Portal:Música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo Temas gerais Portais Índice de categorias Listas Glossários
Bem-vindo(a) ao
Portal da Música
Este portal reúne informações sobre os mais variados temas relacionados a música.


Projeto Música

 ver·editar Artigo selecionado
Amy Winehouse

"You Know I'm No Good" é uma canção gravada pela cantora e compositora britânica Amy Winehouse para o seu segundo álbum de estúdio, Back to Black (2006). A composição foi realizada inteiramente por Winehouse e a produção por Mark Ronson. A faixa, assim como a maior parte de Back to Black, foi influenciada pelos desdobramentos do conturbado relacionamento em que a cantora estava envolvida com um rapaz. Traições mútuas levaram ao rompimento da relação e Winehouse canalizou os seus sentimentos à composição do disco, de modo que "You Know I'm No Good" reflete a sua infidelidade e a de seu amante. A sua gravação ocorreu em 2006, nos estúdios Dap King, Chung King — ambos em Nova Iorque — e Metropolis — em Londres.

Em termos musicais, "You Know I'm No Good" é uma canção R&B e funk, com influências do blues e do jazz dos anos 1960 e do hip hop, em cujas letras Winehouse reflete sobre a supracitada infidelidade de si e de seu parceiro. A canção foi lançada como o segundo single de Back to Black em território britânico através da gravadora Island Records. Primeiramente, foi enviada às estações radiofônicas do país uma versão remisturada com o rapper Ghostface Killah, em 7 de janeiro de 2007. A gravação original estreou na BBC Radio 1 no dia seguinte e, simultaneamente, foi editada em formato físico. A canção foi recebida com aclamação pelos críticos musicais, os quais elogiaram a sua mistura de estilos, a franqueza de suas letras e a produção de Ronson. Consequentemente, foi eleita o segundo melhor lançamento do ano pela Entertainment Weekly, e recebeu uma nomeação à premiação Ivor Novello. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Google+ Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
 ver·editar Introdução
Wiki notes.svg

Música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne?, a arte das musas) é uma arte e atividade cultural originada na era paleolítica.

Na Idade Média, a educação musical era obrigatória e fazia parte do Quadrivium que, junto com o Trivium, compunha a metodologia de ensino das sete artes liberais. O advento da tecnologia e principalmente da eletrônica permitiu o desenvolvimento de armazenamento de áudio e aparelhos de som para gravação e reprodução de músicas. São exemplos de fontes ou mídias o MP3, CD, o LP ou disco de vinil e a cassete.

Os elementos comuns da música são o tom (que regula a melodia e a harmonia), o ritmo, a dinâmica e as qualidades sônicas do timbre e da textura. A música é realizada com uma vasta gama de instrumentos e técnicas vocais que variam de cantor a cantor. Existem muitos géneros musicais, incluindo a música popular, erudita, folclórica e religiosa.
 ver·editar Notícias
Wikinews-logo.svg

 ver·editar Em maio...
Concerto de Pablo Alboran em Cantanhede, Portugal (7753466030).jpg

Nasceram:

Faleceram:

 ver·editar Sabia que...
 ver·editar Imagem selecionada
Rock and roll é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, tendo como característica a guitarra elétrica.
 ver·editar Vídeo selecionado
(ajudasobre).
Tambor é um instrumento de percussão, consistindo de uma membrana esticada percutida. Utilizado em todos os tipos de música, o tambor contribui para a marcação do tempo. Cada cultura e gênero musical utiliza um conjunto diferente de tambores, que servem para definir sua personalidade rítmica.
 ver·editar Colabore!
Books.svg

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados a música. Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:

 ver·editar Na Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Música no Commons Música no Commons
Imagens e mídia
Música no Wikcionário Música no Wikcionário
Definições
Música no Wikilivros Música no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Música no Wikinotícias Música no Wikinotícias
Notícias
Música no Wikiquote Música no Wikiquote
Citações
Música no Wikisource Música no Wikisource
Biblioteca
Música na Wikiversidade Música na Wikiversidade
Recursos de aprendizado