Portal:Kosovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kosovo

Drapeau du Kosovo
Situation géographique

O Kosovo, Kossovo ou Cossovo é um território disputado na península balcânica correspondente, grosso modo, à região conhecida como Dardânia na Antiguidade. O território fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano e, no século XX, passou às mãos do Reino da Sérvia, do Império Italiano e da Iugoslávia. Após a falha das negociações internacionais para atingir um consenso sobre o estado constititucional aceitável, o governo provisório de Kosovo declarou-se unilateralmente um país independente da Sérvia em 17 de Fevereiro de 2008, sendo reconhecido no dia seguinte pelos Estados Unidos e alguns países europeus, como a França e a Alemanha; porém, o país ainda é reivindicado pela Sérvia e não recebeu o reconhecimento de outros países como a Rússia e Espanha. O governo sérvio reivindica o terrítório como parte integral da Sérvia, a Província Autônoma de Kosovo e Metohija.

Artigos selecionados

Serbia Kossovo map.png

A Declaração de Independência do Kosovo de 2008 foi um ato das Instituições Provisórias do Governo Autônomo da Assembleia do Kosovo adotado em 17 de fevereiro de 2008, que declarou o Kosovo como um país independente da Sérvia. Era a segunda declaração de independência por albaneses do Kosovo - instituições políticas que dominam, a primeira sido proclamada em 7 de setembro de 1990. Diferentemente da Declaração de Independência de Kosovo de 1990, que somente a Albânia reconheceu, a segunda declaração de independência de Kosovo foi reconhecida por vários países, incluindo os Estados Unidos, França, Alemanha, Dinamarca e Turquia. Entretanto, Rússia, Sérvia e Espanha explicitamente negaram a independência. Sérvia declarou que eles retirarão o embaixador deles de todos os Estados que reconhecerem Kosovo.


Você sabia…

... que Kosovo está entre os países que utilizam o euro como moeda oficial.

... que o time de futebol do Kosovo jogou em 15 de junho de 2007, sua primeira partida internacional não-oficial contra a Arábia Saudita (vitória por 1-0 em Ancara).


Categorias

Predefinições

Séries
Esboços
Ligações
Outros

Imagem selecionada

Mosquée impériale pristina.jpg
Mesquita Imperial em Pristina.

Mapa

Kosovo ethnic map 2005-es.svg


Mapa étnico de Kosovo em 2005, segundo a OSCE.

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos


Associados Wikimedia

Kosovo no Wikinotícias     Kosovo no Wikiquote     Kosovo no Wikilivros     Kosovo no Wikisource     Kosovo no Wikcionário     Kosovo na Wikiversidade     Kosovo no Wikivoyage     Kosovo no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/KosovoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/KosovoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/KosovoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/KosovoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/KosovoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/KosovoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/KosovoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:KosovoCommons-logo.svg

Recarregar