeira vez durante o período Paleolítico Superior, mas o seu nome vem dos anglos, uma das tribos germânicas que se estabeleceram durante os séculos V e VI na região. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a Era dos Descobrimentos, que começou durante o século XV, a nação passou a ter um impacto cultural e jurídico significativo sobre o resto do mundo. O idioma inglês, a Igreja Anglicana e o direito inglês (base para os sistemas legais de common law de muitos outros países ao redor do mundo) desenvolveram-se na Inglaterra, e o sistema de governo parlamentar do país tem sido amplamente adotado por outras nações. A Revolução Industrial começou na Inglaterra do século XVIII, transformando sua sociedade na primeira nação industrializada do mundo. A Royal Society da Inglaterra lançou as bases da ciência experimental moderna.

O território da Inglaterra é, em sua maioria, composto por pequenas colinas e planícies, especialmente no centro e no sul do país. No entanto, existem planaltos no norte (por exemplo, Lake District, Peninos e Yorkshire Dales) e no sudoeste (por exemplo, Dartmoor e Cotswolds). A antiga capital da Inglaterra era Winchester até Londres assumir o posto em 1066. Hoje Londres é a maior área metropolitana no Reino Unido e a maior zona urbana da União Europeia. A população inglesa é de cerca de 51 milhões de pessoas, cerca de 84% da população do Reino Unido é majoritariamente concentrada em Londres, no sudeste e em aglomerações nas Midlands, no noroeste, no nordeste e em Yorkshire, regiões industriais que se desenvolveram durante o século XIX.

O Reino da Inglaterra, que depois de 1284 incluiu o País de Gales, era um Estado soberano até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União colocaram em prática os termos acordados no Tratado de União do ano anterior, resultando em uma união política com o Reino da Escócia para criar o novo Reino da Grã-Bretanha. Em 1801, a Grã-Bretanha se uniu com o Reino da Irlanda através de outro ato da união para se tornar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1922, o Estado Livre Irlandês foi estabelecido como um domínio separado, mas uma lei de 1927 reincorporou ao reino seis condados irlandeses para criar oficialmente o atual Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido.



 ver · editar Artigos selecionados
 ver · editar Você sabia?
Tudor rose
Tudor rose

... que a bandeira de Inglaterra é a cruz de São Jorge?

... que a rosa de Tudor (foto) é um emblema heráldico tradicional da Inglaterra e leva seu nome e suas origens da dinastia Tudor?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada

A traditional phone box.

Uma cabine telefônica é uma pequena estrutura equipada com um telefone localizado no interior. Cabines telefônicas tradicionais são pouco usadas ​​na Inglaterra hoje em dia, no entanto, muitas ainda são mantidas em cidades e vilarejos.

 ver · editar Biografia selecionada
Maria I de Inglaterra (1554) por Antonius Mor
Maria I de Inglaterra (1554) por Antonius Mor

Maria I de Inglaterra (18 de Fevereiro 1516 - 17 de Novembro 1558) foi Rainha de Inglaterra e da Irlanda, da casa de Tudor, desde 19 de Julho de 1553 até à sua morte. É lembrada pela sua tentativa de restabelecer o Catolicismo como religião oficial, depois do movimento protestante iniciado nos reinados anteriores. Para tal mandou perseguir e executar cerca de 300 alegados heréticos, o que lhe valeu o cognome Bloody Mary (Maria, a Sangüinária). Muitas das suas iniciativas políticas nesta esfera foram no entanto abandonadas pela sua sucessora Isabel I.

Maria foi a quinta criança nascida do primeiro casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina de Aragão e a única a atingir a idade adulta. Nasceu no palácio de Greenwich e foi batizada poucos dias depois tendo o Cardeal Thomas Wolsey como padrinho. Durante a infância, Maria mostrou ser uma criança precoce mas frágil, com má visão e propensa a fortes enxaquecas. O pai concedeu-lhe a sua própria corte no Castelo de Ludlow e várias prerrogativas normalmente atribuídas ao Príncipe de Gales. A educação de Maria ficou a cargo da sua mãe e de Margarida, Condessa de Salisbury (filha de George, Duque de Clarence), uma das mulheres mais cultas do seu tempo. A princesa aprendeu latim, castelhano, francês, grego, ciências, teologia e música. Aos quatro anos era já uma intérprete de harpa capaz de entreter uma plateia de espectadores. A questão do seu casamento foi motivo de manobras e negociações diplomáticas desde muito cedo. Entre os seus pretendentes, volúveis, de acordo com os interesses políticos do pai, contaram-se: Francisco, Duque da Bretanha e herdeiro de Francisco I de França, o seu irmão mais novo e futuro Henrique II, o próprio Francisco I e o imperador Carlos V do Sacro-Império.


 ver · editar Portais relacionados
United Kingdom
United Kingdom
:Scotland
:Scotland
Wales
Wales
Irlanda do Norte
Irlanda do Norte
Irlanda
Irlanda
Reino Unido Escócia País de Gales Irlanda do Norte Irlanda



 ver · editar Outros projetos da Wikimedia
Inglaterra no Commons Inglaterra no Commons
Imagens e mídia
Inglaterra no Wikcionário Inglaterra no Wikcionário
Definições
Inglaterra no Wikilivros Inglaterra no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Inglaterra no Wikinotícias Inglaterra no Wikinotícias
Notícias
Inglaterra no Wikiquote Inglaterra no Wikiquote
Citações
Inglaterra no Wikisource Inglaterra no Wikisource
Biblioteca
Inglaterra na Wikiversidade Inglaterra na Wikiversidade
Recursos de aprendizado



Purgar cache do servidor