Portal:Macapá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal de
Macapá
Fortaleza de São José de MacapáMuseu Histórico Joaquim Caetano da SilvaPraça do ForteRua GGeneral Gurjão
Hoje é sábado, 3 de dezembro de 2022.
Macapá | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver · editar Macapá


Brasão da cidade de Macapá
Bandeira da cidade de Macapá

Macapá (AFI[makapˈa]) é um município brasileiro, capital do estado do Amapá, Região Norte do país. Sua população estimada em 2019 é de 503 327 habitantes, sendo o 51° município mais populoso do Brasil e o quinto da Região Norte. Situa-se no sudeste do estado e é a única capital estadual brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Além disso, é a única cortada pela linha do Equador e que se localiza no litoral do rio Amazonas, distando 1 791 quilômetros de Brasília.

O município detém o 94º maior produto interno bruto da nação, com 8,9 bilhões de reais e é a quinta cidade mais rica do norte brasileiro, respondendo por 2,85% de todo o produto interno bruto (PIB) da região. Na Amazônia, é a terceira maior aglomeração urbana, com 3,5% da população de toda a Região Norte do Brasil, reunindo em sua região metropolitana quase 560 mil habitantes. Aproximadamente 60% da população do estado está na capital. Sua área é de 6.407 km² representando 4,4863 % do Estado, 0,1663 % da Região e 0,0754 % de todo o território brasileiro


 ver · editar Imagem em destaque
 ver · editar História


Vista da área central de Macapá em 1913. À esquerda, a Intendência Municipal, atual Museu Histórico Joaquim Caetano. Ao fundo, a Igreja de São José de Macapá.
A História de Macapá é marcada por inúmeros interesses e tentaivas de invasões. A primeira pessoa a desembarcar na cidade, foi o então navegador espanhol, Francisco de Orellana, que em 1544, oficialmente pôs o primeiro nome dessas terras para Adelantado de Nueva Andaluzia. Em 1752 chega à Macapá, o primeiro grupo de povoadores portugueses açorianos, para que em 4 de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado fundasse a cidade de São José de Macapá, que foi escolhida para abrigar a Fortaleza de São José de Macapá, a maior fortificação portuguesa na região, para o enfrentamento de franceses.
 ver · editar Como colaborar!


Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Cidade de Macapá na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a cidade de Macapá dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


 ver · editar Você sabia?


... que a cidade originou-se de um destacamento militar fixado nas ruínas do antigo Forte de Santo Antônio a partir de 1940?

...que durante a cabanagem, havia receio dos legalistas de que os cabanos chegassem à Guiana Francesa e juntamente a elite macapaense reforçarem a guarda da cidade, mas os quilombolas do Arquipélago do Bailique, hoje situado em Macapá, apoiaram e fizeram do arquipélago um dos redutos dos cabanos?

...que a cidade possui a Fortaleza de São José como a maior fortificação da América Latina?

...que de acordo com o IBGE, Macapá é a única capital litorânea do Norte?

...que em todo segundo domingo de outubro é celebrada em Macapá a procissão do Círio de Nazaré?

...que a culinária macapaense tem forte influência indígena. Possui pratos típicos como: pato no tucupi com jambu, o tacacá, o camarão no bafo, a maniçoba, entre outras delícias como os pescados e o açaí?

 ver · editar Subdivisões


 ver · editar Feriados municipais


Data
Feriado
4 de fevereiro Aniversário de Macapá
19 de março São José, padroeiro da cidade
 ver · editar Portais


Bandeira do Amapá.svg
Brazil Region Norte.svg
Flag of Brazil.svg
Amapá Norte brasileiro Brasil
Recarregue o conteúdo desta página