Portal:Linguística/Artigo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Página 9 do "Códice de Dresden", mostrando a língua maia do período clássico escrita com hieróglifos maias.
Página 9 do "Códice de Dresden", mostrando a língua maia do período clássico escrita com hieróglifos maias.

As línguas maias formam uma família linguística e são faladas na Mesoamérica e no norte da América Central por mais de seis milhões de indígenas maias, sobretudo na Guatemala, México e Belize. Em 1996 a Guatemala reconheceu formalmente 21 línguas maias e o México outras oito. A família das línguas maias é uma das mais bem documentadas e estudadas nas Américas.

As línguas maias actuais descendem do protomaia – língua que se pensa ter sido falada há pelo menos cinco mil anos e parcialmente reconstruída usando o método comparativo – e fazem parte da área linguística mesoamericana, uma área de convergência linguística desenvolvida ao longo de milénios de interação entre os vários povos da Mesoamérica.

Durante a época pré-colombiana da história mesoamericana, algumas línguas maias eram escritas usando a escrita hieroglífica maia. O seu uso foi particularmente generalizado no período clássico da civilização maia (250 - 900 d.C.). O conjunto de mais de dez mil inscrições individuais maias que chegou até aos nossos dias (em edifícios, nas obras de olaria e nos códices maias), combinado com a rica literatura pós-colonial em que se utilizou o alfabeto latino, fornecem uma base para a compreensão moderna da história pré-colombiana sem paralelo nas Américas. (leia mais...)