Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver·editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!
Distribuição da língua portuguesa no mundo.

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver·editar Artigo em destaque
Bandeira de Timor-Leste.
Localização.

Timor-Leste é um país asiático que ocupa a parte oriental da ilha de Timor, incluindo também o enclave de Oecusse, a ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco. As únicas fronteiras terrestres que o país têm ligam-no à Indonésia, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no mar de Timor, a sul. A capital do país é Díli, situada na costa norte. Timor-Leste é um país muito montanhoso e tem um clima tropical, com duas estações anuais determinadas pelo regime das monções.

Habitada desde há cerca de catorze mil anos, o primeiro contacto que teve com os europeus foi com os portugueses que lá chegaram em 1512, em busca do sândalo. Em 1975 Timor-Leste tornou-se independente de Portugal, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia que anexou o território. No entanto, esta anexação contou com uma forte oposição, calculando-se que cerca de um terço da população tenha perecido às mãos das tropas ocupantes e dos seus colaboradores. Carlos Filipe Ximenes Belo e José Ramos-Horta, duas figuras maiores de Timor-Leste, foram galardoados com o Prémio Nobel da Paz em 1996. Após quase vinte e cinco anos da heroica resistência contra a ocupação, em 1999 o povo timorense teve a oportunidade de expressar a sua vontade num referendo organizado pela Organização das Nações Unidas, tendo cerca de 80% votado pela independência. A independência foi recuperada a 20 de maio de 2002 e o líder histórico Xanana Gusmão tornou-se o primeiro presidente eleito.

O país beneficia da ajuda internacional e tem vastas jazidas de petróleo e gás natural no chamado Timor Gap que começam a ser exploradas. No entanto, Timor-Leste continua a ser um dos países mais pobres do mundo, passando por sucessivos períodos de forte instabilidade política e social.

Timor-Leste conta com dezasseis línguas nacionais, entre as quais o tétum que também é língua oficial. O segundo idioma oficial é o português, compreendido por 25% dos timorenses. Devido à recente ocupação indonésia, grande parte da população compreende também a língua indonésia.

 ver·editar Sabia que...
  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver·editar Colabore
Clipboard.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver·editar WikiProjetos
 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem em destaque
 ver·editar Wikimedia
Lusofonia no Wikinotícias     Lusofonia no Wikiquote     Lusofonia no Wikilivros     Lusofonia no Wikisource     Lusofonia no Wikcionário     Lusofonia na Wikiversidade     Lusofonia no Wikivoyage     Lusofonia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LusofoniaCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados