Portal:Música Portuguesa/Biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia/1

Portal:Música Portuguesa/Biografia/1

Luísa Rosa de Aguiar, conhecida como Luísa Todi (1753 — 1833), foi uma cantora, a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos.

Nasceu em Setúbal, filha de um professor de música e instrumentista, que passou a viver em Lisboa em 1765.

Luísa começou pelo teatro musicado aos catorze anos, no Teatro do Conde de Soure, no "Tartufo", de Molière. Com a sua irmã, Cecília Rosa, cantou em óperas cómicas.

Casou, em 1769, com o violinista napolitano e seu grande admirador, Francesco Saverio Todi que lhe deu o apelido e a fez aprender canto com o compositor David Perez, muito conceituado e mestre de capela da corte portuguesa. Ao marido deveu o aperfeiçoamento e a dimensão internacional que a levariam a todas as cortes da Europa, como cantora lírica.

No livro de Anton Reicha, "Tratado da Melodia" Luísa Todi foi considerada "A cantora de todas as centúrias" melhor dizendo, "Uma cantora para a eternidade".


Saber mais sobre Luísa Todi...

 ver · editar Biografia/2

Portal:Música Portuguesa/Biografia/2

António Chainho (Santiago do Cacém, 1938) é um guitarrista e compositor português, reconhecido internacionalmente, considerado um embaixador da guitarra portuguesa.

A vida e a carreira de Chainho confundem-se, de modo que sua vida entrelaça-se em sua carreira artística. Quando terminou o serviço militar, Chainho já estava decidido que a sua vida seria dedicar-se à guitarra portuguesa. Era então a década de 1960 quando, no auge dos vinte anos, mostrou-se um verdadeiro virtuoso nas doze cordas.

Depois de alguns anos de actuações instrumentais, em que actuou como acompanhante, decide mudar a ordem das coisas e chamar cantores para acompanhá-lo, e inicia uma sucessão de apresentações internacionais. Desde aí vem coleccionando participações com dezenas de artistas, como, Gal Costa, Teresa Salgueiro (Madredeus), Marta Dias, Filipa Pais, Ana Sofia Varela, Elba Ramalho, Nina Miranda (Smoke City), José Carreras...


Saber mais sobre António Chainho...

 ver · editar Biografia/3

Portal:Música Portuguesa/Biografia/3

Sónia Tavares (Alcobaça, 1977) é uma cantora portuguesa, "voz" da banda de Alcobaça, The Gift.

Para além dos The Gift, Sónia tem o seu nome associado a diversos músicos e projectos do panorama musical português, como os Cool Hipnoise, Rodrigo Leão e o projecto de 2009 Hoje, no qual Sónia dá voz a fados de Amália Rodrigues...


Saber mais sobre Sónia Tavares...

 ver · editar Biografia/4

Portal:Música Portuguesa/Biografia/4

Rão Kyao, nome artístico de João Maria Centeno Gorjão Jorge, é um músico e compositor português, famoso como intérprete de flauta de bambu e de saxofone.

Estreou-se ao vivo como intérprete de saxofone tenor aos 19 anos de idade, tendo sido nessa fase inspirado pelo Jazz. Para além de tocar em numerosos clubes lisboetas, tocou também no estrangeiro, em países como Dinamarca, Espanha, França e Países Baixos. Fixou-se na França.

No fim da década de 1970 partiu para a Índia, tentando redescobrir o elo perdido entre a música portuguesa e a música do oriente. Durante esse período, estudou música indiana e flauta bansuri. Dessa experiência, resultaram o álbum Goa (1979), e novas sonoridades no seu trabalho.


Saber mais sobre Rão Kyao...

 ver · editar Biografia/5

Portal:Música Portuguesa/Biografia/5

Manel Cruz, (16 de outubro de 1974) é um vocalista, guitarrista e letrista português.

Actualmente é membro dos grupos rock Pluto e Supernada, e possui também um projecto a solo designado Foge Foge Bandido. Contudo, é melhor conhecido pela sua carreira nos extintos Ornatos Violeta, na qual ganhou notoriedade e reconhecimento.

Manel Cruz nunca teve qualquer tipo de formação musical ou de canto, achava as aulas demasiado chatas. Mas não foi isso que o impediu de compor e dar voz a tantas e tantas músicas. Sendo que os 11 anos enquanto “ornato” o ajudaram a evoluir em vários sentidos, notando-se isso mesmo na música que fez e continua a fazer.


Saber mais sobre Manel Cruz...

 ver · editar Biografia/6