Portal:Lisboa/Imagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 ver·editar Imagem/1

Portal:Lisboa/Imagem/1

Ponte Vasco da Gama
fotografia de Osvaldo Gago
É uma ponte sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Inaugurada a 4 de Abril de 1998, a ponte é a mais longa da Europa e é actualmente a nona mais extensa de todo o mundo, com os seus 17,3 km de comprimento, dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo.
 ver·editar Imagem/2

Portal:Lisboa/Imagem/2

Oceanário de Lisboa
fotografia de GIRAUD Patrick
O Oceanário de Lisboa é um museu de biologia marinha situado no Parque das Nações em Lisboa, Portugal, construído no âmbito da Expo 98. Este pavilhão, da autoria do arquitecto norte-americano Peter Chermayeff, lembra um porta-aviões e está instalado num cais rodeado de água. É o segundo maior oceanário do Mundo.
 ver·editar Imagem/3

Portal:Lisboa/Imagem/3

Pastéis de nata
fotografia de SergioPT
Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.
 ver·editar Imagem/4

Portal:Lisboa/Imagem/4

Eléctrico de Lisboa
fotografia de OsvaldoGago
A rede de eléctricos da cidade desenvolveu-se a partir das linhas dos chamados “carros americanos”, puxados por cavalos. Em 1900 instalaram-se novos carris e os cabos aéreos, e construiu-se a “Geradora”, uma central termoelétrica a carvão, que fornecia energia para a operação da rede. Em 1901 era inaugurada a primeira linha, do Cais do Sodré a Algés.
 ver·editar Imagem/5

Portal:Lisboa/Imagem/5

Ruínas de Lisboa.
Após o terramoto de 1755, os sobreviventes viveram em tendas nos arredores da cidade, como ilustra esta gravura alemã de 1755.