Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver·editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!
Distribuição da língua portuguesa no mundo.

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver·editar Artigo em destaque
Bandeira de Moçambique.
Localização.

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Maláui e Tanzânia, a leste pelo canal de Moçambique e pelo oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabué.

Moçambique era uma antiga província ultramarina portuguesa. Foi colonizado a partir do século XVI. Aqui existiram diversos reinos bantos, o mais conhecido dos quais, o Império Monomotapa. Moçambique alcançou a independência a 25 de junho de 1975, sendo instituído um regime socialista de partido único. Entre 1976 e 1992, Moçambique foi fustigado por uma guerra civil que causou cerca de novecentos mil mortos e feridos.

O país tem um enorme potencial agrícola, no entanto o seu aproveitamento é grandemente limitado pela proliferação das minas terrestres não desativadas. As praias paradisíacas e zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral, bem como os parques nacionais e reservas naturais no interior do país, têm vindo a ser aproveitados para o turismo. Moçambique é uma república presidencialista multipartidária desde 1994. A capital e maior cidade é Maputo, antigamente Lourenço Marques até 1976.

Moçambique conta com cerca de quatro dezenas de línguas nacionais, entre as quais o macua e o tsonga. O português, único idioma oficial, é usado por 40% dos moçambicanos, mas apenas 6,5% o tem como língua materna.

 ver·editar Sabia que...
  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver·editar Colabore
Clipboard.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver·editar WikiProjetos
 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem em destaque
 ver·editar Wikimedia
Lusofonia no Wikinotícias     Lusofonia no Wikiquote     Lusofonia no Wikilivros     Lusofonia no Wikisource     Lusofonia no Wikcionário     Lusofonia na Wikiversidade     Lusofonia no Wikivoyage     Lusofonia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LusofoniaCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados