Portal:Micologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Bandeau du portail Mycologie haut droit.jpg
Bem vindo ao
Portal Micologia
Fungi collage.jpgDecayingPeachSmall.gif
Cartella blu.jpg
Farm-Fresh mushroom.png
Introdução
ver    

Micologia ou micetologia é a ciência que estuda os fungos. Os micólogos (micologistas ou micetologistas) pesquisam taxonomia, sistemática, morfologia, fisiologia, biologia, bioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, que podem ser parasitas, saprófitos ou decompositores. Campos reunidos para encontrar espécies interessantes de fungos são conhecidas como 'incursões', após a primeira reunião organizada pelos Woolhope Naturalists' Field Club em 1868 e assim intitulada "Uma incursão entre os fungos".

Cartella blu.jpg
Mycology template new.png
Fungi
ver    
No sentido dos ponteiros do relógio, desde em cima à esquerda: Amanita muscaria, um basidiomicete; Sarcoscypha coccinea, um ascomicete; pão coberto de bolor; um quitrídio; um conidióforo de Penicillium.

O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas, cujos membros são chamados fungos, que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.

Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e Oomycetes. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems services.png
Artigo destacado
ver    
Amanita abrupta 49115.jpg

Amanita abrupta é um fungo que pertence ao gênero de cogumelos Amanita na ordem Agaricales. Produz um corpo de frutificação cujo píleo ("chapéu") é branco e mede até 10 cm de diâmetro. Tem forma convexa quando jovem, mas depois fica cada vez mais achatado, adquirindo uma depressão central. Sua superfície é verrucosa e as verrugas são menores e mais numerosas próximo das margens. O tronco do cogumelo, também branco, atinge até 12,5 cm de altura; ele é liso, sólido, e bastante alargado na base, formando um bulbo com algumas ranhuras longitudinais. Foi por conta deste aspecto abruptamente bulboso da estipe, ao invés de gradualmente afilada (como nos outros cogumelos), que a espécie recebeu o epíteto abrupta.

Considerada comum no sudeste dos Estados Unidos, a espécie foi descrita cientificamente pelo norte-americano Charles Horton Peck em 1897, com base num espécime achado em Auburn, Alabama. O fungo pode ser encontrado na natureza desde Quebec, no Canadá, até o México; e há ainda registro de sua ocorrência na República Dominicana. Como a maioria dos outros Amanita, acredita-se que A. abrupta forme uma relação simbiótica através de micorrizas com determinadas espécies de árvores, tais como a faia, bétula, abeto, tsuga, carvalho e choupo. Os cogumelos crescem sobre o solo, geralmente solitários, em florestas mistas de coníferas e de caducifólias, normalmente durante o outono. Sua ingestão não é recomendável pois sua comestibilidade é desconhecida. (ler mais)


Cartella blu.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
Colabore
ver    
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Micologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems camera.png
Imagem destacada
ver    
Mycena leaiana var. australis.jpg
Um grupo de Mycena leaiana var. australis, uma variedade de Mycena leaiana.



Cartella blu.jpg
Nuvola apps bookcase.png
Categoria
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella blu.jpg
Mycology P icon.png
ver    
Fungi no Wikcionário     Fungi no Wikimedia Commons     Fungi no Wikispecies    
Definições Imagens & Mídia Diretório de espécies
Wiktionary-logo-en-35px.png
Commons-logo.svg
Wikispecies-logo.svg

Cartella blu.jpg
Portal.svg
Outros portais
ver    

Portais de seres vivos

Portal:Micologia Portal:Botânica Portal:Zoologia Portal:Entomologia Portal:Aracnídeos Portal:Moluscos Portal:Anfíbios e répteis Portal:Aves Portal:Crustáceos Portal:Peixes Portal:Mamíferos Portal:Felinos Portal:Caninos Portal:Primatas
Fungos Plantas Animais Insetos Aracnídeos Moluscos Anfíbios e Répteis Aves Crustáceos Peixes Mamíferos Gatos Cães Primatas