Portal:Linguística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Bem-vindo(a)
ao Portal da
linguística
Appliedlinguistics8.png
Este portal pretende reunir conteúdos relacionados à linguística.
Página de categoria Categoria | Commons Imagens | Wikiquote Citações
Comentários na página de discussão.
 ver·editar Artigo destacado
Página 9 do "Códice de Dresden", mostrando a língua maia do período clássico escrita com hieróglifos maias.

As línguas maias formam uma família linguística e são faladas na Mesoamérica e no norte da América Central por mais de seis milhões de indígenas maias, sobretudo na Guatemala, México e Belize. Em 1996 a Guatemala reconheceu formalmente 21 línguas maias e o México outras oito. A família das línguas maias é uma das mais bem documentadas e estudadas nas Américas.

As línguas maias actuais descendem do protomaia – língua que se pensa ter sido falada há pelo menos cinco mil anos e parcialmente reconstruída usando o método comparativo – e fazem parte da área linguística mesoamericana, uma área de convergência linguística desenvolvida ao longo de milénios de interação entre os vários povos da Mesoamérica.

Durante a época pré-colombiana da história mesoamericana, algumas línguas maias eram escritas usando a escrita hieroglífica maia. O seu uso foi particularmente generalizado no período clássico da civilização maia (250 - 900 d.C.). O conjunto de mais de dez mil inscrições individuais maias que chegou até aos nossos dias (em edifícios, nas obras de olaria e nos códices maias), combinado com a rica literatura pós-colonial em que se utilizou o alfabeto latino, fornecem uma base para a compreensão moderna da história pré-colombiana sem paralelo nas Américas. (leia mais...)

 ver·editar Mídia destacada
Apresentação de fala em ressonância magnética feita em tempo real.

A Fonética é o ramo da Linguística que estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. Preocupa-se com a parte significante do signo linguístico e não com o seu conteúdo. Ela subdivide-se em:

  • Fonética articulatória: estuda como os sons são produzidos, isto é, a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador (língua, lábios, etc.);
  • Fonética acústica: analisa as características físicas dos sons da fala, ou seja, as ondas mecânicas produzidas e a sua percepção auditiva.
  • Fonética auditiva: estuda os processos que realiza o receptor na recepção e interpretação da onda sonora.

A unidade básica de estudo para a Fonética é o fone. A fala humana é capaz de produzir inúmeros fones. A forma mais comum de representar os fones pelos linguistas é através do Alfabeto Fonético Internacional (AFI), desenhado pela Associação Internacional de Fonética (I.P.A.).

Alguns fones são auditivamente próximos entre si a ponto de se tornarem indistinguíveis. Por exemplo, o som de "rr" em alguns dialectos do português do Brasil é realizado foneticamente pela consoante fricativa velar surda (x no AFI). Entretanto, essa pode ser substituída pela consoante fricativa glotal surda (h no AFI) que a palavra que nela estiver continuará a ser reconhecida. A esse fenómeno, dá-se em fonologia o nome de alofonia. Assim, [x] e [h] são alofones do "erre" forte em português do Brasil. (leia mais...)


 ver·editar Como colaborar?

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os conteúdos relacionados à linguística na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • De suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à linguística dando visibilidade ao assunto escolhido.


 ver·editar Wikimedia
Linguística no Wikinotícias     Linguística no Wikiquote     Linguística no Wikilivros     Linguística no Wikisource     Linguística no Wikcionário     Linguística na Wikiversidade     Linguística no Wikivoyage     Linguística no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Lingu%C3%ADsticaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Lingu%C3%ADsticaCommons-logo.svg


Recarregue o conteúdo desta página