Portal:Marrocos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal do Marrocos


Marrocos


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o Marrocos.


Bem vindo ao Portal do Marrocos!

Flag of Morocco.svg
Coat of arms of Morocco.svg

Marrocos (em árabe: المغرب), oficialmente Reino do Marrocos (em árabe: المملكة المغربية), é um país no Norte da África com uma população de 33.241.259 habitantes. Tem uma costa no Oceano Atlântico, que chega ao Estreito de Gibraltar até o Mar Mediterrâneo. O Marrocos tem fronteiras internacionais com a Argélia a leste, Saara Ocidental ao sul e a Espanha ao norte (cidades espanholas de Ceuta e Melilla).

O Marrocos é o único país africano que não é atualmente um membro da União Africana por causa do conflito do Saara Ocidental. No entanto, é um membro da Liga Árabe, União do Magrebe Árabe, a Francofonia, Organização da Conferência Islâmica, grupo Diálogo Mediterrâneo, e Grupo dos 77, e é um principais aliados não-OTAN dos Estados Unidos.


Artigos selecionados

Vista da almedina de Rabat e do Casbá dos Oudaias, um dos centros políticos da República de Salé

A República de Salé, também conhecida como República do Bu Regregue, foi uma cidade-estado marítima independente entre 1627 e 1668 situada na foz do rio Bu Regregue, no que são atualmente as cidades de Rabat e Salé, no noroeste de Marrocos. O estado era governado por piratas e corsários, pelo que outro nome pelo qual é conhecida é República dos Piratas do Bu Regregue.

Na origem da república esteve a chegada a Salé de um grande número de mouriscos expulsos de Espanha por ordem do rei espanhol, que estabeleceram na margem sul do rio uma comunidade de piratas, aproveitando as defesas naturais oferecidas pelo estuário do Bu Regregue, nomeadamente os baixios à entrada do porto. A comunidade prosperou fruto sobretudo de ataques navais e de raides, em muitas ocasiões levados a cabo nas costas de Portugal e Espanha, mas que muitas vezes se estenderam a outras regiões, chegando em alguns casos a locais tão distantes como a Cornualha ou até mesmo a Islândia e a América do Norte. No Reino Unido, os piratas de Salé ficaram conhecidos como Sale Rovers, Sallee Rovers ou ainda Sally Rovers, o que é testemunhado, por exemplo, nas aventuras de Robinson Crusoé, que foi cativo de piratas de Salé.


Imagem selecionada

Ben Youseff Madressa.jpg
Madrassa Ben Youseff em Marraquexe, Marrocos. Foi um dos maiores colégios teológicos do Norte de África e o maior em Marrocos.

História de Marrocos


Sabia que

  • ...que a palavra "Marrocos" foi obtida a partir de Marrakech, o nome da cidade capital nos séculos 11 e 12?
  • ...que a palavra tangerina veio do nome Tânger?
  • ...que Marrocos foi o primeiro país no mundo a reconhecer a independência dos Estados Unidos?


Cultura


Biografia selecionada

Thami El Glaoui.jpg

El Haj T'hami el Mezouari el Glaoui, T'hami El Mezouari El Glaoui ou T'hami El Mezouari Aglaou' (Marrocos, 187913 de janeiro de 1956), também conhecido simplesmente como Thami El Glaoui, El Glaoui ou O Glaoui ou Senhor do Atlas, foi um dos mais célebres líderes políticos de Marrocos da primeira metade do século XX. Foi chefe tribal dos berbere Glaoua e paxá de Marraquexe com o apoio das autoridades coloniais do Protetorado Francês de Marrocos entre 1912 e 1956.

Os seu nome de família El Mezouari refere-se a um título outorgado pelo sultão Moulay Ismail a um dos seus antepassados em 1700, enquanto que El Glaoui se refere à sua condição de chefe dos Glaoua, a tribo berbere do Alto Atlas baseada em Télouet, a sul de Marraquexe. Thami El Glaoui tornou-se o líder dos Glaoua após a morte do seu irmão mais velho, Si el Madani e conspirou com os franceses, a quem se aliou, para destronar o sultão Mohammed V.



Categorias


Coisas que você pode ajudar

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com Marrocos.



Predefinições

Mapa

Territórios, colônias e protetorados no atual Marrocos até 1956.
Expansão territorial do Marrocos a partir 1956.



Portais relacionados


Wikimedia associados

Marrocos no Wikinotícias     Marrocos no Wikiquote     Marrocos no Wikilivros     Marrocos no Wikisource     Marrocos no Wikcionário     Marrocos na Wikiversidade     Marrocos no Wikivoyage     Marrocos no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MarrocosWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarrocosWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MarrocosCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor