Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver·editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!
Distribuição da língua portuguesa no mundo.

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver·editar Artigo em destaque
Bandeira da Guiné-Bissau.
Localização.

A Guiné-Bissau é um país localizado na costa ocidental de África entre o Senegal e a Guiné. Para além do território continental, o país inclui ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós. A Guiné-Bissau estende-se por uma área de baixa altitude, sendo o interior formado por savanas e a costa por planícies pantanosas. O país tem um clima tropical, com um período de chuvas que alterna com outro de seca, com ventos quentes vindos do deserto do Sara.

Foi colónia de Portugal, desde o século XV até à independência, conhecida como Guiné Portuguesa. O primeiro europeu a lá chegar foi Álvaro Fernandes em 1446, quando o território fazia parte do reino de Gabu, tributário do Império do Mali. 1963 marcou o início de uma feroz luta armada pela autodeterminação, liderada por Amílcar Cabral, cujos triunfos militares permitiram a declaração unilateral da independência a 24 de setembro de 1973, reconhecida por Portugal no ano seguinte. Duas décadas depois, deram-se as primeiras eleições multipartidárias, pondo fim a um regime de partido único, de inspiração marxista-leninista. No entanto, o país tem vivido uma sucessão de golpes de estado e de guerras civis, com o narcotráfico a tomar proporções assustadoras.

Um dos países mais pobres do mundo, a Guiné-Bissau é fortemente dependente da agricultura e da pesca. É o nono produtor mundial de caju, exporta peixes e mariscos juntamente com amendoim e madeira. As licenças de pesca e algum turismo ecológico nos Bijagós são outras fontes das receitas do país. A Guiné-Bissau também possui petróleo numa zona de exploração conjunta com o Senegal.

A população da Guiné-Bissau é constituída por mais de vinte etnias, com línguas e costumes distintos. A única língua oficial da Guiné-Bissau, o português, é falada por apenas 14% dos guineenses, enquanto 44% se expressam em crioulo. O hino oficial da Guiné-Bissau é Esta É a Nossa Pátria Bem Amada.

 ver·editar Sabia que...
  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver·editar Colabore
Clipboard.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver·editar WikiProjetos
 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem em destaque
 ver·editar Wikimedia
Lusofonia no Wikinotícias     Lusofonia no Wikiquote     Lusofonia no Wikilivros     Lusofonia no Wikisource     Lusofonia no Wikcionário     Lusofonia na Wikiversidade     Lusofonia no Wikivoyage     Lusofonia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LusofoniaCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados