Portal:Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
England in Great Britain simple.png
Portal da Inglaterra
Bem vindo • welcome
Sevensistersss87.jpgEast Pool Mine, Michell's Whim - geograph.org.uk - 40128.jpgCathédrale St-Paul - coupole.jpgWill Shore's Tree - geograph.org.uk - 362605.jpgDaresbury Phone Box 2.jpg


Portal da Inglaterra


Inglaterra

Flag of England
Royal Standard of England
Location of England within the United Kingdom.

Inglaterra (em inglês: England) é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.

A área agora chamada de Inglaterra foi habitada por seres humanos pela primeira vez durante o período Paleolítico Superior, mas o seu nome vem dos anglos, uma das tribos germânicas que se estabeleceram durante os séculos V e VI na região. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a Era dos Descobrimentos, que começou durante o século XV, a nação passou a ter um impacto cultural e jurídico significativo sobre o resto do mundo. O idioma inglês, a Igreja Anglicana e o direito inglês (base para os sistemas legais de common law de muitos outros países ao redor do mundo) desenvolveram-se na Inglaterra, e o sistema de governo parlamentar do país tem sido amplamente adotado por outras nações. A Revolução Industrial começou na Inglaterra do século XVIII, transformando sua sociedade na primeira nação industrializada do mundo. A Royal Society da Inglaterra lançou as bases da ciência experimental moderna.

O território da Inglaterra é, em sua maioria, composto por pequenas colinas e planícies, especialmente no centro e no sul do país. No entanto, existem planaltos no norte (por exemplo, Lake District, Peninos e Yorkshire Dales) e no sudoeste (por exemplo, Dartmoor e Cotswolds). A antiga capital da Inglaterra era Winchester até Londres assumir o posto em 1066. Hoje Londres é a maior área metropolitana no Reino Unido e a maior zona urbana da União Europeia. A população inglesa é de cerca de 51 milhões de pessoas, cerca de 84% da população do Reino Unido é majoritariamente concentrada em Londres, no sudeste e em aglomerações nas Midlands, no noroeste, no nordeste e em Yorkshire, regiões industriais que se desenvolveram durante o século XIX.

O Reino da Inglaterra, que depois de 1284 incluiu o País de Gales, era um Estado soberano até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União colocaram em prática os termos acordados no Tratado de União do ano anterior, resultando em uma união política com o Reino da Escócia para criar o novo Reino da Grã-Bretanha. Em 1801, a Grã-Bretanha se uniu com o Reino da Irlanda através de outro ato da união para se tornar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1922, o Estado Livre Irlandês foi estabelecido como um domínio separado, mas uma lei de 1927 reincorporou ao reino seis condados irlandeses para criar oficialmente o atual Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido.



Artigos selecionados

Você sabia?

Tudor rose

... que a bandeira de Inglaterra é a cruz de São Jorge?

... que a rosa de Tudor (foto) é um emblema heráldico tradicional da Inglaterra e leva seu nome e suas origens da dinastia Tudor?


Categorias

Imagem selecionada

Roman Baths
As termas romanas de Bath são um complexo de estruturas de banho romanas bem-preservadas em Bath (Somerset).

Biografia selecionada

Gravura de São Melito

Melito de Cantuária foi o primeiro bispo de Londres durante o período anglo-saxônico, o terceiro arcebispo de Cantuária e um membro da Missão gregoriana, enviada à Inglaterra para cristianizar os anglo-saxões de seu nativo paganismo. Ele chegou em 601 d.C. junto com um grupo de clérigos enviados para aumentar a missão e foi consagrado bispo logo em 604 d.C. Melito também foi o recipiente de uma famosa carta de Gregório, o Grande conhecida como Epistola ad Mellitum, preservada numa obra posterior pelo cronista medieval Beda, que sugeria que a conversão dos anglo-saxões deveria ser um processo gradual, com a incorporação dos rituais e costumes pagãos. Em 610 d.C., Melito retornou à Itália para comparecer a um concílio de bispos, seguindo de volta para a Inglaterra em seguida com cartas para alguns dos missionários.

Melito foi exilado de Londres pelos sucessores pagãos de seu patrono, o rei de Essex Seberto (Sæberht), logo após a morte do rei. O rei Etelberto de Kent, outro patrocinador do cristianismo, morreu por volta da mesma época, forçando-o a se refugiar na Gália. Melito retornou à Inglaterra no ano seguinte, quando o sucessor de Etelberto, Eadbaldo, se converteu também, mas ele jamais conseguiu retornar para Londres, cujos habitantes permaneceram pagãos. Melito foi apontado arcebispo de Cantuária em 619 d.C. Durante seu episcopado, alega-se que tenha salvado milagrosamente a catedral e grande parte da cidade de um incêndio. Após a sua morte ele passou a ser reverenciado como um santo.


Portais relacionados


Outros projetos da Wikimedia

Inglaterra no Wikinotícias     Inglaterra no Wikiquote     Inglaterra no Wikilivros     Inglaterra no Wikisource     Inglaterra no Wikcionário     Inglaterra na Wikiversidade     Inglaterra no Wikivoyage     Inglaterra no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/InglaterraWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/InglaterraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:InglaterraCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor