Portal:Mali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Mali WikiPortal

edit

Bandeira do Mali
Mapa de Localização

Mali, oficialmente a República do Mali (Francês: République du Mali), é uma nação sem litoral da África Ocidental. É o sétimo maior país em África. Faz fronteiras com Argélia no norte, Níger no leste, Burquina Fasso e Costa do Marfim no sul, Guiné no sudoeste, Senegal e Mauritânia, no oeste. Suas contínuas fronteiras no trecho norte do centro do Saara, enquanto que o sul do país, onde a maioria dos habitantes vive, as características dos rios Níger e Senegal.

A área do Mali nos dias atuais, fez parte de três impérios da África Ocidental que controlava o comércio transaariano: o Império do Gana, o Império do Mali (dos quais Mali, leva o seu nome), e o Império Songai. No final dos anos 1800, Mali caiu sob controle francês, tornando-se parte do Sudão francês. Mali ganhou a sua independência, com o Senegal, como a Federação do Mali, em 1959, tornando-se a nação independente do Mali em 1960. Após um longo período de Estado de partido único, um golpe de 1991 levou à redação de uma nova constituição e ao estabelecimento de Mali como um Estado democrático e multi-partidário.



Artigo selecionado

edit

Mapa mali-pt.svg

O Império do Mali era um estado Mandinga ou (malinqué significa "homem do Mali") medieval da África Ocidental no período de 1230 e 1600 aproximadamente. O império foi fundado por Sundiata Queita e tornou-se conhecido pela riqueza de seus governantes, especialmente Mansa Mussa. O Império do Mali tinha profundas influências culturais na África Ocidental, permitindo a propagação de sua língua, leis e costumes ao longo do rio Níger.

(Leia mais...)

Você sabia ...

edit

Mamadou Diabate.jpg


Categorias