Portal:Marselha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Blason-Marseille.png

PORTAIL DE MARSEILLE

 ver·editar Marselha
Bandeira de Marselha
A Cidade de Marselha é uma cidade localizada na província de Provença, França. A mesma é limitada pela costa do Mediterrâneo, motivo pelo o qual é o maior porto comercial do país.

Em 2013, sua população chegou a 855.393 habitantes, atualmente é a segunda cidade mais populosa da França. Marselha é a capital administrativa da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento de Bouches-du-Rhône.

Historicamente a economia de Marselha foi resumida como porto do Império Colonial Francês, ligando a França Metropolitana com as colônias na África. Atualmente, a economia de Marselha é dominada pelo novo porto, o mais importante da França e um dos mais importantes do Mar Mediterrâneo. 100 milhões de toneladas de carga passam por ele anualmente, sendo que 60 por cento da carga é petróleo.


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Imagem da bebida.

O Stade Vélodrome, ou simplesmente Vélodrome, (Velódromo em francês) é um estádio localizado na cidade de Marselha, no sul da França, de propriedade do Olympique de Marseille, e com capacidade para 67.394 pessoas.

Foi inaugurado em 13 de junho de 1937 num jogo entre Olympique de Marseille e o time italiano do Torino, com vitória francesa por 2 a 1. O nome foi dado devido a antiga pista de ciclismo que ficava em volta do campo. Em 1984, com a Eurocopa, a pista foi retirada.

Na Copa do Mundo de 1938, recebeu dois jogos, entre eles, a semifinal entre Itália e Brasil, com vitória italiana por 2 a 1.

 ver·editar Imagem aleatória
Palais Lonchamp em Marselha.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Você sabia?
  • La Marseillaise, como é conhecido o hino nacional da França foi composto em 1792 por Claude Joseph Rouget de Lisle. Recebeu esse nome por ter sido popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.
  • Marselha é a segunda cidade mais populosa da França
  • Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.
 ver·editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Marselha na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Wikimedia
Marselha no Wikinotícias     Marselha no Wikiquote     Marselha no Wikilivros     Marselha no Wikisource     Marselha no Wikcionário     Marselha na Wikiversidade     Marselha no Wikivoyage     Marselha no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MarselhaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MarselhaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MarselhaCommons-logo.svg
 ver·editar Outros portais