Portal:Microbiologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Microbiologia
Crystal Clear app virus detected.png
Tipica cellula procariote.svg

Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os micro-organismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.



 ver · editar Artigos selecionados
E coli at 10000x.jpg

Escherichia coli (/eʃe'ɾikia 'kɔli/, mais conhecida pela abreviatura E. coli), é uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente (endotérmicos). A maioria das estirpes de E. coli são inofensivas, mas alguns serotipos podem causar graves intoxicações alimentares nos seres humanos, e são ocasionalmente responsáveis pela recolha de produtos alimentícios devido à sua contaminação. As estirpes inofensivas constituem parte da flora intestinal humana normal, e podem ser benéficas para os seus hóspedes ao produzirem vitamina K2, e impedirem que ali se estabeleçam bactérias patogénicas.


 ver · editar Biografias selecionadas
Synthetic Production of Penicillin TR1468.jpg

Alexander Fleming (Lochfield, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi um médico, farmacologista, biólogo e botânico britânico. Autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia, notabilizou-se como o descobridor da proteína antimicrobiana lisozima, em 1923, e da penicilina, obtida a partir do fungo Penicillium notatum, em 1928, pela qual foi laureado Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain.



 ver · editar WikiProjectos
 ver · editar Coisas a fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Microbiologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Purgar cache do servidor