Portal:Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
England in Great Britain simple.png
The England portal
Portal da Inglaterra
Welcome • Bem-vindo
Sevensistersss87.jpgEast Pool Mine, Michell's Whim - geograph.org.uk - 40128.jpgCathédrale St-Paul - coupole.jpgWill Shore's Tree - geograph.org.uk - 362605.jpgDaresbury Phone Box 2.jpg


 ver · editar Inglaterra
Flag of England
Royal Standard of England
Location of England within the United Kingdom.

Inglaterra (em inglês: England) é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.

A área agora chamada de Inglaterra foi habitada por seres humanos pela primeira vez durante o período Paleolítico Superior, mas o seu nome vem dos anglos, uma das tribos germânicas que se estabeleceram durante os séculos V e VI na região. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a Era dos Descobrimentos, que começou durante o século XV, a nação passou a ter um impacto cultural e jurídico significativo sobre o resto do mundo. O idioma inglês, a Igreja Anglicana e o direito inglês (base para os sistemas legais de common law de muitos outros países ao redor do mundo) desenvolveram-se na Inglaterra, e o sistema de governo parlamentar do país tem sido amplamente adotado por outras nações. A Revolução Industrial começou na Inglaterra do século XVIII, transformando sua sociedade na primeira nação industrializada do mundo. A Royal Society da Inglaterra lançou as bases da ciência experimental moderna.

O território da Inglaterra é, em sua maioria, composto por pequenas colinas e planícies, especialmente no centro e no sul do país. No entanto, existem planaltos no norte (por exemplo, Lake District, Peninos e Yorkshire Dales) e no sudoeste (por exemplo, Dartmoor e Cotswolds). A antiga capital da Inglaterra era Winchester até Londres assumir o posto em 1066. Hoje Londres é a maior área metropolitana no Reino Unido e a maior zona urbana da União Europeia. A população inglesa é de cerca de 51 milhões de pessoas, cerca de 84% da população do Reino Unido é majoritariamente concentrada em Londres, no sudeste e em aglomerações nas Midlands, no noroeste, no nordeste e em Yorkshire, regiões industriais que se desenvolveram durante o século XIX.

O Reino da Inglaterra, que depois de 1284 incluiu o País de Gales, era um Estado soberano até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União colocaram em prática os termos acordados no Tratado de União do ano anterior, resultando em uma união política com o Reino da Escócia para criar o novo Reino da Grã-Bretanha. Em 1801, a Grã-Bretanha se uniu com o Reino da Irlanda através de outro ato da união para se tornar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1922, o Estado Livre Irlandês foi estabelecido como um domínio separado, mas uma lei de 1927 reincorporou ao reino seis condados irlandeses para criar oficialmente o atual Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido.



 ver · editar Artigos selecionados
Goodisonview1.JPG

Everton Football Club é um clube de futebol inglês localizado na cidade de Liverpool. O clube compete na Premier League e concorreu a mais temporadas na primeira divisão do futebol inglês do que qualquer outro clube. É um dos cinco maiores clubes ingleses mais bem sucedidos em termos de grandes honras, tendo vencido a League Championship nove vezes, a Copa da Inglaterra cinco vezes e a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, uma vez. O mais recente título importante do clube foi a Copa da Inglaterra de 1995. Atualmente administrado por David Moyes, a equipe fez progressos significativos, com três qualificações europeias e quatro dos oito melhores encerramentos durante o seu mandato de seis anos.

Everton foi fundado em 1878 e tem uma rivalidade notável com Liverpool F.C., conhecido como o Merseyside derby.


 ver · editar Você sabia?
Assertion of Liberty of Conscience by the Independents of the Westminster Assembly of Divines, 1644.jpg

... que a Assembleia de Westminster de 1643, que foi nomeada pelo Parlamento da Inglaterra para reestruturar a Igreja da Inglaterra, produziu a Confissão de Fé de Westminster, a fundação da Igreja Presbiteriana?

... que a famosa mensagem "England expects that every man will do his duty" é citada erroneamente na Coluna de Nelson em Londres?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
Broadway tower
Torre de Broadway é um folly localizado perto da aldeia de Broadway (Worcestershire), Inglaterra, em um dos pontos mais elevados dos Cotswolds. Em um dia claro, treze condados da Inglaterra podem ser vistos do seu topo.
 ver · editar Biografia selecionada
Jk-rowling-crop.JPG

Joanne Rowling OBE, conhecida como J. K. Rowling, (Yate, Gloucestershire do Sul, 31 de julho de 1965) é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.

Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora , passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, J.K.Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas, venderam mais de 325 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros.



 ver · editar Portais relacionados


 ver · editar Outros projetos da Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Inglaterra no Commons Inglaterra no Commons
Imagens e mídia
Inglaterra no Wikcionário Inglaterra no Wikcionário
Definições
Inglaterra no Wikilivros Inglaterra no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Inglaterra no Wikinotícias Inglaterra no Wikinotícias
Notícias
Inglaterra no Wikiquote Inglaterra no Wikiquote
Citações
Inglaterra no Wikisource Inglaterra no Wikisource
Biblioteca
Inglaterra na Wikiversidade Inglaterra na Wikiversidade
Recursos de aprendizado



Purgar cache do servidor