Portal:Marinha do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Portal da Marinha do Brasil Força-tarefa Estatísticas 
Bem vindos ao
Portal da Marinha do Brasil

Este portal é parte integrante do Projeto Naval e de sua Força-tarefa.

743+ artigos da Marinha do Brasil em português
2900+ imagens cedidas pela Marinha do Brasil
Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Visconde do Rio Branco em 1879

José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco (Salvador, 16 de março de 1819Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1880), foi um estadista, diplomata, militar e jornalista brasileiro. Rio Branco nasceu na capital da capitania da Baía de Todos os Santos em uma família rica, porém a maior parte da fortuna foi perdida após a morte de seus pais ainda em sua infância. Foi o pai de José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco.

Rio Branco estudou na Academia Real dos Guardas Marinhas e se tornou, em 1841, um aspirante de marinha. Mais tarde, no mesmo ano, foi estudar na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, eventualmente se tornando um instrutor. Tornou-se um político do Partido Liberal em vez de continuar sua carreira como militar. Foi eleito deputado provincial do Rio de Janeiro em 1845 e subiu até o poder na província sob a tutelagem de Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho – um político veterano que exercia enorme influência sobre o jovem e inexperiente imperador D. Pedro II. Rio Branco temporariamente abandonou a política depois da queda de Aureliano Coutinho e a subsequente dissolução do Partido Liberal. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter

Coat of arms of the Brazilian Navy From 2021 No Name.png

A Marinha do Brasil (MB) é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil, sendo responsável por conduzir operações navais.

Composta por mais de 80 mil marinheiros e quase 100 embarcações, é a mais antiga das Forças Armadas brasileiras, a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior do continente americano, depois da Marinha dos Estados Unidos. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré.

Com as suas origens na Marinha Portuguesa, a Armada Imperial Brasileira esteve envolvida na guerra de independência do Brasil e nas décadas iniciais do Império do Brasil manteve uma grande força naval. Lutou pelos interesses brasileiros em diversos conflitos regionais como a Guerra Cisplatina, nos conflitos da Bacia do Prata, na Guerra do Paraguai, e a nível mundial participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial.

Atualmente almeja renovar e modernizar os seus meios e mesmo construir um submarino de propulsão nuclear, de modo a defender a Amazônia Azul e os interesses do país. O seu Navio Capitânia é NAM Atlântico, e o seu Comandante o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.


Yacht foresail.svg
Artigo bom Imagem em destaqueVE
Encouraçado Cabral

A classe Cabral foi um conjunto de dois navios de guerra do tipo encouraçado operados pela Armada Imperial Brasileira. Orginalmente desenvolvidos para o Paraguai, o Império do Brasil acabaria por adquiri-los em 1865, devido o primeiro não ter conseguido efetuar o pagamento por estar impedido pela Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança. Os navios eram o Cabral, como nau-capitânia, e o Colombo. Foram homenageados com o nome dos navegantes Pedro Alvares Cabral e Cristóvão Colombo. Apesar de irmãos, os navios possuíam pequenas diferenças em tamanho e peso.

Os encouraçados participaram de eventos da Guerra do Paraguai, como a Passagem de Curupaiti, Humaitá, Timbó e Angostura. Em certa ocasião, o Cabral sofreu a abordagem de dezenas de paraguaios em canoas e quase foi tomado. Após a guerra, os navios foram designados para a terceira divisão naval de defesa costeira, que ia de Mossoró, Rio Grande do Norte, até a divisa com a Guiana Francesa. O Colombo foi desativado em 1875 e o Cabral em 1882. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter


Aspirantex 2020 (49489126447).jpg
Ver no Commons
Embarcações da Marinha do Brasil
Créditos: Autor: Marinha do Brasil

Embarcações da Marinha do Brasil a navegarem em formação durante o Aspirantex 2020

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
Índice geralImagens da Marinha do Brasil no Commons
27 de novembro na Marinha do BrasilVE Eventos atuaisVE
Cerimónia de batismo e lançamento do S Humaitá (S-41)

Sabia que...VE Categorias
Cruzador Almirante Tamandaré.

... o cruzador Almirante Tamandaré, lançado no final do século XIX, é até hoje o maior navio de guerra construído no Brasil? Fontes:Brasiliana Fotográfica

... a Revista Marítima Brasileira (RMB) é a revista marítima mais antiga do mundo em atividade? Fontes:A Revista Marinha do Brasil

... a Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior do continente americano, depois da Marinha dos Estados Unidos? Fontes: Venezuela owns Latin America's fifth largest Armed Force - El Universal., COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE - Grêmio da Marinha - cmbh.eb.mil.br

Colabore
Colabore!
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Marinha do Brasil na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte do Yacht foresail.svg Projeto Naval e da Coat of arms of the Brazilian Navy From 2021 No Name.png Força-tarefa da Marinha do Brasil


Veja também


Portais e projetos relacionados
Marinha do Brasil em outros projetos Wikimedia
Marinha do Brasil no Wikinotícias     Marinha do Brasil no Wikiquote     Marinha do Brasil no Wikilivros     Marinha do Brasil no Wikisource     Marinha do Brasil no Wikcionário     Marinha do Brasil na Wikiversidade     Marinha do Brasil no Wikivoyage     Marinha do Brasil no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Marinha_do_BrasilWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Marinha_do_BrasilCommons-logo.svg