Portal:Macau/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mapa da Região Administrativa Especial de Macau
Bandeira da RAEM

Macau (chinês: 澳門; cantonês: Ou3 Mun4 ou Ou3 Mun2; pinyin: Àomén) foi uma antiga colónia portuguesa até 20 de Dezembro de 1999, quando a sua soberania foi transferida para a República Popular da China (RPC), tornando-se numa Região Administrativa Especial. A ocupação e administração portuguesa durou cerca de 442 anos. Após a trasferência de soberania, o nome completo e oficial de Macau é: Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.

Segundo o princípio do Governo Popular Central da RPC de "um país, dois sistemas" e a Lei Básica, esta cidade chinesa goza de um estatuto especial, semelhante a de Hong-Kong. Possui uma elevada autonomia em todos os aspectos e assuntos relacionados com ela, exceptuando em assuntos relacionados com a defesa e os negócios estrangeiros (política externa) sendo que, nesta última esfera Macau goza ainda assim de alguma autonomia. A Lei Básica e a Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau especificam que o seu sistema económico-financeiro (de carácter capitalista), social, fiscal, de segurança e de controlo da imigração e das fronteiras, bem como os direitos e as liberdades dos seus cidadãos irão manter-se inalterávéis pelo menos até 2049.

Macau está situada no sudeste da China Continental, a Oeste da foz do rio das Pérolas e é adjacente à província de Guangdong. Mais precisamente, esta cidade localiza-se a 22° 10' Norte (latitude) e 113° 33' Leste (longitude). É constituída por uma península e duas ilhas (Taipa e Coloane, entretanto ligadas por terra seca, o istmo de Cotai), numa superfície total de 28,6 km². Tem cerca de 538 000 habitantes, sendo aproximadamente 94% de etnia chinesa.

Macau é uma pequena economia de mercado, extremamente aberta e liberal, com livre circulação de capitais, como resulta da sua longa história como porto franco. A moeda usada em Macau é a pataca e encontra-se indexada ao dólar de Hong Kong. Esta economia baseia-se no jogo e no turismo, sendo que o jogo representa uma parte significativa do PIB de Macau (no ano de 2007, o PIB da RAEM é cerca de 19,1 mil milhões mil milhões de dólares americanos).