Portal:Iraque/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do Iraque
Bandeira do Iraque
Escudo de armas do Iraque
Escudo de armas do Iraque
Localização do Iraque em um mapa do Oriente Médio e no mundo

A República do Iraque (em árabe: العراق al-‘Irāq العراق, curdo: عيَراق), é um país da Ásia Ocidental (Oriente Médio) que engloba a maior parte da Mesopotâmia, bem como o extremo noroeste da cordilheira de Zagros e a parte oriental do Deserto Sírio. Faz fronteira com a Síria e a Jordânia a oeste, com a Turquia ao norte, com o Irã a leste, e com o Cuaite e a Arábia Saudita ao sul. Possui uma seção estreita de litoral no norte do Golfo Pérsico. Há dois grandes rios em seu território: o Tigre e o Eufrates. Sua capital é a cidade de Bagdá, no centro do país, às margens do rio Tigre.

Existem várias sugestões para a origem do nome do Iraque; uma remonta à cidade suméria de Uruque. Outra sugestão é que Iraque vem da língua aramaica, que significa "a terra ao longo das margens dos rios."

Sob o Império Sassânida houve uma região chamada "Iraque de Arábi" que se refere à zona sul e central do Iraque (correspondente com a Babilônia). Al-Iraque era o nome usado em árabe para a terra desde por volta do final da Era Comum.