Portal:Irão/Biografia selecionada/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Grande Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini (em persa روح الله موسوی خمینی, transl. Rūḥollāh Mūsavī Khomeynī, Khomein, 24 de setembro de 1902Teerã, 3 de junho de 1989), conhecido no mundo ocidental como Aiatolá Khomeini, foi uma autoridade religiosa xiita, líder espiritual e político iraniano. Foi o fundador da República Islâmica do Irã e o líder da Revolução Iraniana de 1979 que depôs a monarquia Pahlavi e Mohammad Reza Pahlevi, na altura o xá do Irã. Após a revolução, Khomeini tornou-se o Líder Supremo do país, uma posição criada na constituição da República Islâmica como a mais alta autoridade política e religiosa da nação, a qual manteve até sua morte.

Ele foi nomeado Pessoa do Ano em 1979 pela revista Time por sua influência internacional e tem sido descrito como a "face virtual do Islã xiita na cultura popular ocidental", onde permanece como uma figura controversa. Em 1982, Khomeini sobreviveu a uma tentativa de golpe militar. Khomeini ficou conhecido por seu apoio aos sequestradores durante a crise de reféns no Irã, pela sua fatwa pedindo o assassinato do romancista indiano britânico Salman Rushdie e por se referir aos Estados Unidos como "Grande Satã".

Costuma ser referido como Imã Khomeini dentro do Irã e pelos seus seguidores ao redor do mundo, e como Aiatolá Khomeini fora de seu país.