Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver·editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!
Distribuição da língua portuguesa no mundo.

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver·editar Artigo em destaque
Bandeira de Cabo Verde.
Localização.

Cabo Verde é um país africano, constituído por um arquipélago de origem vulcânica de dez ilhas. Está localizado no oceano Atlântico, a 640 quilómetros a oeste da capital senegalesa, Dacar, e do cabo que lhe dá o nome.

Uma antiga província ultramarina portuguesa, as primeiras ilhas do arquipélago foram descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António da Noli. Cabo Verde alcançou a independência a 5 de julho de 1975, sendo uma república parlamentarista multipartidária desde 1990.

Na ilha de Santiago, a maior do arquipélago, os portugueses construíram a primeira cidade fora da Europa, Ribeira Grande de Santiago, hoje chamada Cidade Velha, que se tornou muito importante no comércio de escravos. A posição estratégica das ilhas, nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto de África, tornou-as num entreposto comercial e de aprovisionamento, criando também uma sociedade caracterizada pela miscigenação dos elementos europeus e africanos. O povo cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, tendo desenvolvido diversos géneros próprios, como a morna, o funaná e a coladeira. As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos naturais e a agricultura é muito limitada pela falta de chuvas regulares. No entanto, as remessas dos emigrantes cabo-verdianos espalhados pelo mundo, a par das receitas do turismo, ajudaram o país a integrar-se na lista das nações com um Índice de Desenvolvimento Humano médio.

Na atualidade, a par da língua portuguesa, é amplamente usado o crioulo cabo-verdiano, no processo da normalização com vista a uma possível adoção como segunda língua oficial.

 ver·editar Sabia que...
  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver·editar Colabore
Clipboard.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver·editar WikiProjetos
 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem em destaque
 ver·editar Wikimedia
Lusofonia no Wikinotícias     Lusofonia no Wikiquote     Lusofonia no Wikilivros     Lusofonia no Wikisource     Lusofonia no Wikcionário     Lusofonia na Wikiversidade     Lusofonia no Wikivoyage     Lusofonia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LusofoniaCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados