Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver · editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!
Português europeuPortuguês europeuPortuguês europeuPortuguês de AngolaPortuguês brasileiroPortuguês cabo-verdianoPortuguês da Guiné EquatorialPortuguês da Guiné-BissauPortuguês de MacauPortuguês de MoçambiquePortuguês de São Tomé e PríncipePortuguês de Timor-LesteMapa dos países lusófonos.
Esta imagem contém hiperligações
Países que têm o português como língua oficial. Clique no mapa para ver o artigo sobre a variante falada nesse país ou território.vde

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver · editar Artigo destacado aleatório
Bandeira de Timor-Leste.
Localização.

Timor-Leste é um país asiático que ocupa a parte oriental da ilha de Timor, incluindo também o enclave de Oecusse, a ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco. As únicas fronteiras terrestres que o país têm ligam-no à Indonésia, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no mar de Timor, a sul. A capital do país é Díli, situada na costa norte. Timor-Leste é um país muito montanhoso e tem um clima tropical, com duas estações anuais determinadas pelo regime das monções.

Habitada desde há cerca de catorze mil anos, o primeiro contacto que teve com os europeus foi com os portugueses que lá chegaram em 1512, em busca do sândalo. Em 1975 Timor-Leste tornou-se independente de Portugal, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia que anexou o território. No entanto, esta anexação contou com uma forte oposição, calculando-se que cerca de um terço da população tenha perecido às mãos das tropas ocupantes e dos seus colaboradores. Carlos Filipe Ximenes Belo e José Ramos-Horta, duas figuras maiores de Timor-Leste, foram galardoados com o Prémio Nobel da Paz em 1996. Após quase vinte e cinco anos da heroica resistência contra a ocupação, em 1999 o povo timorense teve a oportunidade de expressar a sua vontade num referendo organizado pela Organização das Nações Unidas, tendo cerca de 80% votado pela independência. A independência foi recuperada a 20 de maio de 2002 e o líder histórico Xanana Gusmão tornou-se o primeiro presidente eleito.

O país beneficia da ajuda internacional e tem vastas jazidas de petróleo e gás natural no chamado Timor Gap que começam a ser exploradas. No entanto, Timor-Leste continua a ser um dos países mais pobres do mundo, passando por sucessivos períodos de forte instabilidade política e social.

Timor-Leste conta com dezasseis línguas nacionais, entre as quais o tétum que também é língua oficial. O segundo idioma oficial é o português, compreendido por 25% dos timorenses. Devido à recente ocupação indonésia, grande parte da população compreende também a língua indonésia.

 ver · editar Você sabia?
  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver · editar Colabore
Clipboard.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Wikimedia
Lusofonia no Wikinotícias     Lusofonia no Wikiquote     Lusofonia no Wikilivros     Lusofonia no Wikisource     Lusofonia no Wikcionário     Lusofonia na Wikiversidade     Lusofonia no Wikivoyage     Lusofonia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LusofoniaCommons-logo.svg
 ver · editar Portais relacionados
Portais relacionados à Lusofonia
Flag of Angola.svg
Angola
Flag of Brazil.svg
Brasil
Flag of Cape Verde.svg
Cabo Verde
Flag of Galicia.svg
Galiza
Goamap.png
Goa
Flag of Guinea-Bissau.svg
Guiné-Bissau
Flag of Equatorial Guinea.svg
Guiné Equatorial
Flag of Macau.svg
Macau
Flag of Mozambique.svg
Moçambique
Flag of Portugal.svg
Portugal
Flag of Sao Tome and Principe.svg
São Tomé e Príncipe
Flag of East Timor.svg
Timor-Leste
Nuvola apps bookcase.png
Cultura
Aeth.png
Geografia
Appliedlinguistics8.png
Linguística