Portal:Katy Perry

Este portal faz parte do WikiProje(c)to Música.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seja bem-vindo(a) ao portal de Katy Perry. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar 

Katy Perry (nome artístico de Katheryn Elizabeth Hudson, Santa Bárbara, 25 de outubro de 1984) é uma cantora e compositora estadunidense de música pop e dance. Filha de um casal de pastores evangélicos, começou sua carreira cantando em igrejas e chegou a lançar um álbum de estúdio de música gospel em 2001, intitulado Katy Hudson (mesmo nome artístico usado por ela na época), mas que teve suas vendas canceladas devido ao fechamento da Red Hill Records, gravadora responsável pela produção do álbum. Após mudar seu nome artístico para Katy Perry e seu estilo musical para o pop-rock, ela conheceu o produtor Glen Ballard e assinou com a Island Def Jam Records em 2004, gravando um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), mas que foi cancelado antes de seu lançamento. Em 2005, ela assinou contrato com a Columbia Records e gravou com o grupo The Matrix um álbum com o mesmo nome; alguns dias antes de seu lançamento, o álbum também foi cancelado.

A cantora assinou com a Capitol Records em 2007 e, no ano seguinte, finalmente lançou seu primeiro álbum de estúdio de música pop e pop rock, One of the Boys. O primeiro single do álbum, "I Kissed a Girl", ficou na primeira posição das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido, tornando-o o primeiro hit de sua carreira, apesar de tornar-se mundialmente polêmica. O segundo single do disco, "Hot n Cold", também obteve um bom desempenho nas paradas musicais de diversos países, ficando no pódio das paradas americana e irlandesa. Com mais de 6,000,000 de cópias vendidas mundialmente, One of the Boys foi classificado como Disco de Platina nos Estados Unidos pela Associação da Indústria de Gravação da América,com mais de 1.000.000 de cópias vendidas. Ainda desse mesmo álbum, Perry lançou sua terceira canção de trabalho, intitulada "Thinking of You", e também o quarto e último single, chamado "Waking Up in Vegas".

Leia mais...
 ver · editar  Artigo destacado

Purr é uma fragrância criada pela cantora Katy Perry e pela Gigantic Parfums. Purr apresenta uma variedade de aromas, incluindo frutas cítricas. Lançada em novembro de 2010, está disponível em uma garrafa roxa em forma de gato. Purr está disponível em 1,7 e 3,4 garrafas de onça líquida. O perfume teve um bom desempenho comercial, tornando-se o perfume mais vendido nas primeiras nove semanas de seu lançamento.

Leia mais...
 ver · editar  Álbum destacado

Teenage Dream é o segundo álbum de estúdio de música pop e oficialmente o terceiro da carreira da cantora e compositora estadunidense Katy Perry. Seu lançamento mundial ocorreu em 30 de agosto de 2010, pela gravadora Capitol Records. O disco foi gravado entre janeiro e abril de 2010 e produzido por Dr. Luke, Max Martin, Greg Wells, Tricky Stewart, Benny Blanco e Stargate; Perry ainda participou como co-compositora em todas as faixas do álbum.

Leia mais...
 ver · editar  Anexo destacado

A videografia de Katy Perry, uma cantora e compositora pop norte-americana, compreende um DVD e treze videoclipes, sendo dez como artista principal e três com participação em singles de outros artistas, além de três aparições em videoclipes de outros cantores onde não canta, porém atua como personagem no trabalho. Em 2007, após assinar com a Capitol Records, lançou seu primeiro videoclipe, "Ur So Gay", para o EP de mesmo nome, onde apareceu cantando com um violão apenas, não recebendo grande atenção. Entre 2008 e 2009, Perry veio a lançar os videos de "I Kissed a Girl", "Hot n Cold", "Thinking of You" e "Waking Up in Vegas" como divulgações do seu primeiro álbum de estúdio One of the Boys. As representações audiovisuais filmadas para promover Teenage Dream foram "California Gurls", "Teenage Dream", "Firework", "E.T.", "Last Friday Night (T.G.I.F.)", "The One That Got Away", "Part of Me" e "Wide Awake" entre 2010 e 2012.

Leia mais...
 ver · editar  Categorias
 ver · editar  Tarefas
 ver · editar  Canção destacada

"California Gurls" é uma canção disco/electropop da cantora e compositora Katy Perry, para seu terceiro álbum de estúdio de música pop, Teenage Dream. "California Gurls" conta com a participação do rapper Snoop Dogg e foi lançada pela gravadora Capitol Records como o primeiro single do álbum em 7 de maio de 2010. Segundo Perry, a música é uma resposta à canção de Jay-Z com a participação de Alicia Keys, "Empire State of Mind", sendo que "Empire State of Mind" faz uma homanegem a Nova Iorque e "California Gurls" faz homenagem a Califórnia. O single vendeu mais de 12.8 milhões de downloads e esteve entre os dez mais vendidos de 2010, de acordo com o ranking da International Federation of the Phonographic Industry (IFPI).

Leia mais...
 ver · editar  Imagem destacada
Perry promovendo sua primeira fragrância, Purr, em Melbourne, Austrália.


Mais conteúdo...
 ver · editar  Sabia que...
 ver · editar  Conteúdo destacado
 ver · editar  Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros projetos na WikiMedia
Katy Perry no Commons Katy Perry no Commons
Imagens e mídia
Katy Perry no Wikcionário Katy Perry no Wikcionário
Definições
Katy Perry no Wikilivros Katy Perry no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Katy Perry no Wikinotícias Katy Perry no Wikinotícias
Notícias
Katy Perry no Wikiquote Katy Perry no Wikiquote
Citações
Katy Perry no Wikisource Katy Perry no Wikisource
Biblioteca
Katy Perry na Wikiversidade Katy Perry na Wikiversidade
Recursos de aprendizado