Portal:Marrocos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal do Marrocos


Marrocos


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o Marrocos.


Bem vindo ao Portal do Marrocos!

Flag of Morocco.svg
Coat of arms of Morocco.svg

Marrocos (em árabe: المغرب), oficialmente Reino do Marrocos (em árabe: المملكة المغربية), é um país no Norte da África com uma população de 33.241.259 habitantes. Tem uma costa no Oceano Atlântico, que chega ao Estreito de Gibraltar até o Mar Mediterrâneo. O Marrocos tem fronteiras internacionais com a Argélia a leste, Saara Ocidental ao sul e a Espanha ao norte (cidades espanholas de Ceuta e Melilla).

O Marrocos é o único país africano que não é atualmente um membro da União Africana por causa do conflito do Saara Ocidental. No entanto, é um membro da Liga Árabe, União do Magrebe Árabe, a Francofonia, Organização da Conferência Islâmica, grupo Diálogo Mediterrâneo, e Grupo dos 77, e é um principais aliados não-OTAN dos Estados Unidos.


Artigos selecionados

alt:Praça Jemaa el-Fna

Marraquexe (em francês: Marrakech; em árabe: مراكش; transl.: Marrākuš; em berbere: ⵎⵕⵕⴰⴽⵛ; transl.: Meṛṛakec) é uma cidade do centro-sudoeste do Marrocos, situada perto do sopé norte da cordilheira do Alto Atlas. Conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul", é a capital da prefeitura homónima e da região de Marraquexe-Safim. Em 2004 tinha 801 043 habitantes na zona urbana e 1 070 838 habitantes na prefeitura. É a quarta maior cidade do país, a seguir a Casablanca, Fez e Tânger. Situa-se 580 km a sudoeste de Tânger, 327 km a sudoeste de Rabat, 240 km a sudoeste de Casablanca e 246 km a nordeste de Agadir. É das chamadas quatro cidades imperiais de Marrocos (as outras são Fez, Meknès e Rabat) e a que atrai mais turistas.

A zona é habitada desde o Neolítico, quando agricultores berberes ali viviam, mas a cidade só foi fundada em 1062 por Abu Becre ibne Omar, um caudilho berbere primo do rei almorávida Iúçufe ben Tasufin. No século XII os Almorávidas construíram muitas madraças (escolas islâmicas) e mesquitas na cidade que apresentavam influências da arquitetura do al-Andalus (Ibéria muçulmana). As muralhas avermelhadas da cidade, construídas por Ali ibne Iúçufe em 1122-1123 e vários edifícios construídos em pedra igualmente avermelhada durante este período estão na origem de uma das suas alcunhas — "cidade vermelha" ou "cidade ocre". Marraquexe desenvolveu-se rapidamente e tornou-se um centro cultural, religioso e comercial para o Magrebe e para a região subsariana de África.


Imagem selecionada

Royal Palace, Meknes.jpg
Portão do Palácio Real, Meknes, Marrocos.

História de Marrocos


Sabia que

  • ...que a palavra "Marrocos" foi obtida a partir de Marrakech, o nome da cidade capital nos séculos 11 e 12?
  • ...que a palavra tangerina veio do nome Tânger?
  • ...que Marrocos foi o primeiro país no mundo a reconhecer a independência dos Estados Unidos?


Cultura


Biografia selecionada

Thami El Glaoui.jpg

El Haj T'hami el Mezouari el Glaoui, T'hami El Mezouari El Glaoui ou T'hami El Mezouari Aglaou' (Marrocos, 187913 de janeiro de 1956), também conhecido simplesmente como Thami El Glaoui, El Glaoui ou O Glaoui ou Senhor do Atlas, foi um dos mais célebres líderes políticos de Marrocos da primeira metade do século XX. Foi chefe tribal dos berbere Glaoua e paxá de Marraquexe com o apoio das autoridades coloniais do Protetorado Francês de Marrocos entre 1912 e 1956.

Os seu nome de família El Mezouari refere-se a um título outorgado pelo sultão Moulay Ismail a um dos seus antepassados em 1700, enquanto que El Glaoui se refere à sua condição de chefe dos Glaoua, a tribo berbere do Alto Atlas baseada em Télouet, a sul de Marraquexe. Thami El Glaoui tornou-se o líder dos Glaoua após a morte do seu irmão mais velho, Si el Madani e conspirou com os franceses, a quem se aliou, para destronar o sultão Mohammed V.



Categorias

Artigos: Cultura , Economia , Educação , Geografia , Governo , História , Pessoas , Política , Desportos , Militar , Literatura

Cidades: Casablanca , Rabat , Fez , Tânger , Marrakech , Meknes , Agadir

Esboços: Esboços de Marrocos - Esboços sobre geografia de Marrocos



Coisas que você pode ajudar

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com Marrocos.



Predefinições

Mapa

Territórios, colônias e protetorados no atual Marrocos até 1956.
Expansão territorial do Marrocos a partir 1956.



Portais relacionados


Wikimedia associados

Marrocos no Wikinotícias     Marrocos no Wikiquote     Marrocos no Wikilivros     Marrocos no Wikisource     Marrocos no Wikcionário     Marrocos na Wikiversidade     Marrocos no Wikivoyage     Marrocos no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MarrocosWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MarrocosCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor