Portal:Jamaica/Biografia selecionada/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Usain St. Leo Bolt, OJ, OD (Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial. É o único atleta na história do atletismo a tornar-se tricampeão em três modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva e a conquistar nove medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo onze vezes campeão mundial. Ele é o homem mais rápido do mundo, tendo o recorde mundial dos 100m, 200m e 4x100m.

Suas conquistas no atletismo o fizeram ser chamado de Lightning Bolt (relâmpago, raio) pela imprensa internacional e entre os muitos prêmios que já recebeu tem como mais expressivos os de Atleta do Ano da IAAF e o Prêmio Laureus do Esporte Mundial de atleta masculino do ano, que recebeu por três vezes. Entre as honrarias que recebeu fora do atletismo estão a (OJ) Ordem da Jamaica e a (OD) Ordem de Distinção, outorgadas pelo governo do seu país.

O mais bem pago atleta da história do atletismo recebendo de acordo com a Forbes 20,3 milhões de dólares por ano, ele é considerado por Jacques Rogge, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, por especialistas e por ex-atletas, como uma lenda viva e o maior velocista de todos os tempos.