Portal:México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Página principal   Símbolos   Coisas que podes fazer  


 ver·editar Flag of Mexico.svg Portal do México
Bandeira do México
Mexico location.svg

O México (de nome oficial Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas. Com uma população de quase 109 milhões, é o décimo primeiro país mais populoso do mundo e nação de língua hispânica com maior população.

Entre 1800 e 300 a.C., começaram a formar-se culturas complexas. Algumas evoluíram para avançadas civilizações mesoamericanas pré-colombianas tais como: olmeca, teotihuacan, maia, zapoteca, mixteca, huasteca, purepecha, tolteca, e mexica (ou asteca), as quais floresceram durante cerca de 4000 anos até ao primeiro contacto com Europeus.

A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial separados.

 ver·editar Artigo destacado
T1p311a.JPG

O Tratado de Ciudad Juárez foi um tratado de paz assinado entre o então Presidente do México, Porfirio Díaz, e o revolucionário Francisco Madero em 21 de maio de 1911. O tratado pôs fim aos combates entre as forças que apoiavam Madero e as de Díaz e como tal concluiu a fase inicial da Revolução Mexicana.

O tratado estipulava que Díaz, bem como o seu vice-presidente Ramón Corral, renunciariam aos seus cargos no final de maio, e que o seu substituto seria Francisco León de la Barra que exerceria funções como presidente interino até que houvesse eleições. Como resultado, Díaz abandonou o México, exilando-se na França.

É significativo o facto de o tratado não mencionar nem instituir quaisquer reformas sociais que Madero havia vagamente prometido em ocasiões anteriores. Além disso, o estado Porfiriano era deixado quase intacto. Adicionalmente, Madero apoiou a ideia impopular de que todas as disputas de terras seriam resolvidas nos tribunais, onde dominavam os juízes idosos, o que levou a surtos de violência esporádicos, particularmente nas áreas rurais. (ler mais)



 ver·editar Categorias
 ver·editar Você Sabia que...

...a Bandeira do México rodeia no centro da cidade de Clifden,Irlanda em honra a Jon Riley e a seu Batalhão de São Patrício que distiguidamente serviram nas Forças Armadas do México na Guerra Mexicano-Americana?

...que a tequila foi produzida no Século XVI?

...que o México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil?

...no México são reconhecidas oficialmente como línguas nacionais 62 línguas indígenas,incluindo as línguas maias?

...que Leon Trotsky está enterrado no Mexico ?



 ver·editar Imagem selecionada
 ver·editar Associados Wikimedia
México no Wikinotícias     México no Wikiquote     México no Wikilivros     México no Wikisource     México no Wikcionário     México na Wikiversidade     México no Wikivoyage     México no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/M%C3%A9xicoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:M%C3%A9xicoCommons-logo.svg

Recarregar