Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver · editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!
Português europeuPortuguês europeuPortuguês europeuPortuguês de AngolaPortuguês brasileiroPortuguês cabo-verdianoPortuguês da Guiné EquatorialPortuguês da Guiné-BissauPortuguês de MacauPortuguês de MoçambiquePortuguês de São Tomé e PríncipePortuguês de Timor-LesteMapa dos países lusófonos.
Esta imagem contém hiperligações
Países que têm o português como língua oficial. Clique no mapa para ver o artigo sobre a variante falada nesse país ou território.vde

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver · editar Artigo destacado aleatório
Bandeira de São Tomé e Príncipe.
Localização.

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no golfo da Guiné, a cerca de trezentos quilómetros da costa ocidental de África, composto por duas ilhas principais — São Tomé e Príncipe — e por várias ilhotas, entre as quais o ilhéu das Rolas atravessado pela linha do equador.

As ilhas foram descobertas desabitadas pelos navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar em 1470, tendo sido colonizadas por Portugal até à independência proclamada a 12 de julho de 1975. Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único, mas em 1990 adotou-se o multipartidarismo. Grande parte do enredo do popular romance Equador de Miguel Sousa Tavares é passado em São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, mas com uma multiplicidade de microclimas. A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram ao seu declínio. A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo do cacau e café. A pesca é uma das principais atividades económicas do país e, nos últimos anos, São Tomé e Príncipe tem apostado no turismo para o seu desenvolvimento. A recente descoberta das jazidas de petróleo nas suas águas abre novas perspetivas para o futuro.

São Tomé e Príncipe conta com três línguas nacionais — o são-tomense, o principense e o angolar — todas crioulos de base portuguesa. No entanto, o português, único idioma oficial, é usado por 95% dos são-tomenses.

 ver · editar Você sabia?
  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver · editar Colabore
Clipboard.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Wikimedia
Lusofonia no Wikinotícias     Lusofonia no Wikiquote     Lusofonia no Wikilivros     Lusofonia no Wikisource     Lusofonia no Wikcionário     Lusofonia na Wikiversidade     Lusofonia no Wikivoyage     Lusofonia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/LusofoniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LusofoniaCommons-logo.svg
 ver · editar Portais relacionados