Portal:Marselha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Blason-Marseille.png

PORTAIL DE MARSEILLE

 ver·editar Marselha
Bandeira de Marselha
A Cidade de Marselha é uma cidade localizada na província de Provença, França. A mesma é limitada pela costa do Mediterrâneo, motivo pelo o qual é o maior porto comercial do país.

Em 2013, sua população chegou a 855.393 habitantes, atualmente é a segunda cidade mais populosa da França. Marselha é a capital administrativa da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento de Bouches-du-Rhône.

Historicamente a economia de Marselha foi resumida como porto do Império Colonial Francês, ligando a França Metropolitana com as colônias na África. Atualmente, a economia de Marselha é dominada pelo novo porto, o mais importante da França e um dos mais importantes do Mar Mediterrâneo. 100 milhões de toneladas de carga passam por ele anualmente, sendo que 60 por cento da carga é petróleo.


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Imagem da bebida.

O Castelo de If localiza-se na Ilha de If, integrante do Arquipélago do Frioul, na baía de Marselha, no Sul da França.

Vindo a cidade de Marselha a ser sitiada pelas forças espanholas do Condestável de Bourbon, o rei Francisco I de França ordenou a construção de um forte a fim de melhor proteger a cidade de um ataque marítimo. Essa determinação foi cumprida com a construção do chamado Château d'If, entre 1527 e 1529.

Alguns autores questionam a motivação para a construção do forte, argumentando que o soberano desejava apenas vigiar a cidade de Marselha, recém unida à França à época (há apenas 35 anos), sob o pretexto das ameaças dos Bourbons espanhóis. Em favor deste argumento alinham o fato de que o alcance da artilharia do forte não era suficiente para atingir os sitiantes, e que o desenho de sua planta era incapaz de oferecer resistência efetiva a um ataque.

 ver·editar Imagem aleatória
Plage du Prophete em Marselha.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Você sabia?
  • La Marseillaise, como é conhecido o hino nacional da França foi composto em 1792 por Claude Joseph Rouget de Lisle. Recebeu esse nome por ter sido popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.
  • Marselha é a segunda cidade mais populosa da França
  • Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.
 ver·editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Marselha na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Wikimedia
Marselha no Wikinotícias     Marselha no Wikiquote     Marselha no Wikilivros     Marselha no Wikisource     Marselha no Wikcionário     Marselha na Wikiversidade     Marselha no Wikivoyage     Marselha no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MarselhaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MarselhaCommons-logo.svg
 ver·editar Outros portais