Portal:Ipatinga/Banco de destaques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago da Usipa
Lago da Usipa

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa é uma associação brasileira de lazer, esporte, cultura e entretenimento localizada no município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Conta com cerca de 5 mil associados, 20 mil dependentes e 1900 atletas e seu nome surgiu do elo Usiminas/Ipatinga, sendo um dos maiores e mais bem equipados centros de formação desportiva do Brasil.

Foi fundado em 23 de fevereiro de 1959, por iniciativa da diretoria das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) para atender às necessidades de lazer dos milhares de pioneiros que trabalhavam na construção dessa portentosa Siderúrgica. Em uma área de 400 mil metros quadrados a Usipa abriga uma infraestrutura que proporciona aos associados várias opções de lazer e, aos atletas, um nível profissional de treinamento equivalente aos oferecidos pelos mais especializados centros do País.

Leia o artigo completo...


Vista do estádio
Vista do estádio

O Estádio Municipal João Lamego Netto, mais conhecido como Ipatingão, é um estádio de futebol do município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Representa o mando de campo do Ipatinga Futebol Clube, principal time profissional de futebol da cidade, e em 2016, possuía capacidade para mais de 10 mil pessoas, no entanto já comportou mais de 24 mil pessoas.

Em 2010, com a reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) para a Copa do Mundo FIFA de 2014, o Ipatingão passou a sediar alguns dos jogos das equipes da capital mineira. Em junho de 2011, teve seu nome alterado de Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito para Estádio Municipal João Lamego Netto em homenagem a João Lamego Netto, ex-prefeito ipatinguense falecido em 4 de abril desse ano.

Leia o artigo completo...


Vista parcial do Parque Ipanema
Vista parcial do Parque Ipanema

O Parque Ipanema é um parque urbano localizado no município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Situa-se entre os bairros Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Centro e Novo Cruzeiro e sua área é estimada em 1,1 km², dentro dos quais estavam plantadas cerca de 12 mil árvores, sendo considerado assim uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano.

Foi projetado com o objetivo inicial de preservar a margem do ribeirão Ipanema, sendo um dos últimos projetos do paisagista Roberto Burle Marx, que foi contratado em 1985. A inauguração, no entanto, ocorreu gradualmente no decorrer da década de 1990, à medida que as áreas utilizadas para sua expansão foram devidamente desapropriadas. Sua administração é de responsabilidade da prefeitura de Ipatinga, tendo sido tombado como patrimônio cultural municipal em 2000.

Leia o artigo completo...


Vista do estádio
Vista do estádio

O Estádio João Teotônio Ferreira, também conhecido como Ferreirão, é um estádio de futebol do município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Representa o centro de treinamento e o mando de campo do Ideal Futebol Clube e possui capacidade para cerca de 3 mil pessoas.

Está localizado entre os bairros Bom Jardim e Ideal e foi inaugurado em 1986, quando a prefeitura e a Usiminas cederam a administração do estádio ao Ideal Futebol Clube em regime de comodato. Conta com cabines para imprensa e ocasionalmente é palco de partidas de divisões inferiores do Campeonato Mineiro de Futebol ou de clássicos de clubes amadores da região.

Leia o artigo completo...


Logo do Ipatinga
Logo do Ipatinga

Ipatinga Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol com sede no município de Ipatinga, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1998, sete anos após sua fundação já conquistara o título de campeão mineiro em 2005, superando os tradicionais América, Atlético e Cruzeiro. A ascensão do clube voltaria a ser presenciada na Copa do Brasil de 2006, quando chegou às semifinais da competição, sendo eliminado pelo Flamengo, que seria o campeão.

Após o feito na Copa do Brasil, o Ipatinga fechou o ano com um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da Série C, subindo para a Série B. E, já em 2007, conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ao conquistar o vice-campeonato da Série B.

Leia o artigo completo...


Mapa com os bairros oficiais de Ipatinga
Mapa com os bairros oficiais de Ipatinga

Aqui são listados os bairros de Ipatinga, que são as divisões oficiais do município brasileiro supracitado, localizado no interior do estado de Minas Gerais. Foram levados em consideração os bairros oficiais cadastrados pela prefeitura, em associação com dados do censo demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Naquele ano, Ipatinga era composta por 35 bairros oficiais distribuídos entre suas nove regionais.

Com a instalação da Usiminas em Ipatinga, então distrito pertencente a Coronel Fabriciano, na década de 1950, houve a construção de bairros inteiros destinados a servir de abrigo aos seus trabalhadores. A elaboração do primeiro plano urbanístico da atual cidade, então chamada de Vila Operária, projetado pelo arquiteto Raphael Hardy Filho em 1958, possibilitou a locação dos primeiros bairros do município, que foi emancipado em 1964. No decorrer da segunda metade do século XX, o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com a empresa, em especial na periferia da cidade.

Leia o artigo completo...


Edifício Jamil Selim José de Sales, sede da Prefeitura de Ipatinga.
Edifício Jamil Selim José de Sales, sede da Prefeitura de Ipatinga.

Aqui são listados os prefeitos de Ipatinga, município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, que ocuparam o cargo da administração municipal após a emancipação política da cidade. Ipatinga emancipou-se de Coronel Fabriciano em abril de 1964, quando foi empossado interinamente pelo governador José de Magalhães Pinto o intendente José Orozimbo da Silva e, posteriormente, Délio Baêta Costa. No entanto, Fernando Santos Coura foi o primeiro prefeito eleito, tendo assumido o cargo em 4 de dezembro de 1965.

A administração municipal se dá pelos Poderes Executivo e Legislativo, sendo o primeiro representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal.

Leia o artigo completo...


Monumento "7 de Outubro", no bairro Bom Retiro.
Monumento "7 de Outubro", no bairro Bom Retiro.

Massacre de Ipatinga foi um episódio de agressões e assassinato em massa acontecido no município brasileiro de Ipatinga, então distrito pertencente a Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1963. O fato consistiu em um atrito entre militares, então sob ordens do governador mineiro José de Magalhães Pinto, e funcionários da Usiminas, revoltados com as más condições de trabalho e a humilhação que sofriam ao serem revistados antes de entrar e sair da empresa para sua jornada de trabalho.

Na noite anterior ao dia do massacre, os trabalhadores que saíram do turno da noite foram submetidos a uma forte revista, em que leite e alimentos não puderam ser levados para casa. A Polícia Militar havia descoberto recentemente planos de resistência e reuniões sindicais no distrito, que eram combatidas. Revoltados com os fatos, operários se confrontaram contra a Cavalaria da Polícia após tentar dissolver uma aglomeração no alojamento Santa Mônica (atual bairro Horto) e somente com o intermédio de padre Avelino Marques, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, foi decidido que ao amanhecer haveria uma reunião entre a diretoria da Usiminas e representantes da polícia, do sindicato local e dos operários.

Leia o artigo completo...
Vista do Shopping Vale do Aço
Vista do Shopping Vale do Aço

Shopping Vale do Aço, também conhecido por Shopping do Vale, é um shopping center localizado no município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. O empreendimento foi inaugurado em 24 de setembro de 1998 e pertence à Intermall Empreendimentos e Participações, configurando-se como o maior centro de compras da Região Metropolitana do Vale do Aço e do leste mineiro e entre os maiores do interior do estado.

Além da importância comercial, o shopping center é considerado o maior equipamento de lazer e entretenimento da Região Metropolitana do Vale do Aço e suas salas de cinema são as únicas da região. Segundo o SEBRAE, está entre os atrativos que mais seriam indicados a viajantes por empresários e profissionais que recebem turistas de negócios no Vale do Aço.

Leia o artigo completo...


Comércio na Avenida 28 de Abril
Comércio na Avenida 28 de Abril

A Avenida 28 de Abril é uma avenida do município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Começa na Rua Ouro Preto e termina na Rua Belo Horizonte, representando boa parte do movimento comercial do Centro de Ipatinga, que corresponde a um dos principais núcleos mercantis da cidade.

Estima-se que cerca de 82% dos estabelecimentos comerciais situados na avenida sejam alugados, enquanto que 18% são de propriedade dos comerciantes. Cerca de 69% das lojas possuem apenas o andar térreo, ao mesmo tempo que 29% apresentam dois andares e 2% três andares ou mais. Dentre os consumidores que circulam pelo comércio da via regularmente, aproximadamente 91% são do próprio município de Ipatinga, enquanto que 6% são oriundos de outras cidades e 3% de outros estados.

Leia o artigo completo...


Ribeirão Ipanema entre o Parque Ipanema e o bairro Jardim Panorama
Ribeirão Ipanema entre o Parque Ipanema e o bairro Jardim Panorama

O ribeirão Ipanema é um curso de água que nasce e deságua no município brasileiro de Ipatinga, interior do estado de Minas Gerais. Sua nascente está na localidade de Alto Ipanema, em território do bairro Ipaneminha, percorrendo um total de 28,5 quilômetros e cortando todo o perímetro urbano municipal até seu fim no rio Doce, próximo ao bairro Castelo.

Sua sub-bacia corresponde a 88% de todo o território ipatinguense, Sendo que parte dela está situada na Área de Preservação Ambiental da Bacia do Ribeirão Ipanema (APABRI), que foi criada com o objetivo de preservar a mata ciliar do ribeirão e seus afluentes, como o córrego Tribuna.

Leia o artigo completo...


Prédios, residências e edifícios comerciais na Rua Jequitibá.
Prédios, residências e edifícios comerciais na Rua Jequitibá.

Horto é um bairro do município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Localiza-se no distrito-sede, estando situado na Regional II. A área é povoada desde meados da década de 1920, quando houve a construção da estação ferroviária atendida pela EFVM no então povoado de Córrego de Nossa Senhora ou Horto de Nossa Senhora. O atual bairro, no entanto, foi projetado pela Usiminas para abrigar os primeiros trabalhadores da siderúrgica na década de 50.

Apesar de ter sido concebido como um conjunto residencial, configurou-se durante algum tempo como o principal núcleo urbano e comercial planejado de Ipatinga devido à proximidade com o complexo industrial e ainda é considerado um dos principais centros comerciais do município. Dentre os atrativos, destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Esperança, a Praça Engenheiro Carlos Jacinto Prates e a Academia Olguin.

Leia o artigo completo...