Portal:Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
England in Great Britain simple.png
Portal da Inglaterra
Bem vindo • welcome
Sevensistersss87.jpgEast Pool Mine, Michell's Whim - geograph.org.uk - 40128.jpgCathédrale St-Paul - coupole.jpgWill Shore's Tree - geograph.org.uk - 362605.jpgDaresbury Phone Box 2.jpg


Portal da Inglaterra


Inglaterra

Imagem selecionada

Liverpool Metropolitan Cathedral at dusk
Catedral Metropolitana de Liverpool, uma catedral católica romana em Liverpool, Inglaterra, consagrada em 1967. O seu plano de circular foi concebido como uma resposta às exigências do Concílio Vaticano II para uma maior participação dos fiéis leigos na liturgia sagrada.

Biografia selecionada

Elizabeth I, Rainha da Inglaterra e Irlanda, retratada com um arminho.

Isabel I (7 de setembro de 153324 de março de 1603), também conhecida no Brasil sob a variante Elisabete I ou Elizabeth I, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess.

Seu reinado é conhecido por Período Elisabetano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas idéias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos.

Isabel era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica, vista com impaciência por seus conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia.

Seu reinado foi marcado pela prudência na concessão de honrarias e títulos. Somente oito títulos maiores: um de conde e sete de barão no reino da Inglaterra, mais um baronato na Irlanda, foram criados durante o reino de Isabel. Isabel também reduziu substancialmente o número de conselheiros privados, de trinta e nove para dezenove. Mais tarde, passaram a ser apenas catorze conselheiros.


Citações

Tarefas

Portais relacionados

Outros projetos da Wikimedia

Inglaterra no Wikinotícias     Inglaterra no Wikiquote     Inglaterra no Wikilivros     Inglaterra no Wikisource     Inglaterra no Wikcionário     Inglaterra na Wikiversidade     Inglaterra no Wikivoyage     Inglaterra no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/InglaterraWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:InglaterraCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor